domingo, 29 de setembro de 2019

O Benfica, o Presidente e a AG!

Depois de duas noites mal dormidas (apesar da vitória de ontem), vou tentar dar a minha opinião do que se vive no Benfica, com base na minha forma de viver o Clube, da muita informação bebida e devidamente filtrada das redes sociais/Blogs/"Fórum", de muitas presenças nos últimos 10 anos em AG´s, de muitos jogos na Luz (e algumas deslocações) em que partilho vivencias com outros Benfiquistas e sobretudo do Amor inesgotável que tenho pelo BENFICA!

Posto isto seguem algumas notas:


1- O Benfica é hoje a maior potência desportiva em Portugal e maior candidato a vencer qualquer competição do panorama Nacional. No panorama internacional temos tido prestações miseráveis, sendo que o projecto será tentar reter ao máximo os jovens da formação para que possam dentro de 3/4 anos com mais experiência ambicionar a outros conquistas Até lá iremos perder muitas vezes, pois temos sido incapazes de equilibrar o talento do Seixal com jogadores com nível e experiência Internacional.


(Esta premissa é válida no Futebol nos últimos 5/6 anos (Masculino e Feminino). Nas Modalidades teimamos em não consolidar esta hegemonia. Infelizmente os projetos de cada modalidade não têm tempo de antena nem espaço para debate. Felicito os que vão apelando a uma maior militância nos pavilhões da Luz apresentando soluções concretas).


2- O Benfica é uma das maiores Marcas em Portugal e dotou a sua estrutura (Clube e Sad) de profissionais de excelência, tornando-se numa Empresa com níveis impares de Gestão.


(Por isto é que casos como os das faturas pessoais de DSO, autonomia de Paulo Gonçalves, inabilidade na segurança informática e troca dos serviços de catering e segurança são assuntos que devem ser explicados aos Sócios. Para que nunca se levantem questões éticas sobre a gestão que é feita do Nosso Clube!)~



3- Nos últimos anos, estes altos níveis de gestão, estão espelhadas nas contas do Clube e SAD, tendo o Benfica recuperado os seus capitais próprios, apresentando uma situação financeira invejável para qualquer outro clube português (e não só!).


(Aplaudo a melhoria contínua do Dr. Nuno Gaioso na clareza da apresentação dos relatórios. Nesta AG houve inclusive espaço para um conjunto de explicações adicionais sobre todas as empresas do Universo Benfica, prática que também saúdo.
Há naturalmente espaço para melhorias, sobretudo quando são colocadas questões diretamente por sócios e que ficam invariavelmente sem resposta, nomeadamente qual o motivo de nos orgulharmos de termos liquidado 250M€ de dívida bancária, quando no mesmo período outros competidores da mesma industria, beneficiaram de perdões de dúvida dessas mesmas entidades? Porque motivo não denunciámos esta situação? Foram ou não todos os Contribuintes Portugueses indiretamente lesados por má gestão em outro/s clube/s?)


Em relação ao nosso Presidente devo clarificar que nunca privei com ele, sendo a minha relação apenas de Sócio-Presidente.



1- Votei em LFV pela primeira vez nas últimas eleições. Os motivos foram simples: 4 anos antes o Presidente prometera o 3+1+50 e cumpriu. Adicionalmente, a ausência de militância e consequentemente de alternativas a LFV fazem-me dizer que foi o único Homem com Coragem para ser Presidente do Maior Clube do Mundo. Com toda a exposição mediática, sacrifícios pessoais e familiares que isso implica. Acrescido de uma vasta equipa de profissionais em todas as áreas que têm amparado o Presidente nos momentos menos bons.


Não obstante, a dificuldade que o próprio LFV criou, com a alteração de estatutos, ao aparecimento de listas opositoras. Aqui aplica-se o desígnio de um dos cânticos do SLB: "Porque o Benfica é Maior que Portugal". Estar apto a ser candidato a presidente do Benfica é mais difícil do que ser candidato a Presidente da Republica Portuguesa.



Palavra ainda para os comentadores e putativos candidatos que, nos últimos 10 anos, foram poucas as AG´s em que apareceram e menos ainda as vezes em que intervieram. Não vejo mal em utilizar as redes sociais e comunicação social para darem a vossa livre opinião mas, o local adequado para o fazerem são as Assembleias do Clube, olhos nos olhos com a direção, tal como na passada sexta-feira um dos sócios teve a coragem de fazer (já lá vamos!).



2- Nas eleições anteriores nunca havia votado em LFV derivado ao passado de relações e apoios a personagens que fizeram muito mal ao futebol português e ao Benfica. Acresce que durante esse período os resultados desportivos foram fracos e recheados de equívocos, sustentados por níveis financeiros assustadores e sem indiciarem o planeamento que hoje é feito e visível aos olhos de todos.



