sexta-feira, 20 de maio de 2022

Plantel 22/23 - Sport Lisboa e Benfica

Aqui vai o habitual exercício de FM de fecho de época. Pressupostos:

1- Não tenho nenhuma informação privilegiada do Clube, nem dos empresários ou jogadores, pelo que isto é um exercício meramente especulativo.

2- Situação Financeira. Não sei ao certo quantos milhões temos de encaixar até 30 de Junho, mas diria que para equilibrar o exercício deveríamos registar 50M€-60M€ de mais valias.

3- Precisamos de reduzir o nº de jogadores com contrato, parte dessa redução de custo deveria ser canalizada para a retenção dos melhores jogadores. 

4- O Benfica tem de ter um sistema de jogo enraizado e se possível replicá-lo nos vários escalões. Não sou especialista em treino ou tática, pelo que o plantel tem de ter qualidade suficiente para jogar em 3-5-2, 4-3-3 ou 4-4-2 de acordo com a estratégia definida para cada jogo.

5- O modelo de formação do Benfica assenta na rotação dos jogadores entre as várias equipas, permitindo que jogadores mais jovens joguem um patamar acima do seu escalão. Como é que este modelo é concretizado na equipa principal? No passado recente os dois modelos implementados falharam. Não queremos o Clésio a lateral-direito como o Rui Vitória se lembrou um dia, nem queremos a aposta errática de JJ nos jovens. O que pensa o próximo treinador deste modelo?

6- Só estou a considerar os jogadores com idade júnior que já estão a competir num patamar superior. Devemos ter mais cerca de 32 (?) atletas nestas condições, é provável que alguns desses atletas reforcem as equipas B/Sub23. 

7- É possível existirem erros, sejam compreensivos e escrevam nos comentários.

8- Fontes: Transfermarkt e Ser Benfiquista

Pressupostos equipa principal:

1- Plantel curto (25+1) em que os não convocados jogariam na equipa B. O 3º Guarda-redes alternaria entre o Samuel Soares e o André Gomes.

2- Jogaria preferencialmente em 4-3-3, assumindo que faria os possíveis para manter Darwin por mais uma época do lado esquerdo do tridente ofensivo. Se o quiserem levar batam a cláusula.

3- Faria 4 contratações: Defesa direito (Bah?); defesa esquerdo; médio-defensivo; médio ofensivo (Gotze?).  Estou a assumir que o Weigl subirá para nº8, sendo necessário contratar um titular indiscutível para trinco. Caso o novo treinador entenda que o Weigl será o nº6, teremos de contratar um nº8 (Enzo Fernandez?).

4- Mediante boas oportunidades de encaixe financeiro e assegurando substituição por jogadores de igual valia, deixaria sair: Vlaco; Grimaldo; Rafa e Cebolinha. 

5- Jota, Florentino e Nuno Santos se for contratualmente possível, voltariam a casa 

Nota: Diz-se que Musa está contratado, no plantel que apresento não há espaço para mais um avançado. Se vier que parta a loiça toda.


Plantel Principal




Equipa B - 22 Jogadores




Equipa Sub23 - 13 Jogadores





Vendas - 12 jogadores + 3 entre Vlaco/Grimaldo/Rafa/Cebolinha



Emprestar - 12 jogadores




Fim de contrato - 7 jogadores




Renovações




Outros jogadores com contrato profissional

Nomes como Nuno Félix (Mdf), Zan Jevsenak(Mdf), Diogo Prioste(Mc), João Neves(nº10) ou Francuilno Dju (PL) deverão ser integrados entre a equipa B e a equipa Sub23.





Não é um trabalho fácil mas exige-se celeridade em "fechar" o plantel, tanto ao nível dos reforços como na colocação dos excedentários. Temos um acesso à Champions para garantir.

Seja com estes ou outros quaisquer espero que na próxima época joguem à Benfica e conquistem títulos para o Museu Cosme Damião.

Viva o Benfica!


4 comentários:

  1. plantel curto são 22 jogadores, dois por posição com qualidade muito aproximada sendo que o resto das lacunas seriam colmatadas pelos jogadores da equipa b.
    deste modo os da formação seriam sempre muito poucos na equipa principal e apenas aqueles que já demonstraram na equipa principal qualidade para ficarem em definitivo.

    admito a saída do odysseas mas nunca para ser substituído por um guarda redes que aos trinta anos só jogou em clubes que lutam por não descer, nunca fez um jogo europeu, nem esteve sequer numa equipa que lá jogasse, não tem um jogo internacional nem sequer nas camadas jovens, não faz o mínimo sentido, se odysseas sair tem de vir um melhor que ele nunca um pior.
    por mim o helton leite saia e vinha um para lutar com o odysseas mas admito que ai sim possa existir outro entendimento numa de controlar custos.

