sábado, 31 de agosto de 2013

Eterno!




Está na hora de acordar o Gigante...!




CARREGA BENFICA!

 
 

METEM NOJO!


HONRAI A NOSSA HISTÓRIA, HOJE VAMOS PARA CIMA DELES!!

Carrega!




Ficámos Loucos da Cabeça...

O ano passado ficámos "Loucos da Cabeça" na visita a Alvalade. Foi durante o festival nas bancadas que se propagou este cântico, que rapidamente se tornou um hino do Topo Sul.
 
Espero que jogadores e corpo técnico estejam mentalizados para a importância deste jogo. É preciso entrar em campo com confiança, sem medo do adversário, mentalizados que no final dos 90 min os 3 pontos têm de ser nossos.
 
Se tivesse na pele de JJ, escolhia o seguinte 11:
 
 

CARREGA BENFICA! SEM MEDO!
 
P.S.: Conheçam o nosso novo projecto: BARÓMETRO BENFICA!

Força!




sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Golo!




Vitória!




Vencer!




Épico!



Respeito, História e Presente

"Histoire du club : Vainqueur de deux Champions League dans les années 60 et de 32 championnats du Portugal, Benfica est le club de cœur des Portugais. L'équipe de la capitale figure tous les ans parmi les meilleures équipes d'Europe et pourra cette saison encore s'appuyer sur son armada d'internationaux lusitaniens et sud-américains."

... o Benfica é o clube do coração dos Portugueses.

in psg.fr


"Pas une mince affaire entre l'équipe de rêve dont disposent les Parisiens et l'enfer promis au Stadio de la Luz et d'Athènes."

...o prometido Inferno do Estadio da Luz...


Considero neste momento que o Benfica é melhor equipa, talvez a melhor do grupo, e que não há equipa no grupo que não tenha qualidade. 

Michel, treinador do Olympiacos, in olympiacos.org  

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Incha!


Ganhar!





Champions


Bom sorteio. Mas não há jogos fáceis. Temos contas a ajustar neste grupo: na última visita ao Olympiacos levámos 5 na pá... 
PSG tem grande equipa mas espero um Parque dos Príncipes cheio de benfiquismo. 
O Anderlecht é uma incógnita. Maus não são de certeza... Há que não facilitar.

Rumo à final na LUZ!


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Voo da Águia

O que fariam para melhorar este espectáculo?

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mais do mesmo...

        Olá amigo, 

Começo-me a apresentar como um árbitro da associação de futebol de Viana do Castelo e simpatizante do Benfica. Por isso, não quero que o que se passou recentemente fique em claro, como muitas outras situações já passaram. Como o nome da cidade já te deve inspirar alguma coisa (em termos de futebol e de arbitragem) esta é a cidade do famoso José Carlos Amorim Calheiros (mais conhecido na TAP por José Amorim) árbitro durante os saudosos anos 90.  

Mas para te dizer o que se passou, aquilo que não deves saber é que actualmente ele é VICE-PRESIDENTE da Associação de Futebol de Viana do Castelo desde 1997 (ano em que deixou a arbitragem), instituição de utilidade pública, e segundo ele, com as funções de servir de 'ponte' entre o conselho de arbitragem da dita associação e o seu presidente. Sim, já sei o que estás a pensar: se o Martins dos Santos sem cargos deste género por si só já fez o que fez recentemente (corrupto uma vez, corrupto para sempre), agora imaginemos o que o nosso estimado José Amorim faz ao abrigo daquelas funções. 

Ora, recentemente o presidente do conselho de arbitragem desta associação, de seu nome José Costa Valente (apelido que também inspira muita coisa), tio de Pedro Valente, árbitro da fpf que chegou a ser acusado de 2 crimes de corrupção no processo "Apito Dourado", convocou um plenário, uma espécie de reunião, com os seus árbitros dos quais eu faço parte, para entre outras coisas, limpar a sua imagem de situações recentes (compadrios, classificações de árbitros suspeitas, e outras situações pouco transparentes) e levou consigo o seu aliado nº1, o que na prática é o que o mantém no cargo, e quem é ele? CARLOS CALHEIROS! Este falou aproximadamente 2,5 horas e aquele falou 2 horas (!). Entre muitas coisas, entre as coisas banalidades, o Sr. José Amorim (como aparecia na factura) teve o descaramento de falar na sua prodigiosa carreira (provocou um sorriso em todos os presentes), mas excedeu-se. E porquê? Porque, num tom de indiferença e quase gozo, confessou a seu clubismo, a sua tendência para o FC PORTO, lamentando-se dos jogos em que com ele o dito clube não conseguiu ganhar. Perante isto, houve um árbitro das filas da frente que disse algo, num tom digamos meio a sério meio a brincar, que provocou o seguinte diálogo entre eles: 