3 - Depois da última AG certamente não votarei em LFV. O nível de desprezo para com o maior ativo do Clube, os Sócios, teve o seu expoente máximo. O Líder máximo do Benfica não pode ter aquele tipo de comportamento. Agravado pela incapacidade em se retratar.

Concluo que a excelente recuperação económica e desportiva, consubstanciadas em vários títulos e uma situação patrimonial nunca antes vista, não dá carta branca para o Presidente achar que pode tomar todas as decisões sem que os sócios vivam essas decisões e as critiquem em caso de discordância.

Os muitos sacrifícios pessoais e familiares feitos por LFV nos últimos 17 anos, não permite que cometa violações aos Estatutos do Clube, insultando e ameaçando sócios do Clube.

O que se passou foi grave de mais para ser branqueado.


No que diz respeito às AG´s do Clube é importante debater sobre o seguinte:

1- O horário das AG´s é terrível. Sexta-feira às 20h30/21H00 é limitador de maior adesão, sábado ou domingo à tarde parece-me o horário mais abrangente.

2- Importa clarificar se as AG´s são para ser participadas e escrutinadas e, então faz sentido a transmissão das mesmas na BTV, live streamings no site do clube e/ou Casas do Benfica ou, por oposição, se o objetivo é manter o conteúdo das AG´s apenas para quem as assiste é necessário um maior controlo à entrada e, no limite, smartphones não entram.

3- Apelo a todos os que estiveram nesta última AG consultem a ata da mesma. Não podemos deixar que os factos sejam deturpados.

Nota final para os textos e áudios que têm sido partilhados como sendo a intervenção que despoletou a reação de LFV. Até agora nenhum corresponde à verdade. (Entretanto o Sócio agredido/insultado já partilhou as suas palavras e visão do sucedido, concordo com a maioria das suas afirmações sendo que importa realçar que foi dos poucos discursos da noite que não estavam ensaiados/preparados).


A falta de militância, o esquecimento da Mística e o adormecido Inferno da Luz:

1- Nos últimos anos a Direcção não tem sabido aproveitar o maior ativo do Clube: Os Sócios. Existe muita gente que pensa e debate o Benfica diariamente apresentado ideias que engrandeceriam ainda mais o Clube, sendo maioritariamente menosprezadas.
O que se assiste nas AG´s é um conjunto de lamentações de sócios que quando tentam apresentar ideias através dos canais próprios não obtêm resposta. Isto conduz a falta de Militância, restam alguns Dons Quixotes que continuam a lutar contra os moinhos de vento.

2- O esquecimento da Mística revela-se quando se insiste em extremar posições de Pró-Vieira e Anti-Vieira quando a Mística nos ensina que só existe uma coisa: SPORT LISBOA E BENFICA.

Infelizmente na sociedade em geral e, no Benfica em particular, as pessoas insistem em ver um Mundo a preto e branco. Espero que este texto vos ajude a ver que há outras cores, nomeadamente o Vermelho que tanto gostamos.

3- O adormecido Inferno da Luz. A maioria dos adeptos estão 90 minutos dormentes, não cantam, não riem, não fazem a festa e ainda se vão embora 5 minutos antes do jogo acabar. É preciso acordar este Inferno adormecido. Troquem o speaker, baixem o volume das colunas, chamem o Panão para cantar umas músicas, reinventem o voo da águia. Testem, irão falhar mas certamente irão fazer melhor de seguida.

Sr. Presidente é sobretudo por estes três últimos pontos que considero que chegou a altura de dar o lugar a outro. É altura de trazer sangue novo ao Benfica que possa dar continuidade ao bom trabalho que foi desenvolvido e elevar os níveis de exigência a uma patamar superior.

Existem muitos sócios satisfeitos com o seu trabalho da mesma maneira que existem outros tantos que estão insatisfeitos. O que desequilibra a balança a seu favor são os adeptos acomodados, são aqueles que ficam satisfeitos de ficar á frente do Sporting, os que ficam satisfeitos de dar luta ao Porto, os que não se importaram de abdicar da competição A em detrimento da competição B, os que acham normal os resultados das últimas campanhas europeias derivado a diferenças orçamentais, no fundo aqueles que com o Benfica a jogar com menos 1 a ganhar 1-0 ao Setúbal se vão embora nos minutos finais para não apanhar trânsito.

Tenho a ilusão que se possa desculpar pelo sucedido.

Nunca se esqueça que o Benfica é Festa e não uma guerra.

Viva o maior Clube do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica.

Hoje e sempre, Tudo Por Ti!









7 comentários:

  1. Excelente. Subscrevo, mas duvido que LFV tenha a dignidade de abdicar, de passar o testemunho e de lhe agradecermos com igual dignidade os serviços que prestou ao BENFICA, hoje concordo com a sua saída, discordo de algumas das suas políticas, mas também sei que algumas foram positivas, mas creio que o seu contributo terminou.

    ResponderEliminar
  2. Com os meus 20 votos pode ficar sentado que de pé cansasse.

