domingo, 28 de junho de 2015

Benfica e a Guiné-Equatorial

Muito se tem falado das ligações entre o Sporting e o governo da Guiné-Equatorial. Teodoro Obiang, o seu Presidente, é um criminoso, um ser humano da pior espécie, e daí o repúdio generalizado. Mas também algum contentamento infantil de Benfiquistas que vêm o rival associado a este tipo de gente. O Sporting faz-nos rir frequentemente e não raras vezes nos prova o quão pequeninos são. Mas desta vez, convém olhar também para nós.

Em Dezembro, não dei grande importância às notícias que davam contam de um encontro de representantes do Clube, liderados pelo Presidente, com o Teodoro Obiang. Não tendo ficado satisfeito, relevei, pensando tratar-se de um encontro sem grande significado, eventualmente promovido pela CPLP.
Há dias fiquei perplexo quando um amigo lagarto, na sua ânsia de justificar o injustificável, me enviou um link para uma notícia, datada de Fevereiro, que dava conta de um segundo encontro entre o Presidente e, facto importante, Domingos Soares Oliveira, e Teodoro Obiang, supostamente a convite do Presidente da Guiné-Equatorial. Na notícia lê-se que o governo daquele pobre e corrupto país Africano está interessado em celebrar uma parceria com o nosso Clube, algo que considero totalmente inadmissível.

Desconheço, como é óbvio, o teor das reuniões. A minha expectativa é que, no mínimo, o Presidente tenha taxativamente recusado, qualquer ligação ao governo Guiniense. Mas não posso, enquanto sócio, aceitar qualquer contacto com pessoas deste calibre. 

Apesar de não ter a mínima expectativa de resposta, a minha indignação seguiu, via email, para o Departamento de Sócios:

Exmos. Srs,

Só agora tomei conhecimento de uma notícia do jornal Diário de Notícias, com data do passado dia 14 de Fevereiro, que dava conta de um segundo encontro entre o Presidente do Sport Lisboa e Benfica e Teodoro Obiang, Presidente da Guiné-Equatorial. Já em Dezembro do ano passado, foi noticiado um primeiro encontro, que não dei grande importância, por ter entendido ter sido promovido pela CPLP. 
Acontece que o currículo do sr. Obiang é sobejamente conhecido e resume-se numa só frase: um criminoso da pior espécie. 
Gostaria de demonstrar o meu total repúdio e veemente reprovação perante qualquer contacto entre um representante do Sport Lisboa e Benfica e o sr. Obiang ou qualquer seu representante. Seja qual for a circunstância. Caso contrário, estarão em causa alguns dos mais elementares princípios orientadores do Clube e isso não é, de todo, admissível. 





7 comentários:

  1. Não sabendo o teor das reuniões é me difícil fazer um comentário sobre o tema. Claro que prefiro não ver o nome do Benfica associado a criminosos, no entanto é fundamental termos um Presidente que saiba movimentar.

    Saudações Benfiquistas
    Abc

    ResponderEliminar
  2. Qual o problema em ter reuniões? As pessoas podem ouvir. Mas se era para publicitar nas camisolas penso que o contrato com a Emirates já respondeu a isso.
    Os lagartos tentam por tudo sujarem-nos, os portistas fazem o mesmo. Só os benfiquistas parvos se deixam levar na onda. Espero que não seja esse o caso.

    ResponderEliminar
  3. Penso que 3 minutos pelo blog serão suficientes para perceber que a última coisa que pretendo é sujar o Benfica.
    O problema com as reuniões seria o mesmo com Obiang ou com Pinto da Costa. Reconheço que possa ser fundamentalista, mas custa-me muito ver o Clube associado a esta gente.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Ou seja tentaram o Benfica e tiveram de se contentar com o Sporting...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma leitura possível, que também fiz. Se assim for, menos mau... mas não deixa de me incomodar...

      Eliminar
  5. Podem ter tratado apenas de negócios de betão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poder, podem... O que já por si não abona muito a favor do Presidente. Mas e Domingos Soares Oliveira?

      Eliminar