A vontade para escrever o que quer que seja é pouca ou nenhuma. Vejo os benfiquistas desiludidos e frustrados. Têm boas razões para isso.
É certo que o Clube é um todo, mas é formado por dois blocos bem definidos. A "estrutura", constituída por todos os que representam o Sport Lisboa e Benfica (atletas, treinadores, dirigentes, administrativos, médicos, roupeiros, etc...) e a massa associativa/adeptos.
O ideal será a comunhão entre estes dois blocos, mas nem sempre isso acontece pelas mais variadas razões.
Por esta altura a cisão é evidente. Um início de época lastimável que culminou com uma humilhante derrota contra o Porto está na base desta cisão. Neste momento os benfiquistas apressam-se a atribuir culpas seja à direcção, seja ao treinador, seja aos jogadores, seja aos árbitros, seja ao sistema, seja a imprensa... Há ordem para disparar contra tudo o que mexe sem medir as palavras, sem ponderar os argumentos.
O mais visado pelas críticas é o presidente Luís Filipe Vieira. Por estes dias já se apontou tudo o que de mal fez este ano, desde o planeamento da época ao não pagamento atempado dos prémios de jogo (aqui acho interessante como algumas notícias merecem credibilidade enquanto outras são consideradas à partida encomendas do Norte...) passando pela viagem a Angola... Críticas válidas? Logicamente que sim. Justas? Tenho dúvidas.
Quem por aqui passa sabe que são raros os textos críticos a elementos do Benfica (sejam dirigentes, treinadores ou jogadores), optando nós (e bem) por priviligiar o que de bom é feito, por pensarmos que esse é o caminho... Já sei que isso faz de nós "carneiros"... Mas, como diria António Vilarinho: "Tou-me cagando...!"
Vejamos, em 7 anos:
-Estádio da Luz
-Caixa Futebol Campus
-2 Pavilhões Desportivos
-Piscinas
-Revitalização do Jornal O Benfica
-Revista Mística
-Benfica TV
-Kit Sócio
-235.000 sócios e reconhecimento como maior clube do mundo
-Restruturação da financeira
-Marca Benfica anos seguidos nos Superbrands
-Fundação Benfica
-Projecto Olimpico
-Restruturação das Modalidades
-Campeonatos em quase todas as modalidades
-Campeão Europeu de Futsal
-Campeão Olimpico de Salto em Comprimento
-Campeã Mundial de Triatlo
-Campeonatos de Futebol de 2005 e 2010
Será pouco? Não. Será suficiente? Não. Felizmente, no Benfica a exigência é superlativa. E acima de tudo, 2 campeonatos nacionais de futebol em 7 possíveis, aliados ao vermos esfumar-se a possibilidade de nos sagrarmos bicampeões, trazem ao de cima as nossas frustrações.
"Isso é tudo muito bonito, mas e agora...?"
A resposta não podia ser mais simples... Vou continuar a fazer o que sempre fiz: Comparecer no estádio sempre que me é possível. Apoiar os jogadores do princípio ao fim. Não sair antes dos jogos terminarem. Não assobiar. Discutir os problemas do Clube com serenidade respeitando as opiniões dos outros. Votar nas próximas eleições de acordo com a minhas consciência, em prol dos interesses do Benfica. Ficar feliz quando ganharmos e fodido (é mesmo a palavra que melhor descreve o meu estado de alma) quando não o fizermos. Emocionar-me ao cantar o hino.
E acima tudo viver a vida com orgulho de ser do Benfica.