- Então que inventasse um penalti!
- EU INVENTAR, INVENTAVA mas a bola às vezes não entrava! (Calheiros) 

Pois, para bom entendedor meia palavra basta e caso para dizer também que pela boca morre o peixe e relembre-se que às vezes a bola entrava mesmo (o 3-3 nas antas, por exemplo) É que se em 1995 o Ministério Público arquivou o caso das 'viagens' porque alegadamente não conseguiu provar que o pagamento por parte do porto teve como contrapartida favores ilícitos, a verdade chegou tarde, mas chegou, foi dita publicamente por Calheiros que admitiu que beneficiava o porto deliberadamente para ter no final da época esse prémio generoso (uma viagem para si e para a sua família no valor de 760 contos). Para que fique claro, tais palavras foram proferidas no passado dia 12 de Agosto de 2013, entre as 20h30 e as 23h por José Carlos Amorim Calheiros no auditório da sede do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para uma plateia de aproximadamente 30 árbitros, após aquele ter chegado, diga-se ainda, num majestoso JAGUAR que é seu, mesmo sendo funcionário público (trabalha no hospital público de Viana do Castelo). 

Senti-me na obrigação de partilhar.

Roubado ao Blog Benfiliado.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Luisão

Tinha pensado fazer um post sobre os 10 anos de Luisão no SLBenfica. No entanto, depois da sua atitude, resta-me concluir que em 10 anos não aprendeu nada...
 
Capitão está na altura de "passar a pasta", neste caso a braçadeira.

Uma Vitória à Benfica

"É apenas o início mas é uma vitória que nos motiva muito. Foi arrancada a ferros, foi à Benfica. Tivemos várias oportunidades mas nunca desistimos e fomos felizes. Temos que agradecer a todos pelo apoio até ao fim, que nos ajudou a ganhar." Lima à Benfica TV.
 
 

domingo, 25 de agosto de 2013

Uffff!

Fdx...este já está!


 
Para a semana lá estaremos em Alvalade.
 

Completamente desenecessário...


11!

Segue o meu 11 para daqui a pouco:


Nota: O Melgarejo não foi convocado pelo que Cortez será o titular.

Que hoje seja o virar da página na crise de confiança que afecta os nossos jogadores.

Prognóstico: 4-0 (Sálvio, Rodrigo 2, Lima 1)

NÃO ESQUECER...

 
DE FAZER DA LUZ UM INFERNO!!!
 
 

Grande texto

Concordo com tudo!
Nota para o recado final destinado à blogosfera. Aqui.



sábado, 24 de agosto de 2013

Está quase...


Já falta pouco... 14 semanas depois, 98 dias, o Benfica joga em casa para o campeonato. Que saudades...
Saudades de subir a Rua dos Soeiros, da mini, do convívio, do barulho do gerador junto ao Zeca Diabo, da vista do alto das escadinhas lá em cima, da minha velha bandeira, da nossa bandeira nova, de sermos os (quase) únicos que tentamos puxar pela malta antes dos jogos (nos nossos poisos), de chegar cansado ao cimo cimo das escadas do estádio, de subir para as bancadas e de todas as vezes me sentir tão pequenino e tão grande aos mesmo tempo ao contemplar a Luz, do hino (é um momento do caralho...), da águia, dos golos do Benfica, das tonturas que esse momento de êxtase me provoca,  do abraço ao vizinho do lado, do aplauso final, de vir a cantar em plenos pulmões até ao carro, de me sentir em casa...

E tu? De que tens tu saudades?


P.S.: Onde anda a malta que gosta de fazer barulho antes, durante e depois dos jogos? Onde é que fazem o estágio?
E vamos ganhar 3-0! (Rodrigo 2, Cortez)

Entrevista

Seguem as repostas do Presidente aos temas que levantei antes da entrevista.

Básico:

1-Jesus: defenda o treinador, reforçando que este é o treinador do seu projecto para o Benfica.

R: Jesus é para ficar!

2- Ataque ao "Sistema". Retirar o apoio a Fernando Gomes, explicando qual a posição do Benfica perante FPF e Liga.

R: Nem uma palavra em relação a este tema.

3- Balneário: reitere que o plantel e a equipa técnica estão focados em conquistar o título, JUNTOS!

R: Plantel e equipa técnica estão empenhados em ganhar títulos.

4- Cardozo: anuncie que depois da sanção aplicada ao jogador este vai ser integrado na equipa principal e que em breve voltará a estar entre as escolhas do treinador.

R: Perfeito.

5- Oblak: explique onde está e qual a sua situação contratual.

R: Aguardemos pela próxima semana, vai haver novidades. Será reintegrado?

6- Apele à presença maciça dos sócios domingo, no Estádio da Luz.

R: Apesar de ter apelado à união dos Benfiquistas não reforçou a importância de um Estádio da Luz sempre cheio.

Utópico:

1- Revisão dos estatutos: anuncie que assim que se cumpram os 4 anos desde a última alteração será marcada uma Assembleia Geral para que os estatutos sejam novamente alterados, devolvendo o Benfica aos Benfiquistas.

R: Nem uma palavra sobre este tema. Previsível...

2- Plantel: anuncie que domingo haverá surpresas sobre este tema (Fábio? M.Fernandes? J.César? Os 3!).
Em relação a saídas não pode falar porque o segredo é a alma do negócio.

R: Gostei da abordagem a este tema. Temos de facto um bom plantel e mais equilibrado do que na época passada. Notem que até ver ainda não saiu ninguém.
 
Segundo o presidente estamos preparados para não vender (aumentando o Passivo bancário) e estamos preparados para vender (temos jogadores referenciados para suprir eventuais saídas).

Entra o Fejsa sai o H. Vieira.

3- Preços dos bilhetes: anuncie que já no próximo jogo - como havia prometido - os preços dos bilhetes vão baixar. Sócios que já compraram redpass terão direito aos jogos da Taça de Portugal e Taça da Liga à borla.

R: Ficámos a saber que a promessa de baixar os bilhetes se resume à Bancada Família. Na minha opinião é uma boa iniciativa mas não chega...

4- Negócio Roberto. Pode ser?

Explicou o negócio Roberto, Pizzi e até Farina. Transparência foi a palavra chave.

 
Tenho que admitir que gostei da entrevista, embora venha com 3 meses de atraso respondeu a alguns temas que eu nunca pensei ver abordados.

Agora é connosco. TODOS À LUZ!

Influência Arbitral

Para ganhar é preciso ter condições.
Sabiam que o Benfica nos últimos 5 anos já perdeu 22 pontos diretamente por um último golo sofrido de penalti ou a golo sofrido após ter ficado em inferioridade numérica. Há e tal, os penalti e expulsões fazem parte do jogo,... mas o F. C. Porto não perdeu nem um único ponto diretamente por um ultimo golo sofrido de penalti ou após uma expulsão nos últimos 150 jogos!!!! (5 épocas inteiras, sem nenhuma decisão arbitral desfavorável que provoque diretamente perda de pontos, deve ser record mundial) 

Se querem saber quantos penaltis e expulsões o Pedro Proença já marcou a favor ao Porto ou Benfica e a sua influência na alteração da pontuação final, consultem o resumo de arbitragens por clubes nos últimos 5 anos no blog:
http://influenciaarbitral.blogspot.pt

o critério utilizado neste blog para determinar de uma forma objetiva a influência das decisões arbitrais relevantes (penalti ou expulsão) na repartição final dos pontos, classificou-se todos os pontos acrescentados diretamente por um último golo de penalti ou após uma expulsão, como pontos acrescentados com influência arbitral. 
Nos últimos 5 anos o Porto já beneficiou de 12 decisões arbitrais favoráveis nos 13 jogos arbitrados pelo Pedro Proença, aproveitando para melhorar o seu desempenho desportivo em 7 pontos acrescentados através de um último golo de penalti ou após uma expulsão do adversário. Pelo contrário nos 11 jogos do Benfica que o Pedro Proença arbitrou nas últimas 5 épocas, em consequência de penaltis e expulsões contra o Benfica acabou por sofrer golos que o obrigaram diminuir o seu rendimento desportivo em (-3) pontos. Aliás com o Pedro Proença, o Benfica só tem 39% de aproveitamento dos pontos em disputa nesses 11 jogos, quando em média nos últimos 150 jogos arbitrados por todos os árbitros teve um aproveitamento de 76,4% dos pontos em disputa. 

by Influência arbitral num comentário no post anterior.

Um trabalho meritório, para quem gosta de números e, acima de tudo, da verdade desportiva. Aqui.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Olhar em frente

Boa entrevista. Um misto de ideias gastas e repetidas (2014/2015 é que se vão ver os frutos da formação), alarvidades ("Quem me conhece sabe bem que eu nunca apareço nas vitórias e só apareço quando há grandes crises"), boas notícias (Benfica TV 2) e a mensagem certa para o que aí vem.

