Mostrar mensagens com a etiqueta Sabias que. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sabias que. Mostrar todas as mensagens

domingo, 21 de outubro de 2012

Sabias que...(X) (Parte II)

Aqui fica o melhor goleador em terras Russas, com 2 golos apontados ao Dínamo de Moscovo, a contar para a Taça UEFA de 1992/1993. O "profeta" Isaías!


CARREGA BENFICA!!!
Nota: Vejam também "Sabias que...(X)"

Sabias que...(X)


Em 5 eliminatórias contra equipas Russas, o Benfica passou 4 vezes à fase seguinte?

Esta será a primeira vez que o Benfica vai defrontar uma equipa russa na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Será também a estreia de confrontos frente ao Spartak de Moscovo.

As equipas russas que tiveram o privilégio de receber o MAIOR CLUBE DO MUNDO foram: Torpedo, Dínamo, Lokomotiv, CSKA e Zenit.


Apesar do histórico de jogos em território Russo não ser o mais favorável, terça-feira só existe um resultado possível: GANHAR!

Sabem que é o melhor marcador do Benfica em jogos na Rússia...?

FORÇA BENFICA!
Nota: Outros "Sabias que..."

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sabias que... (IX)

O Benfica foi eliminado pelo Celtic, nos oitavos de final da Taça dos campeões Europeus na época de 69/70?

O Benfica até ganhou o jogo da segunda-mão por 3-0 (Eusébio, Jaime Graça e Diamantino), mas tendo perdido a primeira-mão, na Escócia, por 3-0 o jogo acabou por ser decidido... na moeda ao ar!

Saiu "Cara" e os escoceses passaram à fase seguinte.

A saber ainda que nos 6 confrontos entre Benfica e Celtic nenhuma equipa obteve golos como visitante, estando a contenda equilibrada tanto em vitórias (3vs3) como em golos (7vs7)



Recomendo o seguinte episódio do "Vitórias e Património":


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sabias que...(VIII)

Parece impossível, mas não. É mesmo verdade. Foi a receita do clássico de 3 de Abril de 1960 que salvou o FC Porto do descalabro financeiro. Pelo meio houve um dirigente portista que pediu auxílio financeiro aos dirigentes Benfiquistas. Acabou despedido. Entre 1959 e 1960, período em que se sagrou campeão nacional pela última vez antes de uma seca de 19 anos, o FC Porto perdeu 7 mil sócios. Luís Ferreira Alves, o presidente, demitiu-se e lamentou-se no seu último dia: "O FC Porto paga mal a quem o serve." Semelhanças com as últimas lamentações de Vitor Baia? Muitas.

Nesta época o FC Porto tinha cerca de 500 contos ordenados em atraso com os seus futebolistas, uma barbaridade para a época. Com a demissão de Luís Ferreira Alves coube a uma comissão administrativa presidida por Ângelo César, tomar contas dos destinos do clube. Aproximava-se o FC Porto-Benfica para a 23ª jornada do campeonato nacional, a 3 de Abril de 1960, e Aníbal Abreu, dirigente azul e branco da referida comissão, emitiu um telegrama de pedido de ajuda financeira. O destinatário era Maurício Vieira de Brito, presidente do Benfica, o conteúdo era simples: que os encarnados prescindissem da sua parte da receita a favor do desvalido FC Porto. Ângelo César, ao tomar conhecimento do sucedido, reagiu de pronto e com enorme dignidade (não se esqueçam que eram outros tempos) enviou também ele um telegrama a Aníbal Abreu: 
"Acabo de tomar conhecimento do telegrama enviado ao presidente do Benfica. Rogo V. Exa. apresente pedido de demissão por esta via. Se não, demiti-lo--emos. O FC Porto, embora atravesse uma situação francamente delicada, não precisa de pedir esmolas. A atitude do sr. Aníbal Abreu deixou-nos a todos indignados e o Benfica terá achado o seu pedido uma autêntica loucura, um disparate sem pés nem cabeça."
Dia do clássico. O Presidente da comissão Ângelo César foi ao balneário da sua equipa e pagou todos os ordenados em atraso. Talvez em dinheiro vivo, porque penso que na altura ainda não estavam instituídos os pagamentos em géneros. 

