quarta-feira, 15 de junho de 2016

AG - Aprovação Orçamento Clube

Mais logo (21h), discute-se no Pavilhão 2 da Luz o Orçamento do Sport Lisboa e Benfica para a época de 2016/2017. Para quem está menos familiarizado com estas questões importa frisar que as "contas" do Futebol Profissional são tratadas pela Benfica SAD pelo que não são para aqui chamadas.
Este orçamento contempla as várias rúbricas de gestão do Clube (Sócios, Merchandising, Casas do Benfica, Comunicação, RH), Futebol Juvenil e Modalidades.

Nos últimos anos os Resultados têm sido positivos, na ordem dos 5M€, e este ano previa-se uma melhoria nos resultados fruto da transferência da totalidade das receitas de quotização da Benfica SAD para o Clube.

Na época que passou o principal investimento previsto, prendia-se com a abertura da nova loja na Rua Augusta, aproximadamente 500 mil euros. Importa saber qual a previsão de abertura e se conseguimos cumprir com os custos estimados. A abertura de uma loja do Benfica no centro histórico de Lisboa será mais um motivo de orgulho e rapidamente se tornará numa boa fonte de rendimento com possibilidade de expansão para mais lojas.

No ponto vista do rendimento desportivo, a época não correu tão bem como a anterior, ainda assim nota-se um crescendo profissionalismo no futebol de formação e modalidades que nos permitem continuar a ganhar inúmeros títulos nacionais e disputar títulos internacionais ao mais alto nível. O trabalho está a ser bem feito e o futuro será risonho. É preciso continuar a trabalhar, trabalhar, trabalhar dentro e fora do campo.

Apesar do muito que tem sido bem feito não posso deixar de fazer um crítica à falta de relevância dada às AG´s. Crítica válida essencialmente para a Direcção mas também valida para muitos consócios.

É lamentável que se continue a marcar AG´s para as 21H de um dia da semana. É lamentável que não se utilize os vários meios de comunicação do Clube para apelar à presença e participação dos sócios na Vida do Clube.

É fundamental que as AG´s passem a realizar-se aos sábados à tarde. Não sei se é o dia do Benfica, se é as jornadas de Benfiquismo ou outra coisa qualquer. Arranjem um conceito e tragam os Sócios para dentro do Clube. Apliquem o chavão tantas vezes escritos nos relatórios do Clube "Reforço do Sócio como principal activo do Sport Lisboa e Benfica". O Clube só teria a ganhar...

Os sócios têm também de entender que é importante conhecer o Orçamento do Clube e o Plano de atividades. Um elogio ao Dr. Nuno Gaioso que faz as suas apresentações de forma resumida e bastante democrática, no sentido de ajudar à compreensão dos principais números.

Em relação ao Plano de atividades gostava de o ver acompanhado de objetivos. Não chega uma lista de ações subjetivas, gostava de ver cada uma dessas ações quantificadas em objetivos.

Ex1(Departamento de sócios): Continuação dos incentivos à inscrição de novos sócios.

Qual o objetivo de crescimento para época em causa? Quais as principais acções/campanhas? Quanto custa? Qual o retorno esperado?

Ex2(Comunicação): Aposta no crescimento em número de assinantes da Edição digital do Jornal.

Qual o crescimento ambicionado? Quais as principais acções? Quanto custa? Qual o retorno esperado?

Nestes moldes não haveria necessidade de detalhar todas atividades, mas sim escolher os 2/3 principais objetivos para cada um dos departamentos do Clube. Para 2016/2017 gostava de ver como prioritário:

- Voltar a ser o Maior Clube do Mundo em número de associados.

Perseguir o objetivo dos 300 mil sócios seria não só a prova cabal do crescimento do Clube, mas também permitiria a LFV exorcizar uma das maiores críticas dos anteriores mandatos.

Até logo!

Saudações Benfiquistas

2 comentários:

  1. Atualização:

    O record notícia hoje que a Loja na Rua Augusta abre no próximo mês.
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/aguias-abrem-loja-na-rua-augusta.htmlÉ


    ResponderEliminar
  2. Vai aumentar o investimento nas modalidades? O valor destinado aos honorários, que em 2015/2016 era superior a cinco milhões, vai ser de quanto na próxima época?

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar