quarta-feira, 6 de outubro de 2021

E agora Benfiquistas?

Passou um ano desde o último ato eleitoral e a grande questão que TODOS devemos fazer é: por que razão, um Clube da nossa dimensão, necessita de sufragar novamente a vontade dos sócios?

A resposta é dura para TODOS: o Presidente eleito com 63% dos votos foi detido e consequentemente demitiu-se, levando a direção a convocar eleições.

Por mais que TODOS queiramos colocar uma pedra sobre este assunto, é inegável que houve práticas no passado recente que envergonham a História honrada do Sport Lisboa e Benfica que importam banir de vez.

Este facto é tão transversalmente reconhecido, que a "transparência" tem sido bandeira tanto na campanha de Rui Costa como de Francisco Benitez.

Assumo pelo discurso de ambos na última AG, juntando as palavras do VP Jaime Antunes, que estão assegurados, independente da lista vencedora, os seguintes pontos:

Regulamento eleitoral: Deveria ter sido discutido e aprovado em AG. Espero que o venha a ser num futuro próximo. Pelo que foi dito por ambas as partes, a promessa de que o regulamento será cumprido já neste acto eleitoral é um sinónimo de evolução para um Benfica mais transparente, mais democrático e onde o associativismo é trazido para o lugar de destaque que merece.

Auditoria às contas: Sendo a Transparência uma das bandeiras de ambas as candidaturas, espero que a primeira medida da próxima Direcção seja promover uma auditoria às contas da SAD e Clube, por uma consultora independente.

Campanha eleitoral: Tem sido pautada pela elevação no discurso e pela conquista de algumas alterações face ao ultimo ato eleitoral, que trazem transparência e democraticidade para o Clube. Só assim, com sentido democrático, será possível recuperar a glória que TODOS ambicionamos.

Amanhã, no debate na BTV, é altura de ambos os candidatos darem respostas aos sócios sobre o passado e o futuro do Clube. Estes são os temas que gostaria de ver clarificados:

1-      Esclarecimento aos sócios de alguns negócios suspeitos (Vera e Farina à cabeça), onde alegadamente haveria conhecimento de membros da atual direcção e garantias de que doravante todas as transferências serão detalhadas na informação que o Benfica disponibiliza aos sócios e ao mercado (CMVM).

2-      O Vice-Presidente Jaime Antunes referiu que o Benfica não tinha interesse em aumentar a sua participação na SAD, em resposta à possível aquisição das ações em posse do ex-presidente LFV. Se assim é, como se justifica a OPA? Qual a posição dos membros que transitam entre a Direcção cessante e a Lista A? 

Não sendo uma prioridade creio que deverá ser promovida uma discussão sobre a atual estrutura acionista, dando voz aos sócios do clube, para se garantir um alinhamento a longo prazo sobre este assunto. Neste ponto também foi unanime a posição de ambas as listas, jamais o Clube perderá o controlo da maioria do capital da SAD.

3-      Concorrência desleal. Ao longo dos últimos anos foram vários os alertas de associados do Benfica, em sede de AG, sobre práticas desleais de alguns dos nossos rivais quer nas condições de crédito (taxas de juro) quer por eventuais perdões na reestruturação da dívida que foi sendo feita. Tendo em conta a ausência de respostas aos sócios em AG, bem como a ausência de uma posição pública ou junto dos órgãos que tutelam o futebol e o deporto em Portugal, qual a posição de ambas as listas em relação a este tema?

4-      Revisão Estatutária. É unânime  que os estatutos em vigor estão desatualizados. Está prevista a constituição de um grupo de trabalho para desenvolvimento de uma proposta a ser discutida e votada pelos sócios? É público que o Movimento Servir o Benfica (Lista B) tem uma proposta desenvolvida, qual a posição da Lista A em relação a este documento?

5-      Não tenho memória curta e vi em 2019, na última AG pré-pandemia, um sócio ser ofendido e agredido pelo Presidente em exercício. Na altura defendi a demissão do Presidente e um pedido de desculpas pública. Nada aconteceu, com a benevolência do Presidente da Mesa da Assembleia e demais corpos sociais. O que pensam sobre este episódio? Aos membros que transitam, porque não fizeram nada para minimizar o incidente apresentando um pedido de desculpa ao sócio em particular e aos restantes associados por tamanho desrespeito pela história democrática do nosso Clube? O que pensa fazer a próxima direção em relação a este incidente? Será instaurado um processo ao sócio e ex-presidente LFV? Quando será votado pelos sócios a ata dessa AG, da qual NÃO CONSTA qualquer referência à agressão?

Esta campanha é mais curta, haverá pouco espaço para as listas apresentarem os seus projectos, ainda assim considero fundamental conhecer o posicionamento de ambas as listas em relação a estes temas. Naturalmente, a Direcção cessante tem maior responsabilidade sobre temas do passado recente, pelo que está na mão dos mesmos garantir que se fecha de vez um capítulo negro da nossa longa história.

Outros temas que gostaria de ver debatidos:

- Estratégia de retenção e ampliação da base de associados;

- Apoio e desenvolvimento do projecto Casas do Benfica;

- Integração da equipa de futebol feminina na SAD e definição do Centro de Estágio do Seixal, como campo principal.

- Projecto Olímpico e Paralímpico.

- Como será constituído o concelho de administração da SAD Perfil/Nomes;

Faltam 3 dias, informem-se, leiam os programas de ambas as listas, vejam o debate amanhã e votem por um Benfica mais Forte. Seja “Por Todos, Com Todos. Benfica” ou a “Servir o Benfica”, saibamos todos honrar o nosso lema e cada um  contribuir individualmente por voltarmos a fazer do Benfica o Maior Clube do Mundo!

 Viva o Benfica!


5 comentários:

  1. porqueé que não existem mulheres nas listas candidatas aos de administração do benfica? uma vergonha

    ResponderEliminar
  2. Deixo estas questões :
    1º Os nossos rivais têm as compras e vendas detalhadas ?
    2º Faz o Benfica as vendas fantasiosas do F.C.Porto com Portimonense e Guimarães ? Se fizesse caia o carmo e a trindade, correcto?
    3º Não nos podemos esquecer do caso do aparecimento em blogues inimigos daas fichas clinicas dos jogadores, não estaremos arranjar que as nossas contas sejam escalpelizadas pelos CM e Record o Jogo a Bola desta vida ,quando nos clubes adversários nada se sabe ?
    As contas devem ser auditadas por empresas crediveis e em assembleia geral responder as questões levantadas pelos sócios e, nessas assembleias ser proibido a entrada de telemoveis para não se passar a vergonha da CMTV em directo relatar o que se passa na mesma ,isso deve estar previsto nos estatutos a alterar penso que concorda neste aspecto . uma boa tarde e até sabado ,ganhe quem ganhar será a direção eleita pelos sócios .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis,
      1º Não me interessa o que os outros fazem, interessa-me assegurar a transparência do Benfica.
      2º Correto. O Benfica não faz as vendas fantasiosas que os rivais, mas fez muitos negócios duvidosos, sem nunca dar uma explicação aos sócios.
      3º Não. Não temos que temer o que possam dizer programas de TV, temos simplesmente de desligar a televisão e deixá-los a falar sozinho.
      Em relação às AGs, aceito opiniões contrárias, mas sou a favor que as mesmas sejam transmitidas pela BTV ou em circuito fechado com acesso "reservado" a sócios.
      Saudações Benfiquistas

      Eliminar
  3. Concordo com transparência mas não com inocência ou sermos anjinhos ,todo o escarcéu em volta do Benfica será justificado ? Não acredito ,tivesse o Benfica as contas do Porto e Sporting e a comunicação social não largava o clube ,os perdões de divida do Sporting ou o passivo do Porto ,nunca mais ouviu falar em PASSIVO DESDE A CONCORRÊNCIA DESLEAL DO sPORTING QUE NUM PAÍS normal desceria de divisão portanto não sejamos inocentes crucificando os nossos, sendo arautos dos bons costumes estando rodeados de de mentirosos e trafulhas.

    ResponderEliminar