Será que podem agora centrar-se em apelar até à exaustão à presença em massa na Luz, não só no domingo como em todos os jogos?


P.S.: Parabéns a toda a equipa da Benfica TV responsável pela entrevista. Pequenos pormenores técnicos por afinar, mas, regra geral, muita qualidade no ar. Excelente Hélder Conduto.

Ainda Cardozo

Contextualizando na história do Clube o "caso" do paraguaio, num artigo de Rui Miguel Tovar, ionline.

"Antigamente é que era: em 1953, um símbolo do Benfica sai do clube na semana em que se rebela no balneário

Mito urbano ou...? Programa da Amiga Olga, pergunta final para ganhar o prémio gordo.

"Qual o primeiro nome de Hitler?"

(Calma, muita calma, inspira, respira, inspira, respira.)

"Heil."

Dá para acreditar?

Mito urbano ou...? Final da Taça de Portugal, o Benfica acaba de perder no Jamor para o Vitória de Guimarães. No meio-campo, Oscar Cardozo sacode Jorge Jesus e estica o dedo indicador na direcção de André Almeida, o lateral-esquerdo desse jogo no lugar do paraguaio Melgarejo. Passam-se os meses de Junho e Julho e nada de nada. Cardozo não é multado nem chamado à razão.

Dá para acreditar?

Agosto, 87 dias depois da final da Taça de Portugal. O Benfica já está com a cabeça feita em água com a derrota nos Barreiros (Marítimo, 2-1) para o arranque do campeonato nacional e só agora decide arrumar a casa com a multa de 65 mil euros a Cardozo. Um empurrão vale isso. Dá para acreditar?

Lembra-se de Félix Antunes? Com um físico imponente e uma técnica de assinaláveis recursos, torna tudo mais fácil do que parece. Tem o dom dos predestinados e é o primeiro defesa- -central com categoria e classe como até então não era dado a ver-se. Estamos no pós-guerra (1945/46) e Félix Antunes impõe--se naturalmente no Benfica, após passar a infância e a adolescência a jogar nos Unidos Futebol Clube, sucursal da CUF, onde trabalha como operário.

Durante oito temporadas, Félix é uma referência na equipa do Benfica. Campeão nacional em 1949/50 e vencedor de quatro Taças de Portugal, é também um dos que levantam a Taça Latina no Jamor em 1950. A este vasto currículo, Félix junta 15 internacionalizações, a última das quais de má memória. Adenda à história: é o tempo dos cavalheiros, mesmo que o futebol seja visto como um desporto praticado por feios, porcos e maus.

No dia 27 de Setembro de 1953, a selecção portuguesa apanha 9-1 com a Áustria, em Viena, na qualificação para o Mundial-54. É a terceira derrota mais pesada de sempre de Portugal, após o 9-0 da Espanha (1934) e o 10-0 da Inglaterra (1947) - como prémio de consolação, a temível Áustria de Ocwirk e Probst acaba em terceiro lugar nesse Mundial.

Essa goleada traz águ(i)a no bico. Félix é titular, juntamente com os benfiquistas Rogério Pipi e José Águas, e é repreendido pela federação portuguesa por "comportamento inadequado". Acto contínuo, o Benfica multa-o com um conto de réis, uma fortuna para a época.

Menos de um mês depois, o mesmo Félix, então com 30 anos de idade (como Cardozo agora), volta a dar que falar pelos piores motivos. Na 3.a jornada, o Benfica perde em Setúbal, no Campo dos Arcos. Ao intervalo, 3-1. No final dos 90', 5-3.

No balneário, Félix excede-se: despe a camisola, atira-a ao chão, pisa-a e lança as botas ao ar em sinal de desagrado com o que quer que seja. Joaquim Ferreira Bogalho, presidente do Benfica, assiste a tudo isto, como o treinador Ribeiro dos Reis. Juntos, chegam a uma solução prática. Na semana seguinte, Félix já não está no Benfica, é despedido por desrespeito pelo clube e pelos companheiros de equipa. Dá para acreditar? Claro que sim, isto (ainda) não é nenhum concurso nem um espectáculo de variedades."

Bruma

Espero que não seja anunciada hoje a sua contratação.
Seria passar um atestado de estupidez aos sócios...
Sr. Presidente, prepare bem o discurso para mais logo, a nação Benfiquista aguarda ansiosamente pelas suas palavras.

O que espero do Presidente?

