terça-feira, 28 de maio de 2019

Plantel 2019/2020 - Sport Lisboa e Benfica - Rumo ao 38º!


Aqui vai o típico exercício de “Pré”-Pré época relativo à escolha do plantel 19/20.
Pressupostos:

- Não sairá qualquer dos jogadores titulares abaixo da cláusula de rescisão. Como não acredito que haja quem pague a pronto as cláusulas dos nossos principais craques, assumo que irão fazer parte do ataque ao 38 e restantes competições. Se acontecer, parte considerável do valor da venda terá de ser investido em trazer uma alternativa de qualidade.

Não existe necessidade de vender para equilibrar as contas. Apesar de ser previsível que os custos operacionais aumentem no último semestre (prémios, renovações), o encaixe com a venda de jogadores excedentários (já realizado e por realizar) será mais do que suficiente garantir mais um exercício da SAD a apresentar Lucros (18/19) e deixar já bem encaminhado o exercício 19/20. A entrada direta na Champions deveria dar-nos “folga” para renovar com alguns dos nossos principais jogadores e se necessário aumentar ligeiramente o teto salarial.

A política de aposta nos jovens da Formação será complementada com a aquisição de jogadores que tragam qualidade adicional ao plantel. Acabar com o carrossel de jogadores, que só levantam desconfiança quanto à dependência da nossa Direcção dos interesses de alguns empresários e apostar cirurgicamente em jogadores que tragam talento e experiência internacional.

-Todos os atletas dos Sport Lisboa e Benfica assinaram os seus contratos de trabalho de livre vontade. Caso amuem/forcem a saída é deixá-los a treinar sozinhos até final do contrato.

- Temos no plantel atual (+Emprestados, +Equipa B) qualidade suficiente para atacar o 38. Ainda assim se queremos diminuir o fosso para os grandes da Europa temos de nos reforçar em posições cirúrgicas no plantel. A meu ver 3 a 4 elementos num plantel de 27 (já com Caio Lucas e acreditando que Chiquinho terá uma oportunidade com Bruno Lage).

Posto isto, vamos ao que interessa:

Guarda-Redes: Reforço; B.Varela; Zlobin
Defesa Direito: A.Almeida; Reforço/Ebuehi
Defesas Centrais: R.Dias; Ferro; Jardel; Conti
Defesa Esquerdo: Grimaldo; Reforço
Médio Defensivo: Samaris; Florentino
Médio Centro (Nº8/N10): Gabriel; Gedson; Krovinovic
Extremo Direito: Pizzi; Salvio/Willock; Chiquinho(?)
Extremo Esquerdo: Rafa; Jota; Caio Lucas
2º Avançado: J.Felix; Jonas
Ponta de Lança: Reforço; Seferovic; Ferreyra (?)
Pré-Epoca: Diogo Gonçalves, Nuno Tavares, David Tavares, Tiago Dantas, Nuno Santos.

Vender: Vlachodimos, Fejsa, Zivkovic, Cervi, Willock/Sálvio, Taarabt, Carrillo, P.Pereira e Lema,.
  
Emprestar: Svilar, Yuri, Heriberto Tavares, Chrien, P.Amaral, G. Rodrigues, P. Rodrigues e Alfa Semedo.

Dado que os recursos são limitados, segue a minha prioridade em termos de investimento:

Ponta de Lança – Precisamos de uma alternativa válida ao Seferovic. Não é fácil arranjar pontas de lança que valham 20/30 golos época, por isso temos de nos preprar para abrir os cordões à bolsa. Não existe na equipa B ninguém preparado para esta responsabilidade. Entre os emprestados faria regressar o Ferreyra, caso o Espanhol não o queira, pelo menos para o observar durante a Pré-época.

Defesa-Direito – A.Almeida precisa de uma alternativa válida no plantel. Não sei se o Ebuehi será essa solução, não sendo é imperativo reforçar este setor.

Guarda-Redes – O Vlachodimos surpreendeu-me pela positiva, ainda assim creio que dificilmente chegará ao patamar de um Ederson ou Oblack. Se houver oportunidade de ir buscar um guarda-redes de topo, não hesitava. Entendo que o Vlaco não aceitasse o estatuto de nº2 por esse motivo tentaria a venda. Emprestava o Svillar e regressava o Varela. Zlobin seria o terceiro na hierarquia da baliza, não sendo de descurar um empréstimo a uma equipa da Primeira Liga.

Lateral-Esquerdo – Yuri Ribeiro não foi praticamente opção durante esta temporada, o melhor seria tentar o empréstimo. Nuno Tavares é uma das pérolas que temos na formação, mas não sei se estará preparado para a Equipa A. É importante encontrar alguém que dê luta a Grimaldo nesta posição.

Tive ainda mais duas dúvidas na construção do plantel:

Sálvio vs Willock – Willock pela atitude nas duas temporadas que fez na B, merecia uma oportunidade na equipa A. No entanto, tem à sua frente os seguintes nomes para as alas: Pizzi, Rafa, Sálvio, Jota, Caio Lucas (?) já para não referir Cervi ou Zivkovic que considero dispensáveis ao atual plantel. Tendo em conta a concorrência não me parece que venha a ter espaço no plantel, a não ser que apareça uma boa proposta por Sálvio.

Jona: Apesar de ter mais um ano de contrato não é certo que continue a vestir o Manto Sagrado. Caso não tenha condições para continuar, não iria ao mercado abrindo espaço para uma surpresa (Diogo Gonçalves ou Nuno Santos) ou para a adaptação de um dos extremos a esta posição (Rafa/Jota) ou apostando em dois avançados mais fixos na frente (Seferovic/Reforço). Tudo opções que não implicam ir ao mercado.

Vão ser 3 longos meses até ao fecho de mercado.


Venham as vossas apostas!


E o Benfica é Campeão…!




2 comentários:

  1. É curioso como um ingrediente tem muito, muito sabor com no rosto de meu pai desempregado agora em portugal. Sim, muitos, muitos desempregados agora, muitas sopas dos pobres tambem. Muita tristeza em nosso povo tugalandia agora. Que pensam nossas pessoas agora? Muito medo, muitas sopas dos pobres e nada do nado do trabalhos e o Problema. Que vai fasser tudos? Nada?

    Abaixo o merda do putugal, o PIOR merda no mundo! Até os macacos não respeitam putugal. Putugal o nova provincia Espanhola proximamente :)

    ResponderEliminar
  2. em vez de andarem a comprar jogadores,usem e desenvolvam a prata da casa.

    ResponderEliminar