    o treinador mais do que jogar em 433 dá preferência ao 4231.
    nesse sentido paulo bernardo não tem características para a posição, e já agora não demonstrou ter ainda qualidade para fazer parte do plantel o empréstimo serio no caso o melhor.
    retornando florentino e ficando o weigl teríamos de contratar dois medios defensivos, ou um e aproveitar o meite que tem as características para fazer uma dupla de medios defensivos, neste caso como alternativa ao titulares.

    como medio segundo avançado o nuno santos sendo um jogador interessante não demonstrou qualidade para voltar basta comparar com chiquinho que fez muito mais no moreirense do que o nuno fez no paços e depois isso não foi suficiente.

    ricardo horta não é extremos ele joga a segundo avançado e é lá que se tem destacado vir para ser extremos é só deitar dinheiro fora já que não vai render nem metade do que rende agora.

    só que tu para fazeres os tais 50M de mais valias só o consegues vendendo o darwin, ou em alternativa vendendo o rafa e o gonçalo.
    é que aquilo que ali tens na venda de jogadores é receita da venda e não mais valias, já que muitos nem resultam em mais valias e as que existirem são residuais.
    isto para não falar que daquele lote de dispensáveis nem receita de 25m fazes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João,

      1- Entendo que o plantel com 22 jogadores é mais curto que os 25 que eu apresento, o ponto é que compara com mais 30 jogadores que temos tido na pré-epoca nos últimos anos.

      2- Concordo que para substituir o Vlaco tem de ser alguém indiscutível e os nomes avançados ainda não me convencem. Não me chocaria se o Helton também fosse substituído como refere.

      3- Espero que o Benfica não jogue no tal 4231em que os dois do meio so servem para destruir jogo. Paulo Bernardo devia ficar e ter minutos, mas não me chocaria se fosse rodar um ano.

      4- O Nuno Santos merece a pré-epoca, depois logo se vê.

      5- O Horta não está confirmado, mas no tal 4231 em que posição é que jogaria?

      6- Na lista que apresento não falo nem de mais valias, nem receitas. Apresento apenas o valor teórico dado pelo transfermarkt, sei bem que alguns ainda vamos ter de pagar para eles saírem. Apresento quais os jogadores da equipa principal que estaria na disposição de sacrificar para ficar com o Darwin. Numa visão prática se até 30 de Junho só existirem propostas por Darwin, lá terá que ser.

      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  2. 3-isso se os tais dois jogadores forem trincos puros, se forem dois medios defensivos com liberdade para irem à vez ao ataque e for bem trabalhado não vejo nenhum problema.
    o paulo bernardo tem sido uma completa desilusão teve minutos este ano, na parte final, e não mostrou nada que justificasse a sua manutenção se ficar ira ter uma utilização intermitente que não ira potenciar a sua evolução para mim o melhor seria ser emprestado para ser titular e evoluir.

    4-não vejo problema em fazer a pré época para mim o problema é o numero de jogadores que temos, mais os que se falam para aquela posição.
    joão mario, paulo bernardo, martim neto, gonçalo ramos, nuno santos mais gotze e o horta isto para dois lugares eventualmente tres com o terceiro a ser o gonçalo que pode jogar a ponta de lança.

    5-pelo que disse no ponto anterior não vejo necessidade nenhuma em ir contratar o horta, jogador demasiado caro para a qualidade que traria, mais ainda se o gotze vier.
    mas para mim onde ele rende mais, foi onde ele jogou este ano, é a terceiro medio segundo avançado, no fundo na posição que o gonçalo fez com o verissimo.
    agora não sei para que posição é que o querem contratar na minha opinião se for para extremo é um erro tremendo já que então seria caríssimo e ainda ia render muito menos daquilo que o everton rende naquela posição, que de si já não tem sido muito.

    6-mas o nosso problema não é vender e fazer trinta ou quarenta milhões em vendas é necessario fazer mais de trinta milhões em mais valias.
    com os jogadores que apresentas podes fazer vendas e receber dinheiro mas vais fazer mais valias residuais.
    mais valias substanciais de modo a não teres prejuízo este ano, e estamos com tinta milhões negativos do primeiro semestre, só o consegues vendendo darwin, grimaldo, rafa ou o gonçalo.
    sendo que em principio vendendo só o darwin chegava, não vendendo o darwin teria de ser uma combinação grimaldo rafa, grimaldo gonçalo ou rafa gonçalo.
    sendo que o gonçalo não é um jogador neste momento com o seu valor potenciado e seria sempre uma má venda economicamente e financeiramente.
    eu também preferia de longe ficar com o darwin e vender o grimaldo e o rafa, o que eu penso é que ninguém os quer.

    ResponderEliminar
  3. ta certo eu sou to benfica guero pagar cotas peco contacto sbl eu to em mocambigue beira 868727777 meu contacto

    ResponderEliminar