Básico:
1-Jesus: defenda o treinador, reforçando que este é o treinador do seu projecto para o Benfica.
2- Ataque ao "Sistema". Retirar o apoio a Fernando Gomes, explicando qual a posição do Benfica perante FPF e Liga.
3- Balneário: reitere que o plantel e a equipa técnica estão focados em conquistar o título, JUNTOS!
4- Cardozo: anuncie que depois da sanção aplicada ao jogador este vai ser integrado na equipa principal e que em breve voltará a estar entre as escolhas do treinador.
5- Oblak: explique onde está e qual a sua situação contratual.
6- Apele à presença maciça dos sócios domingo, no Estádio da Luz.

Utópico:
1- Revisão dos estatutos: anuncie que assim que se cumpram os 4 anos desde a última alteração será marcada uma Assembleia Geral para que os estatutos sejam novamente alterados, devolvendo o Benfica aos Benfiquistas.
2- Plantel: anuncie que domingo haverá surpresas sobre este tema (Fábio? M.Fernandes? J.César? Os 3!).
Em relação a saídas não pode falar porque o segredo é a alma do negócio.
3- Preços dos bilhetes: anuncie que já no próximo jogo - como havia prometido - os preços dos bilhetes vão baixar. Sócios que já compraram redpass terão direito aos jogos da Taça de Portugal e Taça da Liga à borla.
4- Negócio Roberto. Pode ser?

Agora não me lembro de mais nada.
Que outros os temas gostariam de ver abordados?

BORA!!!

SL Benfica vs Gil Vicente

TODOS À LUZ!!! O "INFERNO" DEPENDE DE NÓS!!!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Manifestação absurda

Alguém com lucidez... Mais do que o dia escolhido, todo o conceito de se fazer uma manifestação é, no mínimo, pateta...

Deixem-se de merdas, encham mas é o estádio...

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA!

Domingo, ás 17:40 no INFERNO DA LUZ.


Querem descarregar a vossa angústia? A vossa fúria? A vossa raiva? A vossa insatisfação? A vossa Esperança? A vossa ilusão? A vossa Paixão?

Fácil...

Instalem-se no vosso lugar e a seguir gritem como se não houvesse amanhã.

Vamos fazer do Voo da Águia, um voo de todos os Benfiquistas, um voo à BENFICA!

Não vamos desistir de fazer parte deste espectáculo.

E PLURIBUS UNUM

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Benfica (também) somos nós... por enquanto....

Anda tudo louco. A tensão entre os Benfiquistas é quase palpável. Todos queremos que algo mude no futebol do Clube pois não está a correr nada bem e temos razões para não estarmos muito confiantes. 

Todos os dias leio ideias, sugestões, opiniões, estratégias, críticas e elogios, bem escritos e, regra geral, baseados num conhecimento da realidade do Clube muito acima da média. Uma grande franja (pequena à escala de todos os Benfiquistas) dos escribas, comentadores e assíduos leitores dos blogs está consciente do "viver" do Clube para além do pontapé na bola. Não é compreensível que este capital humano seja desaproveitado de uma forma tão leviana. 

Há que seguir focado em defender o Clube, com a certeza de que este é mais importante do que as pessoas que o dirigem ou do que as pessoas que ambicionam fazê-lo. Mas há que sair dos blogs e fazer qualquer coisa, senão estes não passarão de veículos de descarga de emoções, carregadas de insultos e juízos de valor que em nada contribuem para a solução dos evidentes problemas do Clube. Julgo que se impõe uma Assembleia Geral mas consultando os Estatutos... 
-Secção II, Artigo 17º, nº1, alínea l).
-Secção II, Artigo 49º, nº2.
-Secção II, Artigo 55º, nº3 a 6.

É muito difícil convocar uma AG... Mas não impossível. Os Estatutos são mesquinhos; onde andávamos quando isto foi aprovado?
Sugestões?

Aproveito para fazer dois reparos à blogosfera:
-O anonimato para que muitos fogem.
-A generalizada pouca insistência num constante apelo há presença na Luz bem como o pouco empenho em melhorar a experiência para todos os que lá vão. Ao contrário do universo dos Benfiquistas, no universo dos espectadores da Luz, representamos uma fatia considerável. Temos "força" para poder intervir directamente num dos pilares do nosso Clube, o Inferno da Luz. É só querer. Nós por aqui vamos fazendo o que podemos, desde estátuas ao "voo da águia", passando por cachecóis, bandeiras e até sorteio de bilhetes. Por uma Luz sempre cheia...
Se tudo correr bem, domingo lá estarei, bem cedo e em festa!!


TUDO POR TI BENFICA!