segunda-feira, 13 de julho de 2015

Eles nem sabem o que aí vem...

Um amigo sportinguista enviou-me o seguinte link para um artigo italiano no calciomercato.com. para colocar em causa a seriedade do Benfica.

Já tinha lido. O italiano não é o meu forte mas apanhei o essencial...  Um bom resumo, um pouco inquinado, com factos importantes omitidos.  É óbvio que a "roda dos milhões"  que assistimos e da qual TODOS os clubes participam é tudo menos transparente. Infelizmente o futebol tornou-se um NEGÓCIO MULTIMILIONÁRIO. À semelhança de outras áreas, serve-se da corrupção, do compadrio e da ilegalidade. No entanto, nem tudo é mau. Os melhores do mundo, destacam-se pela qualidade do trabalho realizado em inúmeras áreas de conhecimento. Desde os títulos da equipa futebol ao papel social do Clube.
Saber gerir um negócio dentro da legalidade é uma virtude.

Eu sou sócio do SPORT LISBOA E BENFICA, algo muito maior do que 11 contra 11.
Não é natural que entendas isso, mas mentir e falar do que não se sabe é feio...
O Benfica é uma democracia bastante funcional, sem interrupções, há muitos, muitos anos.
O Sporting é um exemplo de valores e o Benfica não?
A diferença entre o Benfica e o Sporting é que nós somos a vossa medida de comparação para TUDO: títulos, sócios, dinheiro, prestígio, jogadores, estádio, patrocínios, valores, ecletismo...
A nossa medida de comparação é o mundo.
E, não tenhas dúvidas, caminhamos para o topo.
E no final do dia, no que conta, na xinxa, NÃO LEVAM NADA desde o tempo do Levezinho. Uma razia...
Boa sorte. Vais precisar...


5 comentários:

  1. Bem, estive para aqui mais de uma hora a ler o artigo e a perceber quem é este Pippo Russo. O gajo parece ser conceituado (troca tweets com o Galliani e tudo...) e o artigo tem de facto muita informação sobre Portugal, o futebol português, etc., para um tipo italiano. O twitter dele está cheio de sportinguistas (vá-se lá saber porquê), deve ser por isso...

    Quanto ao "sumo". Atenção que é a segunda parte de um estudo sobre o Jorge Mendes, não sobre o Benfica. O que lhe faz "espécie" é vendermos tanta mata por 15M, eu diria que mais que isso é vendermos para clubes "do Mendes". É ilegal ?? Não. No máximo poderia ser concorrência desleal.

    Mas ninguém lhe disse que o Garay (que é jogador do Mendes!!) saiu por 6M ?? Que o Markovic foi por 25M ?

    Depois o Pippo Russo critica a A Bola porque, diz ele, o tal toque de Midas é uma falácia porque os meninos do Seixal valiam ou podiam valer bem mais. E aqui é que "a porca torce o rabo". Então porque não disse ele isso antes ?? Mais, até aceitaria que Bernardo valesse mais, mas TODOS os outros, algum valia 15M naquela altura ?? Financeiramente foi bom para o Benfica, obviamente.

    A crítica maior é à promiscuidade entre o Mendes (o mais forte agente do futebol mundial), os clubes "dele", os seus jogadores e treinadores. O Benfica tem sido um desses parceiros, mas não é o único, está até um link interessante sobre o Porto: https://it.eurosport.yahoo.com/blog/eurolandia/porto--mendes-e-quei-fittizi-700-milioni-in-11-anni-101609065.html

    Não tenho nada contra o Russo (além do twitter dele estar cheio de lagartos, mas se calhar o tipo era fã do De Franceschi...) e parece-me que é alguém que investiga antes de escrever, mas não vejo nada no artigo que manche o Benfica. Apesar de ele insistir na horrível saúde financeira do nosso clube. Que dirá o Pippo das contas dos outros ?

    Abraço benfiquista.

    ResponderEliminar
  2. Foram vendidos caros mas podem vir a valer mais... Ora se todos reconhecem que podem valer mais é precisamente isso que foi pago. Não o valor actual mas um valor especulativo. Se todos estavam no mesmo patamar é natural que tenham valores parecidos. Há um ano o Bernardo era uma incógnita maior. Já se esqueceram é que ele por ser uma fraca figura demorou mais a se desenvolver.

    O que acontece hoje no futebol é que há muito poucos negócios estanques. Ou seja por vezes uma venda serve para compensar uma compra falhada. Quando o Moutinho foi para o Mónaco o seu preço foi baixado para o Sporting receber menos. Mas não me parece que seja ilegal. Nem concorrência desleal porque o Benfica não está a vender coxos.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não percebi o problema ou a crítica do artigo. Todos nós devemos perceber que o futebol é o momento. É o momento porque ora o miúdo agora vale X e amanhã se não evoluir vale um décimo de X (mas também pode evoluir e valer 2, 4X). É o momento, porque há contas para pagar e 40 a 50% das nossas receitas ainda vêm das vendas que fazemos todas as temporadas.

