segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Se eu fosse Presidente do Benfica...II

Ainda não tinha tido tempo para fazer algumas considerações sobre a AG da passada quinta-feira.

Não vou falar de petardos, nem de insultos, nem de outros incidentes que em nada dignificam o Clube.

Existem pequenas alterações que iriam permitir um melhor funcionamento das AGs, bem como garantir a transparência das votações.




1- Dia e Hora da AG

O Benfica é dos Sócios, pelo que a data e o dia das AG, local adequado para discutir o futuro do clube, deve ser realizada numa data que permita ao máximo de sócios estar presente.

Quinta-feira ás 21h não me parece o melhor dia/hora para esse efeito.

Sugestão: Sábado à tarde/noite ou Domingo à tarde.

2- Validação dos votos a atribuir

Não me pareceu claro/transparente o processo de atribuição de votos aos associados.

Julgo que esta deveria ser feita num local mais amplo onde se pudesse validar e indicar de forma ordeira qual a mesa onde levantar o respectivo voto(s).

3- Modelo de Votação

Como um associado frisou numas das intervenções da noite, o modelo de voto de "mão no ar" é arcaico, primário, pouco transparente e gera confusão desnecessária. Já para não falar da exactidão mais do que duvidosa das contagens, não por má fé de quem conta mas pela dificuldade natural deste método de votação.

Sugestão: Voto em urnas divididas por intenção de votos.

4- Apresentação do Relatório

Não fazem sentido dissertações de 30 minutos por parte de um orador, membro da direcção, sem se recorrer a meios auxiliares que não o próprio documento impresso.

Um ecrã/tela gigante ajudaria não só o orador como também a audiência. O Presidente reconheceu esta lacuna e prometeu alterações em futuras AGs.

Deveriam ser explicadas aos sócios as variações nas principais rubricas de receitas (Quotas e Merchandising) e despesas (FSE e Gastos com Pessoal).


5- 1 voto vs 50 votos

Concordo que haja uma discriminação positiva entre aqueles que são sócios há 25 anos e aqueles se fizeram sócio apenas há ano. No entanto custa-me a aceitar que o voto de um sócio mal intencionado/informado possa valer tanto como o de 50 ou 10 bem intencionados.

Da mesma forma que não concordo que os votos das casas do Benfica valham 50 votos. Respeito as casas do Benfica e acredito na mais valia que estas representam, mas não concordo na atribuição dos 50 votos às mesmas. Esta discussão fica para um post futuro.




2 comentários:

  1. Caro Fred,

    O titulo do post correto, deivia ser: "eu fosse Presidente da Assembleia do Benfica..."

    Abraço,
    BMC

    ResponderEliminar
  2. Caro BMC,

    Concordo que algumas das sugestões poderiam/deveriam ser assumidas pelo Presidente da Assembleia em concordância com o Presidente do Clube.

    O nome da rúbrica é um mero promenor.

    Saduações Benfiquistas,
    Fred

    ResponderEliminar