quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Festa do Jamor!

Dever Cumprido!!

Numa análise simples e sussinta ao jogo penso que não fizemos uma primeira parte de encher o olho, apesar de não termos jogado propriamente mal. Melhoramos na segunda parte e acabamos por cumprir o que nos era pedido.

A jogar com três homens no meio campo, ganhamos claramente maior consistência na construção e recuperação de bola. Como não há bela sem senão, perdemos a capacidade de encostar os nossos adversários às cordas com o famoso rolo compressor que JJ tanto gosta..

Apesar destes 3 elementos e de um maior preenchimento desta zona, senti necessidade de ver Aimar baixar mais no terreno para ter mais bola e pautar mais o jogo. Precisava de jogar mais perto do míudo e mais longe de Lima.

Ainda assim, bons apontamentos para El Mago que ainda está muito longe daquilo que nos habituou. Revelou-se muito importante também a travar o início da construção do Paços. Duas ou três recuperações de bola e um cartão amarelo durante a primeira parte.

Ao longo do jogo uma palavra para Matic, que está cada vez melhor na ocupação dos espaços. Contei um sem número de recuperações de bola, mas tem que ter cuidado nas saídas para o ataque. Não há necessidade, principalmente se jogarmos com três homens, de ser tanto ele a querer construir. Jogando com dois, essa necessidade é maior, mas maior é também o risco se perdermos a bola.

Na 2ª parte, e com a passagem de Nico para o meio, é ele a tocar em Salvio que parte o lateral e Lima "só" tem que enconstar. Que Matador!

A utilização de um modelo mais próximo de um 4x4x2, que coíncide com a entrada de Rodrigo em campo, e com a saída de um "10" puro, tem influência quase directa no rendimento do miudo André Gomes que parece crescer no campo, fruto da necessidade de ser ele o primeiro e principal obreiro das saídas para o ataque, tornando-se num "box to box" com uma capacidade de passe muito acima da média (e com os dois pés)...

Quanto aos suplentes, Rodrigo entrou bem, John nem por isso mas molhou a sopa demonstrando oportunismo, também se pede a um extremo...

Sem individualizar mais, fizemos um bom jogo colectivo, cumprimos o nosso o nosso papel e demos um passo de gigante rumo ao Jamor...


Uma nota final: Com o modelo de jogo da primeira parte, alternativo ou não, JJ já conseguiu ganhar uma coisa: factor surpresa... Agora será mais difícil para as equipas adversárias planearem os jogos contra nós... Até nós, nas nossas previsões para os jogos, seremos certamente mais díspares.


Venha de lá essa festa do Jamor!


Sem comentários:

Enviar um comentário