quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mau jornalismo, mais uma vez... (Actualizado)

E que tal a direcção fazer também um apelo para que os sócios e adeptos NÃO comprem o "Record"?

Na primeira página de hoje :








Mas o homem contrariou a direcção!?!?! Mas que espécie de jornalismo é este!?!?! Não faço ideia se reproduzem as declarações na íntegra dentro do jornal. Aqui ficam:

"Nós precisamos dos adeptos connosco, mas se a Direcção tomou essa posição é pelo bem do Benfica e da nossa equipa. Temos de respeitar."

Contrariar a Direcção seria apelar aos adeptos para ignorarem o apelo e continuarem a acompanhar a equipa!
Não só não contrariou - dizer que a presença dos adeptos é importante é óbvio e a Direcção confirmou-o no comunicado - como se mostrou solidário, como não podia deixar de ser...

Amigos, nós que por aqui andamos, damos importância ao debate de opiniões que abunda na Gloriosasfera, procuramos estar informados de uma forma consistente e ampla mas somos ainda um Universo muito pequeno. A imagem que muitos benfiquistas tem do clube é construída somente pelos títulos de jornais. E isso não vai ser fácil de mudar... Cabe essencialmente à Direcção combater este tipo de jornalismo. Nós faremos a nossa parte.

VIVA O BENFICA!!


Actualização:
Quando escrevi o post desconhecia a reacção do Clube. Parabéns ao departamento de comunicação por estar atento e dar a devida resposta.
Aqui fica o comunicado:

Mais um exemplo de bom jornalismo. Ontem, no final do jogo com o Hapoel, e já na zona mista, o jornalista do “Record” questionou Pablo Aimar sobre o apelo saído do plenário dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica para que os adeptos não se desloquem aos jogos que a equipa realize fora do Estádio da Luz.

A pergunta terminou da seguinte forma: “Mas os jogadores não precisam do apoio dos adeptos?” A resposta era óbvia. “Gostamos sempre de ter os adeptos connosco”, disse o jogador argentino, que, sem se deter, também afirmou: “Mas se a Direcção tomou essa posição é pelo bem do Benfica, temos de a respeitar.”

De tudo isto o “Record” colocou na primeira página “Aimar contraria apelo directivo”. Contrariar significa ir contra. Aimar fez exactamente o oposto. Mas algum iluminado na redacção do “Record” não deve saber o significado da palavra contrariar.

Uma simples consulta ao dicionário teria resolvido o problema.

4 comentários:

  1. Por mim era certinho... alguém dentro da estrutura do clube e com acesso à informação, que produza uma peça com os inúmeros casos de mau jornalismo e de falsa informação e depois que a apresente aos sócios e adeptos, ficando à consciência de cada um comprar ou não o jornal.
    O que é certo é que estes cretinos enganam os adeptos, e é muito por culpa deles que os benfiquistas andam enganados sobre a realidade do benfica.
    A nós cabe-nos denunciar estes casos...

    ResponderEliminar
  2. Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!!15 de setembro de 2010 às 14:51

    "A imagem que muitos benfiquistas tem do clube é construída somente pelos títulos de jornais. E isso não vai ser fácil de mudar..."

    Esta é a frase chave deste post,pelo qual felicito desde já o autor.
    É uma frase que não entra na cabeça de muita gente MAS DEVIA!
    Dizer que isso não tem influencia é o mesmo que dizer que 3 ou 4 penaltis roubados num jogo não tem influencia(quando vemos outros clubes a precisar de 1 só pra garantir os 3 pontinhos,com o patrocinio do tentaculo amigo).
    Pior,há benfiquistas cujo jornal de referencia e leitura diaria é...pasmem-se...O JOGO!!!
    Quando um benfiquista adopta a biblia tripeira como jornal de referencia tá tudo dito,é a prova de que anda TOTALMENTE A LESTE do que se passa no futebol portugues.
    Enquanto houver cerveja fresca e brasileiras a 50€ pra distrair,não há chatice,quando isso falta,é o Benfica o saco de pancada...e ainda exigem que o clube ganhe,mesmo depois de tanto enxovalho!Esses...não fazem falta nenhuma!

    Mais uma vez,excelente post,muito,muito pertinente!!

    ResponderEliminar
  3. Pois é... Não seremos mais de 15/20 mil Benfiquistas, os que diariamente acompanham online a vida do clube. E estou a ser optimista. Num Universo de largos milhões (não me venham com a conversa do 6 milhões, pois há muito se provou sermos muitos mais) somos uma migalha. Mas somos uma migalha orgulhosamente informada e interventiva!
    Compete à direcção mudar o estado das coisas. Fazer ver aos que só vêm títulos (de jornais, entenda-se) que há muito para além disso. Verdades escondidas, omitidas, mascaradas que nenhum jornalista em portugal ousa pegar...

    ResponderEliminar
  4. Boas!
    Concordo plenamente com a afirmação do Fred. Ainda não tinha visto o comunicado do clube, mas agora que o fiz fico muito satisfeita por saber que o Benfica anda atento a estes embustes. Não perdeu tempo e malhou logo no jornalista incompetente e visivelmente anti, é assim que se quer: rapidez nas acções e palavras acertadas.
    O Jaime está certíssimo quando diz que os benfiquistas que viajam online são uma migalha comparados com a massa adepta total. Por isso não nos devemos espantar com adeptos que desconhecem a realidade do clube e espelham-se nas capas dos pasquins. Tenho a certeza que a maioria, se tivesse a oportunidade de ler blogues em vez de alimentar a pasquinada, o faria sem perder tempo.

    Gostei muito do seu blog. Está muito bom! Parabéns ;D Continue com este projecto. Benfiquistas assim precisam-se!

    ResponderEliminar