sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lyon, ponte para o Dragão

Tinha prometido voltar ao jogo com o Lyon e como o prometido é devido...

Vou pegar no jogo de terça-feira para começar a lançar o jogo no Dragão, mas vamos por partes.
Já escrevi quais as razões que penso estarem na base do descalabro nos últimos 20 minutos e o tema já foi debatido o suficiente por aí... Vou focalizar-me no que (muito) bom foi feito até ao minuto 75. 

Colocando de parte as estatísticas (números que apesar da sua exactidão podem ser interpretados de vários ângulos), a forma como os jogadores se apresentaram foi formidável. Foram empolgantes e os 4 golos alcançados comprovam-no. É verdade que fomos tremendamente eficazes, mas gostei muito do equilíbrio táctico da equipa. Aliás, pareceu-me que a equipa jogou, pela primeira vez esta época, verdadeiramente equilibrada. A relação Fábio/César esteve sólida, com o nosso novo "puto maravilha" em grande em com o César sempre atento a compensar. No lado oposto Maxi foi bem apoiado por Sálvio que foi para mim dos melhores em campo. Volto a dizer que sou fã do homem... No jogo com o Paços, o Sálvio levou uma descompustura valente (Jesus no seu melhor...) nos últimos minutos, após perda de bola. Parece-me que ouviu. Viu-se, finalmente, a sua principal característica: encarar os adversários sem medo e deixá-los para trás. Inteligente, quando estoirou fisicamente, sacrificou-se em prol da equipa, abdicando de se chegar tão à frente, fechando mais o meio-campo. Gostei.

Aliás, os equílibrios a meio-campo funcionaram todos bem. Não será alheio a este facto o posicionamento do C. Martins, que jogando no meio, não foge da posição como faz quando joga na direita. Na frente, apesar de longe do seu melhor, o trabalho invisível do Saviola é extraordinário, dá cabo da cabeça a toda a defesa... Falta-lhe discernimento que julgo estar aliado à forma física. Só pode melhorar e tenho um feeling que será já no domingo. 

A defesa esteve concentrada e isso é meio caminho andado pois qualidade não falta.

Este equilíbrio, aliado à forte pressão sobre o portador da bola, resultou numa excelente exibição (recordo que estou a ignorar os últimos 20 minutos). O que se pede para o Dragão é mais do mesmo, se faz favor. Uma equipa unida, solidária, concentrada e com espírito de conquista, pois só assim podemos calar os andrades.

Sem querer ainda avançar um onze, defendo a manutenção da táctica. A opção Javi/Airton não me convence. O Porto está a jogar bem à bola, não há como negá-lo e vai ser um jogo muito difícil, que vai exigir ao treinador muito trabalho durante a semana para preparar a equipa. Talvez os dois dias a mais sejam uma vantagem.
Este jogo é importantíssimo! Não ficaremos fora do título se perdermos... mas quase. Se ganharmos, seria colocar-lhes uma pressão muito importante para o que falta de jogar até ao Natal. 

Força Benfica! Vence por nós!

1 comentário:

  1. Nunca mais é Domingo!

    http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/o-anti-doping.html

    ResponderEliminar