quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Balanço

Tenho estado ausente nos últimos dias, pelo que decidi "retomar atividade" com um post de balanço ao eu de positivo e negativo identifico nestes 5 meses de época. Desafio-vos a fazer o mesmo exercício na caixa de comentários :)

Positivo:

- Passagem aos oitavos de final na Champions. A nível desportivo o Benfica tem de assumir a passagem aos oitavos como objetivo mínimo em todas as épocas, sendo cabeça de série a tolerância ao erro é ainda menor. A nível financeiro esta passagem representa um encaixe financeiro significativo e indispensável ao equilíbrio das contas do clube, que permitem continuar a investir no plantel ao nível do que foi feito nas últimas épocas.
 
- Renovação das principais referências da equipa: Gaitan e Jonas. Seguem-se as renovações de Júlio César e Sálvio.
 
- Afirmação de três jovens Benfiquistas com grande margem de progressão: Nélson Semedo, Gonçalo Guedes e Renato Sanches.
 
- Contrato com a NOS e venda do naming do Estádio. Talvez seja prematuro considerar estas parcerias como positivas sem saber o seu detalhe, mas se as verbas encaixadas permitirem baixar significativamente o passivo oneroso estarei de acordo com o destino traçado pela Administração.
 
Negativo:
- Eusébio Cup no México. Não só mandámos uma taça NOSSA para o México, como obrigámos a equipa a disputar o jogo em condições climatéricas adversas, longe de casa, 6 dias antes do jogo da Supertaça.
 
- Mau planeamento do plantel. Aquilo que era evidente para a maioria dos adeptos, não o era para quem teve a responsabilidade de formar o plantel. As soluções para as laterais e meio-campo foram amplamente discutidas, sendo evidente que estas eram as principais lacunas da equipa. Se para a posição de lateral direito apareceu Nélson Semedo e para o meio-campo Renato Sanches, parece-me de uma amadorismo atroz que com mais de 90 jogadores sob contrato não tenhamos um (deviam ser 2) lateral-esquerdo ao nível do resto do plantel. Já para não falar que o habitual titular termina contrato no final da época.
 
- Derrota na Supertaça. Depois da saída de JJ para o sporting, era imprescindível iniciar a época com uma vitória. Não estivemos à altura do desafio e do ponto de vista psicológico ficámos em desvantagem o que se veio a traduzir em mais duas derrotas (Campeonato e Taça de Portugal).
 
- Eliminação da Taça de Portugal e desvantagem pontual no campeonato. A incapacidade de implementar um sistema tático capaz de potenciar os melhores jogadores da equipa, tem se traduzido em exibições pobres e na consequente perda de pontos.
 
Conclusão: O Presidente e a sua equipa de gestão continuam empenhados em tornar o Benfica um clube de referência a nível mundial, do ponto de vista do aumento das receitas esta época tem sido um sucesso. No entanto, o sucesso empresarial tem de ser convertido em sucesso desportivo e no que toca ao planeamento desportivo desta época foram tomadas decisões que comprometeram as aspirações de todos nós. Espero que os "miúdos" segurem as pontas até Janeiro para que na reabertura de mercado chegue pelo menos um reforço para a lateral-esquerda, bem como espero que Sálvio e Nélson Semedo regressem ao ativo em pleno das suas capacidades já no próximo mês.
 
Depois é lutar com todas as forças para em Maio levantarmos o 35.
 
E Pluribus Unum

5 comentários:

  1. De acordo com o post, de facto o que mais me preocupa neste momento, apesar de achar que ainda faltam 2 ou 3 reforços para a equipa, em especial um lateral esquerdo e um médio centro (apesar da afirmação e qualidade do Renato, não se esqueçam que ainda é um miúdo, não pode ser ele a carregar a equipa neste momento, tem um potencial tremendo, mas ainda muito para aprender), preocupa-me mais a falta de um sistema táctico e um fio de jogo.

    Afonso Peres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que os proximos jogos tragam melhorias significativas.

      Eliminar
    2. Com este treinador...nem pensar!
      Estamos bem f.....dos.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Venda do naming do Estádio não está feita, é emprenhar pelos ouvidos através da comunicação social!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, não sei se as negociacoes irao chegar a bom porto, mas não tenho duvidas que o tema está a ser discutido. Uma das dificuldades a ultrapassar é o naming das bancadas que estao cedidos a outros sponsors.

      Eliminar