sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Erros a mais. Culpas a menos

No Benfica, por tradição, na hora das derrotas, os jogadores são sempre os últimos culpados... Então se estivermos a falar de uma equipa campeã nacional, com o brilhantismo que todos lhe reconheceram, são intocáveis. Na pior das hipóteses, são lhes apontados os erros mas esvaziadas as responsabilidades, normalmente atiradas para cima da direcção. Faz todo o sentido... Aliás, a perda de bola do C. Martins, a expulsão do Gaitán, os frangos do Roberto, o falhanço do César, os nossos amigos árbitros, são tudo culpa da direcção e só não vê quem não quer...

Como é óbvio a responsabilidade é repartida por todos. Não pretendo desculpar ninguém. A preparação da época não foi a melhor, há lacunas no plantel que não forma colmatadas, o esquema táctico parece não se adequar aos jogadores disponíveis, há processos de renovação mal resolvidos, o estádio não encheu uma única vez este ano... Mas os jogadores do Sport Lisboa e Benfica têm TODAS as condições para se apresentarem em campo prontos para dar a vida pelo clube. O comportamento dos jogadores no jogo de França foi lamentável. Javi, Carlos Martins, Gaitán, D. Luiz e Saviola não jogaram um "chavo"! Isso não faz deles maus jogadores, faz deles responsáveis por uma derrota da equipa. E isso deveria fazê-los crescer enquanto jogadores, enquanto homens. Quando os jogadores não servirem os interesses do Benfica o que é que lá andam a fazer?

Eu continuo a acreditar. Eu acredito sempre. Eu não saio da Luz antes do fim. Eu não mudo de canal se estivermos a perder. Eu acreditava que se marcássemos o 7-1 em Vigo ainda tínhamos hipóteses de empatar. Estes são os meus jogadores, este é o meu treinador, esta é a minha direcção.

Pede-se agora uma resposta contundente no próximo jogo. Dos jogadores e do treinador...

2 comentários:

  1. nas derrotas como nas vitórias os BENFIQUISTAS são uno ...
    O RESTO E TRETA !
    Blá blá blá ..

    QUANDO UMA EMPRESA VAI A FALÊNCIA QUEM TEM CULPA !

    Sera que para ti e sempre o feijão ,o mecanico ,ou o electricista ...

    O dono ,esse não ! o economista também não o dr dos recursos humanos não o chefe não então de quem e a culpa ......

    se poderem dizer de que e a culpa sff estou todo ouvidos....
    cumps a todos...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Por partes:

    Nas vitórias, como nas derrotas o Benfica é UNO. Totalmente de acordo, mas há que atribuir responsabilidades.

    Na sua comparação com uma empresa comete, no meu entender, um erro grave: o Benfica não faliu, falhou um objectivo.
    Numa empresa, caso os resultados financeiros sejam maus, há que rsponsabilizar o director financeiro. Se a os recursos humanos são pouco produtivos ou mal distribuídos, há que responsabilizar o director de recursos humanos e as chefias directas. Caso o seu electricista vá montar um quadro eléctrico e troque os dijuntores provocando um curto-circuito, há que responsabilizá-lo. Tendo isto em conta, o responsável máximo ou seja, tal como o nome indica, a responsabilidade máxima é de quem preside/gere o clube/empresa.

    Quando os jogadores falham de forma evidente, sem esquecer as responsabilidades inerentes a todos os outros profissionais da estrutura, estes têm de ser responsabilizados.
    Não estou a pensar em declarações públicas por parte do treinador nem tão pouco que assobiemos os NOSSOS jogadores. Essa gestão terá de ser interna e confio nas pessoas que lá estão.

    E volto a dizer sem qualquer problema. A culpa da derrota foi dos jogadores em grande parte, sem podermos esquecer as más decisões do JJ.

    Amanhã estarei a sofrer para que ganhem, acreditando em todos até ao fim. Não estarei ansioso para que falhem para poder culpar a direcção...

    Cumprimentos Benfiquistas

    ResponderEliminar