quarta-feira, 10 de novembro de 2010

E agora...?

A vontade para escrever o que quer que seja é pouca ou nenhuma. Vejo os benfiquistas desiludidos e frustrados. Têm boas razões para isso.
É certo que o Clube é um todo, mas é formado por dois blocos bem definidos. A "estrutura", constituída por todos os que representam o Sport Lisboa e Benfica (atletas, treinadores, dirigentes, administrativos, médicos, roupeiros, etc...) e a massa associativa/adeptos.
O ideal será a comunhão entre estes dois blocos, mas nem sempre isso acontece pelas mais variadas razões.
Por esta altura a cisão é evidente. Um início de época lastimável que culminou com uma humilhante derrota contra o Porto está na base desta cisão. Neste momento os benfiquistas apressam-se a atribuir culpas seja à direcção, seja ao treinador, seja aos jogadores, seja aos árbitros, seja ao sistema, seja a imprensa... Há ordem para disparar contra tudo o que mexe sem medir as palavras, sem ponderar os argumentos.
O mais visado pelas críticas é o presidente Luís Filipe Vieira. Por estes dias já se apontou tudo o que de mal fez este ano, desde o planeamento da época ao não pagamento atempado dos prémios de jogo (aqui acho interessante como algumas notícias merecem credibilidade enquanto outras são consideradas à partida encomendas do Norte...) passando pela viagem a Angola... Críticas válidas? Logicamente que sim. Justas? Tenho dúvidas.
Quem por aqui passa sabe que são raros os textos críticos a elementos do Benfica (sejam dirigentes, treinadores ou jogadores), optando nós (e bem) por priviligiar o que de bom é feito, por pensarmos que esse é o caminho... Já sei que isso faz de nós "carneiros"... Mas, como diria António Vilarinho: "Tou-me cagando...!"

Vejamos, em 7 anos:

-Estádio da Luz
-Caixa Futebol Campus
-2 Pavilhões Desportivos
-Piscinas
-Revitalização do Jornal O Benfica
-Revista Mística
-Benfica TV
-Kit Sócio
-235.000 sócios e reconhecimento como maior clube do mundo
-Restruturação da financeira 
-Marca Benfica anos seguidos nos Superbrands
-Fundação Benfica
-Projecto Olimpico
-Restruturação das Modalidades
-Campeonatos em quase todas as modalidades
-Campeão Europeu de Futsal
-Campeão Olimpico de Salto em Comprimento
-Campeã Mundial de Triatlo
-Campeonatos de Futebol de 2005 e 2010

Será pouco? Não. Será suficiente? Não. Felizmente, no Benfica a exigência é superlativa. E acima de tudo, 2 campeonatos nacionais de futebol em 7 possíveis, aliados ao vermos esfumar-se a possibilidade de nos sagrarmos bicampeões, trazem ao de cima as nossas frustrações.

"Isso é tudo muito bonito, mas e agora...?"
A resposta não podia ser mais simples... Vou continuar a fazer o que sempre fiz: Comparecer no estádio sempre que me é possível. Apoiar os jogadores do princípio ao fim. Não sair antes dos jogos terminarem. Não assobiar. Discutir os problemas do Clube com serenidade respeitando as opiniões dos outros. Votar nas próximas eleições de acordo com a minhas consciência, em prol dos interesses do Benfica. Ficar feliz quando ganharmos e fodido (é mesmo a palavra que melhor descreve o meu estado de alma) quando não o fizermos. Emocionar-me ao cantar o hino.
E acima tudo viver a vida com orgulho de ser do Benfica.

5 comentários:

  1. E esses activos só possíveis e conseguidos, devido ao 'nome' e ao peso do clube, e não estou a falar de jogadores, a passarem para a SAD...que mais tarde ou mais cedo muda de mãos!

    E o clube com cada vez com menos possibilidades de fazer face a um aumento de capital, que até o accionista 'Tó Oliveirinha', grande amigo do amigo Luís, pode propor.

    E a grande maioria dos sócios do CLUBE e pequenos investidores da SAD a ser 'tragado' pelos tubarões.

    Mas, por estar tão ou mais fodido que tu, o melhor será meter a viola no saco e no próximo Domingo deixar levar-me nas asas vermelhas do nosso AMOR

    ResponderEliminar
  2. Acredita que estou solidário com as tuas preocupações.
    Resta-nos comparecer nas A.G. e votar nas (longinquas) próximas eleições.
    E quem achar que faz melhor que avançe... Mas não por raiva ou por ódios pessoais, mas por amor ao clube e confiança nele próprio.

    Quanto à possibilidade de o Clube perder a maioria da SAD, tenho dúvidas e faria o possível, enquanto sócio, para que tal não acontecesse.

    No dia a dia, temos de nos aguentar à bomboca e continuar a amar, incondicionalmente, o clube e como dizes "meter a viola no saco"...

    Digam-me onde andam as centenas de milhares de Benfiquistas que nas ruas festejaram em Maio? No estádio de 15 em 15 dias não é de certeza...

    ResponderEliminar
  3. Companheiro,
    comcordo em absuluto com os abjectivos deste poste e tomei a liberdade de citar uma parte do mesmo no GuachosVermelhos...
    Cumptos

    ResponderEliminar
  4. Sim, a obra está lá, o números de sócios é inigualável além de muitas outras coisas boas, mas precisamos NESTA GUERRA contra o Corrupto, de um Presidente com MAIS TOMATES!!!

    Olho por olho !!!!

    ResponderEliminar
  5. Na boa Guachos... ;)

    Viriato, totalmente de acordo, mas saberás tão bem quanto eu que o presidente que temos está comprometido... não por achar que é corrupto. Não pelo menos ao serviço do Benfica, mas pelo seu passado no dirigismo português... De certeza que sabe de MUITOS podres dos corruptos do norte e não duvido que tenha provas... mas provavelmente o contrário também se verifica...
    As amizades que manteve com Pinto da Costa e Fernando Gomes e ainda mantém com Joaquim de Oliveira e António Salvador, só para citar alguns, não são por certo inocentes.

    Abraço Benfiquista

    ResponderEliminar