Depois da análise aos emprestados do Benfica, aqui e aqui, vou dar início à analise das soluções que Rui Vitória terá à sua disposição a partir de Julho, altura em que a equipa regressará ao trabalho no Seixal.
Antes de começar pela posição onde Bento ganhou um lugar imortal na história do Benfica queria apenas deixar algumas notas que servirão de base à minha análise:
1- Uma das grandes lacunas de Jorge Jesus foi a incapacidade de ter um modelo de jogo alternativo ou capacidade para a equipa se ajustar aos vários momentos do jogo conseguindo controlar os seus adversários. Jogámos invariavelmente num 4-4-2 muito vertical na procura do golo e invariavelmente sem capacidade para controlar o jogo sem bola, sobretudo nos jogos contra as equipas ditas grandes. A meu ver Rui Vitória tem de ser capaz de implementar 2 sistemas distintos o 4-3-3 e o 4-4-2. Naturalmente que haverá rotinas que transitam de um sistema para o outro, mas é importante que o novo técnico perceba que é diferente jogar com o Tondela em Casa do que ir a Old Traford jogar uns oitavos-de-final da Champions. Assim sendo o plantel deve ser dotado de jogadores capazes de se enquadrar nos dois sistemas tácticos.
2- Apesar de todos querermos a integração dos jovens de maior potencial da nossa formação, creio que nenhum deles tem nesta altura a capacidade/maturidade para pegar de estaca no 11 titular. Assim sendo creio que deveriam alternar entre os treinos na equipa principal e os jogos da equipa B, sendo que pontualmente deveriam ser convocados para os jogos da equipa principal de modo a serem lançados de forma progressiva ao longo da época. Neste lote de jogadores incluo: Lindelof, Nélson Semedo, Guzzo ou J.Teixeira, Gonçalo Guedes e ainda Nélson Oliveira.
3- A meu ver o plantel não deverá ultrapassar os 25 jogadores já contabilizando alguns dos nomes acima referidos:
- 3 Guarda-redes
- 4 Laterais
- 4 Centrais
- 2 Trincos
- 3 Médios-Centro
- 5 Extremos (devido à lesão de Sálvio)
- 4 Pontas de Lança
4- Os jovens jogadores, já com idade sénior, devem sempre que possível ser emprestados a clubes da 1ª Liga com a garantia que serão opções regulares. Empréstimos a equipas da América do Sul ou segundas divisões europeias já se viu que afasta os jogadores do Clube e dificilmente voltarão a vestir o Manto Sagrado.
4- Os jovens jogadores, já com idade sénior, devem sempre que possível ser emprestados a clubes da 1ª Liga com a garantia que serão opções regulares. Empréstimos a equipas da América do Sul ou segundas divisões europeias já se viu que afasta os jogadores do Clube e dificilmente voltarão a vestir o Manto Sagrado.
5- No dia 9 de Agosto jogamos o nosso primeiro jogo oficial, nessa altura o plantel para época 2015/2016 já deveria estar fechado. Bem sei que o facto do mercado de transferências só fechar a 31 de Agosto, possibilita que os Tubarões europeus venham "pescar" a Portugal se tal acontecer devemos resistir ao máximo a essas investidas e em último caso ter alvos identificados para suprir essas saídas pontuais.
Caro Fred,
ResponderEliminarConcordo, excepto no que respeita à constituição do plantel. Na sua perspectiva consta um trinco e médio centro a menos e um ponta de lança e extremo a mais. Acrescentaria também, dois jokers, isto é, jogadores capazes de várias posições, incluídos já ou não na contabilidade das outras posições.
Eu preferiria:
- 3 Guarda-redes
- 4 Laterais
- 4 Centrais
- 3 Trincos
- 4 Médios-Centro
- 4 Extremos (5 com o Sálvio)
- 3 Pontas de Lança
- 1 Joker defensivo (ex: André Almeida)
- 1 Joker ofensivo (penso que o Tarabt foi contratado já com a sua polivalência em consideração)
Cumprimentos,
Isaías
Caro Isaías,
EliminarA meu ver um plantel de 28 jogadores é demasiado alargado, a não ser que nele já constem 2 a 3 jogadores da formação que terão oportunidades esporádicas no plantel principal.
No que toca a trincos creio que basta 2 (Fejsa e Samaris) com o tal Joker (André Almeida).
Em relação aos médios-centro penso 3 seriam suficientes ainda acreido na inclusão de 4 jogadores dado a abundância de jovens jogadores que temos para este posição.
Nos próximos dias com a análise posição a posição farei uma análise mais profundo que convido a participar :)
Obrigado pelo comentário
Saudações Benfiquistas
Fred
Relativamente ao plantel para a próxima época e pegando nas tuas directrizes do ponto "3", julgo que não ficávamos mal com uma equipa semelhante a esta:
ResponderEliminar- 3 Guarda-redes
Júlio César
Ederson
B.Varela
- 4 Laterais
Maxi
N.Semedo
Eliseu
?contratação?
Sílvio (faz as 2 laterais e acrescenta experiência e Benfiquismo)
- 4 Centrais
Luisão
Jardel
L.Lopez
Lindelof
- 2 Trincos
Samaris
Fejsa
+ J.Teixeira
- 3 Médios-Centro
Cristante
Muhktar
R.Amorim
+ Guzzo
- 5 Extremos (devido à lesão de Sálvio)
Carcela/Taarabt (acredito que apenas 1 fique no plantel final)
Gaitán (wishful thinking)
Pizzi (tanto pode ser MC como ED)
Zivkovic
Sálvio
?contratação? (caso apenas fique 1 dos marroquinos ou se confirme a venda do Gaitán)
+ G.Guedes
- 4 Pontas de Lança
Jonas
Mitrovic
N.Oliveira
J.Rodriguez
É apenas um exercício "à lá FM", mas a verdade é que temos uma boa base. Conseguíssemos segurar o Gaitán e garantir as contratações dos sérvios, assim como integrar os talentos emergentes da equipa B e... tenha o RV unhas para esta Gloriosa guitarra.
Amigo Anónimo sem Nome,
EliminarNaturalmente o meu tal como o seu é meramente um exercício "à lá FM". Não dispomos da informação que o Presidente e sua equipa tem para tomar as suas decisões de compras e vendas de jogadores.
Discordo em alguns jogadores que incluiu, mas para haver suspense não vou dizer quais são. Nos próximos posts poderá aferir essas mesmas discordâncias :)
Obrigado pelo comentário
Saudações Benfiquistas
Fred