O que é certo é que os jogadores portistas galvanizaram-se e quando a derrota parecia certa, o SL Benfica vencia 2-0 a 3 minutos do fim, Roberto (que ironia...) aos 87'' e Humaitá aos 90'' alcançaram um empate muito sofrido. No jogo das receitas os adeptos deixaram 780 contos. O FC Porto ficou com a sua parte, 490 contos e o Benfica ficaria com 155 contos. Sim, na altura, como agora a Federação era uma sugadora de dinheiro, ficou com o remanescente, 135 contos. 
No final, feitas as contas e com orgulho restabelecido, o FC Porto seguiu o campeonato onde acabaria por ser 4º classificado com 30 pontos. O 3º seria o CF Belenenses (36 pontos), o 2º o SC Portugal com 43 e o Campeão Nacional, SL Benfica com 46 pontos.

Fonte: Bancada de Imprensa

Outros "Sabias que..."

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sabias que...(VII)

Na época de 1977/78,o Benfica, treinado por John Mortimore, acabou o campeonato Nacional com 21 vitórias, nove empates e... nenhuma derrota!?!? Somámos 51 pontos. Os Corruptos tinham perdido um jogo, mas só tinham sete empates. Por isso acabaram também com... 51 pontos. As duas equipas em 1º Lugar com os mesmos pontos!

Quem deveria ser o campeão? Os resultados  dos jogos entre o Benfica e os corruptos eram: 0-0 na Luz e 1-1 nas Antas. A resposta lógica era: BENFICA.

Mas não... Os corruptos venceram por ter melhor Goal Average. (já vem desses tempos, tinham de ganhar de qualquer maneira já não eram campeões à 19 anos).
            
Os nossos campeões de 1977/78: Toni, Eurico, António Bastos Lopes, Alberto, Humberto Coelho, Shéu, Manuel Bento, Nené, Chalana, Pietra, Celso Pita, Vitor Batista, José Luís, Pereirinha, Cavungi, Wilson, Rui Lopes, Fidalgo, Vitor Martins, Jorge


Outros "Sabias que..."

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sabias que...(VI)




Desde a inauguração do Estádio Nacional (1946), a final da Taça de Portugal nunca se realizou na Luz, mas já teve um jogo em Alvalade e quatro nas Antas, três da quais com a presença dos corruptos, que ganhou um e perdeu dois, com Leixões (1961) e Benfica (1983... em Agosto, no início da época seguinte!)?



Outros "Sabias que..."

domingo, 10 de outubro de 2010

Sabias que... (V)

 


Inaugurado em 1954, só em 1971 o Estádio da Luz assistiu ao primeiro jogo da selecção nacional, numa época em que a maioria dos jogadores que a compunham eram do Benfica, enquanto, nesses 17 anos, o Estádio das Antas teve oito jogos da selecção, o de Alvalade quatro e o do Restelo um?

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sabias que...(IV)





O Benfica teve que jogar (sendo naturalmente eliminado) um encontro da Taça de Portugal em Setúbal, frente ao Vitória, a 1 de Junho de 1961, no dia seguinte à primeira vitória na Taça dos Campeões Europeus (3-2 ao Barcelona), quando os 15 melhores jogadores (11 titulares e 4 suplentes) faziam a viagem de Berna para Lisboa?

Quem me dera viver o suficiente para ver isto...


QUE A HISTÓRIA SE REPITA 50 ANOS DEPOIS! FORÇA BENFICA, TUDO POR TI!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sabias que... (III)




Em 25 de Outubro de 1908, no primeiro jogo enquanto Sport Lisboa e Benfica, a contar para o campeonato de Lisboa, defrontámos o Sporting C.P. e que o resultado foi de 2-0 a nosso favor?
O jogo realizou-se no campo da Feiteira e os autores dos golos foram o grande Cosme Damião e David Fonseca.





 
 A primeira equipa que teve o prazer de ganhar à agremiação do Campo Grande
Da esquerda para a direita: sentados - Carlos França, António Meireles, David Fonseca,
Eduardo Corga e António Costa. De pé - Artur José Pereira, Leopoldino Mocho, Cosme Damião,
João Persónio, Luís Vieira e Henrique Costa


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sabias que...(II)




Desde a criação, em 1938, da antiga Comissão Central de Árbitros, nunca o Benfica teve um seu associado como presidente da estrutura nacional da arbitragem?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sabias que...(I)


O Tudo Por Ti Benfica preza o historial do clube e que este será o primeiro post de uma rubrica dedicada a factos, curiosidades ou pequenas histórias, muitas delas já conhecidas mas que nunca é demais relembrar, que digam respeito ao Glorioso?
Ficas a saber...

Sabias que...

O resultado do primeiro jogo disputado entre o Benfica e o Real Madrid, a 26 de Janeiro de 1913, foi 7 a 0 favorável ao Glorioso?