    ResponderEliminar
  3. Excelente. Não custa nada opinar sem ofender. Obrigado.

    Concordo que LFV errou. O que vi que alegadamente foi dito pelo sócio agredido não é pertinente no tom ou na forma, poderia abordar qualquer dos temas sem ser acintoso, mas foi. Não me venham com a história das "verdades" ou da "ditadura" e do "dono do Benfica" que isso são só tretas. Não foi coragem, foi impertinência e infantilidade. A questão é que o Presidente do Benfica não pode ter aquele comportamento, ponto.

    Não concordo com "o que mantém o Vieira são os acomodados para quem ficar à frente do Sporting basta". Pelo contrário. O que me leva a defender Vieira é a ambição de ver o Benfica ir mais longe. Vieira tem ideias para fazer o Benfica crescer, e para crescer além do que as fronteiras definidas pelo mercado português permitiriam. Já escrevi montes de vezes que admito que este poderá não ser o melhor caminho, mas é um caminho e tem provas dadas, agora eu não vejo ninguém a propor alternativa que se perceba com maior potencial.

    Bolas, ele é atacado porque quer fazer um hotel, e eu digo "é arriscado, mas pode resultar". Se queremos crescer mais que o potencial temos que imaginar. Não bastam "contratações cirurgicas" e "apostas determinadas no futebol". Sejamos sérios, a imaginação de Vieira já nos levou mais longe do que a maioria de nós imaginávamos possível há 12/13 anos atrás. Quem disser o contrário falhou como Benfiquista porque tinha a obrigação de já se ter candidatado pois já tinha capacidade para exercer o cargo.

    Para chegar à Europa dos grandes o Benfica tem que se desenvolver e muito, muito mais do que eu imagino possível e o que eu vejo nos racionais dos críticos de Vieira já não traz crescimento, traz encolhimento.

    Pagamos comissões elevadas? Pagamos sim senhor. Mas não é precisa muita atenção para verificar que as grandes comissões vieram com as grandes vendas. Os negócios com o Benfica são bons para os outros mas também são bons para o Benfica.

    Venham de lá alternativas, mas caramba, o Vieira é um manipulador mas um individuo que faz umas contas a dizer que o Félix foi vendido por 48 M€ é o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bicadas, agradeço o teu comentário.

      Tu não fazes parte dos acomodados, fazes parte dos apoiantes que confiam na estratégia definida pelo Presidente e restante equipa de gestão. Nada contra.

      Os acomodados são aqueles que quando ganham está tudo bem e quando não ganham é tudo lixo.

      Sou apoiante de todos os projectos estruturais que LFV implementou e dos que tem em projecto (Hotel, Colégio, Rádio e expansão do Seixal). Convivo bem com os criticos do "Betão", pois não tenho dúvidas que com uma gestão eficiente estes ativos gerarão mais receitas do que custos.

      Em relação a alternativas a verdade é que não existem. Infelizmente RGS enverdou por um caminho que choca com todos os valores que eu defendo para o Benfica.

      Portanto estou numa fase do meu Benfiquismo que me consome a alma. O Presidente teve uma atitude indigna do Cargo que ocupa. Teve oportunidade para se retratar e não o fez.
      Ok. Mas e se ele se demitir? Não há alternativas válidas.
      Vou lá eu? Não tenho capacidade para tal nem os estatutos me permitem isso.

      Posto isto, gostava que o Presidente se desculpasse publicamente e anunciasse que não se iria recandidatar e se achasse por bem apontasse um possível sucessor.

      Eliminar
  4. Se opiniao e livre entao eu vou dar a minha com o mesmo direiro de quem e contra.
    Sou apoiante de Luis Filipe Vieira, o meu voto vai continuar a ser dele, ca longe no Minho tambem amamos o Benfica principalmente quando vemos socios que moram perto do Estadio do Sport Lisboa e Benfica e vemos as cadeiras vazias dos Pavilhoes....exigimos muito mas apoiamos verdadeiramente o Clube????
    Viva o Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA O MAIOR DE PORTUGAL E DO MUNDO!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Rosário, encher o Estádio da Luz sempre foi para mim uma prioridade que tinha de ser assumida, felizmente as assistências médias têm subido todos os anos. Em relação às modalidades o caminho terá de ser o mesmo dotar as equipas de grandes jogadores integrando jovens que sintam o clube desde pequenos. Penso que a direção tem relaxado um pouco e muitas vezes tem dado prioridade aos resultados financeiros em detrimento dos resultados desportivos. Este facto aliada à falta de militância dos adeptos conduz às bancadas vazias que vemos todas as semanas.
      Este é um mal que vem da direção até aos adeptos, convém recordar que são raras as vezes que os membros da direção acompanham as modalidades.

      Somos todos culpados da mesma maneira que somos todos responsáveis por mudar o status quo.

      Viva o Benfica

      Eliminar