sábado, 11 de setembro de 2010

Derrota dura

Muito dura.
Despachemos já a arbitragem: Olegário no seu melhor. 2 penaltys claros por marcar a nosso favor e um fora de jogo mal assinalado ao Saviola isoladíssimo. O Cardozo estava offside. Conta a parte do corpo mais à frente, (sem contar com os braços) neste caso a cabeça do paraguaio. Foi ao calhas, pois ninguém consegue ver aquilo. O penalty sobre o Aimar é... brincar com o futebol. É brincar com o Benfica.
O que adiantaram os remoques do presidente? Nada... Estavam à espera que fosse diferente?

Adiante.

O Benfica não fez um jogo por aí além. Os níveis físicos continuam a não aparentar grandes melhoras e isso reflecte-se no discernimento dos jogadores, especialmente na parte final dos jogos. O golos do Vitória nasceram ambos de perdas de bola a meio-campo. Primeiro Fábio Coentrão, depois César Peixoto. Mas a cobertura dada foi mal feita: muita expectativa e pouca agressividade. Arbitragem aparte, ganhou quem melhor soube aproveitar os erros do adversário.

Um a um, o que eu vi (de 0 a 10):

Roberto (6) - Pareceu-me mais confiante. Finalmente uma boa saída a um cruzamento (2ª parte). Sem culpas nos golos, ainda que a cabeçada do Rui Miguel não tenha sido indefensável.

Maxi (5) - Está reconhecidamente em défice de forma física. Pouco acertivo no lance do primeiro golo. Confiante nas subidas apesar de regra geral inconsequente. 

Fábio Coentrão (6) - Depois de uma primeira parte sofrível, subiu de rendimento após o intervalo. Não foi desiquilibrador na frente como se espera muito por fruto de uma boa marcação de Alex.

David Luiz (4) - O Rui Miguel NÃO pode ganhar aquela bola ao David Luiz. De resto, um jogo assim assim-assim.

Luisão (5) - Melhor que David Luiz, mas não muito. Alguma insegurança nas bolas aéreas.

Javi (3) - Onde anda o Javi?

Aimar (6) - Muito esforçado enquanto o corpo aguentou. Algumas perdas de bola desnecessárias e passes mal efectuados. Não deu continuidade à boa exibição da jornada passada. Desiludiu-me.

Gáitan (6) - Precisa de aprender. Nota-se a qualidade do jogador mas parece-me ainda muito desligado do resto da equipa. Não se entendeu bem com Fábio Coentrão. 

Carlos Martins (6) - Intermitente. Indisciplinado táticamente, criou alguns desíquilibrios na equipa. Foi contudo um dos mais esclarecidos com a bola nos pés no meio campo adeversário.

Cardozo (4) - Ausente. Mas já todos sabemos com o que contar. O Cardozo está lá para metê-las lá para dentro, não para criar jogadas de golo. 

Saviola (6) - Não foi o herói do jogo por culpa de duas falhas técnicas. Um mau cruzamento com Cardozo isolado e uma má recepção que o isolaria perante Nilson. Excelente passe para César Peixoto. Pede-se mais ao Conejito.

César Peixoto (3) - A somar à já referida perda de bola no segundo golo, uma serie de maus passes. Poderia ter feito o 2-1 mas nem isso... Não entendi o seu posicionamento em campo e acho que ele também não...

Jara (3) - Pouco tempo em campo mas muito "fuço"... Assim não meu...!

Rúben Amorim (5) - Cumpriu.

Jorge Jesus (4) - Para mim perdemos o jogo com a entrada do César Peixoto. Não só porque não acrescentou nenhuma mais valia técnica à equipa, mas essencialmente porque tácticamente a equipa ficou desiquilibrada. Após a entrada de Jara, colocá-lo atrás dos avançados é uma palhaçada. Não soube reagir de imediato às duas alterações feitas pelo Mister Vintém. Devia ter apostado no Nuno Gomes. Estranhamente pouco interventivo...

4 jogos, 3 derrotas e 1 vitória. 6 golos marcados e 6 sofridos. Mau demais... Os erros de arbitragem não explicam tudo. Os jogadores devem entender que o capital de confiança neles depositado não é infinito, bem como Jorge Jesus. Pede-se mais garra, mais pressão no meio campo adversário. 
Espero que não se enfie a cabeça na areia... O caminho é para a frente, contra tudo e contra todos.
Terça-feira, sem arbitragem portuguesa, é para arrasar...

P.S.: Enquanto não me provarem que crtiticar arbitragens, árbitros e dirigentes da arbitragem publicamente, de uma forma continuada, resulta em arbitragens isentas, continuarei a não concordar com o rumo que se está a tomar...

2 comentários:

  1. O primeiro golo é todo culpa do Luisão que não marca o marcador do golo...mas não quero ir por aí. o SLB jogou e marcou o suficiente para ganhar o jogo, o árbitro não deixou. ponto final.

    ResponderEliminar
  2. Toda não digo, mas, e depois ter visto novamente as imagens, não posso deixar de responsabilizá-lo... Caso não tivesse parado para pedir offside, tinha chegado à bola antes de ela entrar.
    Mas sim, o Benfica jogou mais do que suficiente para ganhar o jogo. O Olegário não quis, como é hábito.

    ResponderEliminar