quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cosme Damião V

Seguem os textos completares e respectivas imagens do artigo do jornal "A Bola" de Março de 1945, por ocasião do 41º Aniversário do Sport Lisboa e Benfica, que integrou uma extensa entrevista ao nosso "Pai", Cosme Damião (Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV)


artístico bronze, que um entusiasta do Benfica, Bernardino Costa - que tinha uma loja de bric-á-brac em Belém e era pai de um jogador desse tempo, António Costa, vulgo o Tótinhas - ofereceu ao clube para comemorar a vitória (1-0) alcançada sobre o famoso grupo de Carcavelos, formado por funcionários ingleses do Cabo Submarino, no dia 19 de Fevereiro de 1911. 
Era a segunda vitória obtida pelo clube sobre os ingleses. 
A primeira, quando o clube era ainda o Sport Lisboa fora alcançada em 10 de Fevereiro de 1907. Os ingleses perderam nessa altura por 2-1. 
Este "bronze" é o troféu mais antigo existente na Sala das Taças do Benfica, visto terem desaparecido os primeiros prémios ganhos por grupos do clube - dois objectos de arte (estatuetas) oferecidas pelo Clube Internacional de Futebol - No primeiro torneio de segundas e terceiras categorias disputado entre clubes lisboetas em 1907.


Reprodução de um dos recibos de aluguer do quarto (1.000 réis) por mês onde o «Sport Lisboa» tinha a sua sede. Que diferença entre o modesto quarto de 1904 e os três andares da actual sede na Rua do Jardim do Regedor!



O antigo campo do Benfica, em frente da igreja, onde o clube se instalou depois da fusão entre o «Sport Lisboa» e o «Sport Clube de Benfica» em 13 de Setembro de 1908. O campo pertencia a este último, e foi um dos grandes atractivos para a fusão. Este campo já não existe. Foi expropriado para edificações e o Benfica teve de sair nessa altura, (1912) indo instalar-se em Sete-Rios. A presente gravura reproduz uma fase de jogo por ocasião da visita do primeiro estrangeiro que esteve em Lisboa, o Stade Bordelais, em Maio de 1911


O «team» do «Sport Lisboa» que representou o clube no primeiro jogo com carácter oficial disputado em 17 de Março de 1906. Sentado da esquerda para a direita: Carlos França, António Rosa Rodrigues, Daniel Queiroz dos Santos, Candido Rosa Rodrigues, e Silvestre da Silva. De pé, da esquerda para a direita: António Couto, ALbano dos Santos, Emílio de Carvalho, Manuel Mora, Cosme Damião, Fortunato Levi, e o árbitro inglês. Cosme Damião era suplente e teve de alinhar na falta de José da Cruz Viegas. Este primeiro jogo de competição, em que o Sport Lisboa foi vencido por 1-0, disputou-se contra os ingleses do Lisbon Cricket para a posse do «Bronze Viúva Alexandre Sena», oferecido pelo proprietário da Casa Sena.



O antigo campo das Salésias onde os componentes do «Sport Lisboa» passaram a treinar a partir de 24 de Abril de 1904, quando a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses os intimou a sair do terreno onde costumavam jogar. Esse terreno ficava por detrás do jardim de Belém, entre a linha férrea de Cascais e o sul da Casa do Duque de Loulé, ou seja em frente do local onde está hoje instalada a Aviação Marítima. Em virtude da ordem de despejo da referida Companhia, os treinos passaram a fazer-se nas Salésias, umas vezes à tarde, outras de manhã, os jogadores tinham de aproveitar o comboio que saia do Cais do Sodré às 5:30, o que obrigava a madrugar...


Um dos fundadores do «Sport Lisboa» e seu primeiro presidente da Direcção, em 1906.
Foi um bom  jogador, tendo feito parte do «onze» da Casa Pia que em 22 de Janeiro de 1897 infligiu a primeira derrota (2-0) as ingleses do Carcavelos Clube. Foi também o primeiro presidente da Liga Portuguesa de Futebol fundada em Agosto de 1908 e que organizou os campeonatos de Lisboa antes da criação da A.F.L. em 23 de Setembro de 1910. Faleceu muito novo, em 23 de Junho de 1910, não podendo ver os resultados da sua obra de devotado propagandista. Na época 1912-1913 a direcção da A.F.L., prestou-lhe  homenagem, instituindo um prémio com o seu nome para ser entregou a um aluno da Casa Pia que mais se distinguisse na prática de jogos desportivos e principalmente futebol. Coube a Candido de Oliveira, nosso camarada de trabalho, a honra de ser o primeiro casapiano a receber o Prémio Januário Barreto.






Sem comentários:

Enviar um comentário