    Tendo como base isso, não vejo problema nenhum, muito pelo contrário, do LFV ter encontrado um "distribuidor" dos nossos produtos. Se olharmos para as cadeiras de valor das principais marcas, verificamos que o distribuidor desempenha um papel fulcral em toda a venda. É ele que consegue colocar o produto que fabricas nos melhores mercados, onde possas tirar os maiores rendimentos. E é isso o que o Jorge Mendes é para o Benfica.

    Ao contrário da Doyen que tem uma política exploratória dos clubes, o Jorge Mendes assume verdadeiramente a sua posição no mercado: é um agente. Ele é um facilitador, pois acaba por apresentar quem está a vender a quem está a comprar. É óbvio que tem clubes com os quais está mais à vontade (Mónaco e Valência), mas trabalha com todos... melhor trabalha com todos aqueles que possibilitam maximizar as suas receitas. Isso é mercado. Isto é negócio.

    Menos claro são os fundos da Doyen. Por exemplo, eu se fosse o Antero Henriques, que tem 70k€ em trocos em casa, e sabendo que toda a gente sabe que vem de negócios como venda de droga, prostituição, etecetera, o que faria para tornar o dinheiro lavadinho? Colocaria no BES? Colocaria na CGD? Não! Colocaria na Doyen juntamente com os "meus" parceiros.

    ResponderEliminar
  4. O artigo serviu como arma de arremesso. Não tanto o seu conteúdo na integra, mas o teor (mais uma vez as dúvidas lançadas sobre as transferências dos nossos jovens atletas). O meu texto é transcrito do FB, inserido numa troca de argumentos mais abrangente pelo talvez não seja muito coerente com o artigo... A ideia era bater no lagarto e já era tarde :)
    Até porque eles andam outra vez todos inchados e pelo que leio por aí, há Benfiquistas a deixarem-se contagiar.

    Tyler, também não me parece que o artigo manche o Benfica apesar de algumas insinuações...

    71460_5/8, totalmente de acordo... O que rói quem não entende, é o facto de um jogador formado no Benfica (não esquecer que a formação não se esgota aos 18-20 anos), leva com um carimbo de qualidade. É uma questão de marca. Da mesma forma que pagamos mais para comprar produtos de marca só pelo logotipo que ostentam, a formação do Benfica começa a deixar esse logotipo nos seus jogadores, inflacionando o seu preço.

    PP, é exactamente isso, contudo, na minha visão, talvez ingénua, do futebol, dispensava essa vertente mercantilista, pois com ela vem o que de mais podre se encontra no mundo dos negócios e da alta finança. No entanto, como escrevi, "saber gerir um negócio dentro da legalidade é uma virtude", e, até prova em contrário, é essa a convicção que tenho em relação aos gestores da Benfica SAD.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Esse Pipo Russo e o site onde escreve são pagos para denegrirem o Benfica e os seus negócios. Quem lhes paga não é difícil de perceber mas são agências de comunicação dos nossos adversários que andam há anos a tentar diminuir o Benfica desde que se ergueu. Aqui é a ligação com o Mendes que tem dado tantos proveitos ao clube mas muita azia aos adversários.
    Não admira que o autor esteja bem informado já que as informações, muitas delas distorcidas e falsas, vão todas de Portugal. Faz tudo parte da estratégia de comunicação dos outros grandes e do modo como usam as agências de comunicação com que trabalham.

    Também estará ao serviço de empresários concorrentes, de gente que lhe paga. Há muita gente assim que escreve qualquer coisa desde que lhe paguem.

    Já não é primeira vez, começou o ano passado, depois de um artigo que era nitidamente faccioso e falso sempre a diminuir o Benfica, com informações falsas, não admira que hajam tantos lagartos a segui-lo, ainda lhe escrevi a desmentir muitas das coisas que escreveu, mentiras puras e duras, mas verifiquei que era tempo perdido pois ele e o site ganham dinheiro a fazerem fretes aos outros.
    Este Pipo Russo é mafioso e não podemos ligar ao que vende um italiano que se deixa pagar por qualquer coisa. Sei do que falo.
    O melhor é não ligar.
    Mas se tiverem atentos irão verificar que nas redes sociais dos lagartos irá surgir o mesmo tipo de argumentação que ele utiliza.

    O trajecto é este:
    1. Envia-se informação falsa e incorrecta para o estrangeiro sobre algo (Benfica, Mendes) para alguém pago e de confiança.
    2. O agente trabalha essa informação, dá-lhe um cunho pessoal e alguma credibilidade por ser publicada num site ou jornal estrangeiro.
    3. A informação trabalhada e manipulada, mas com mais "credibilidade", volta ao país de origem com o "toque" manipulado
    dado pelo estrangeiro.
    4. Esta nova informação é espalhada nas redes sociais pelos adeptos do clube que enviou a informação original.
    5. A ideia é que alguma publicação portuguesa tradicional "pegue" na "informação" a publique dando-lhe um cunho de maior credibilidade e torne a mensagem mentirosa uma verdade, lançando o descrédito sobre a vítima. É uma maneira como outra qualquer de "lavagem". Há quem lave dinheiro. Aqui lava-se informação.

    ResponderEliminar