domingo, 7 de outubro de 2012

Preocupação

Estou preocupado...

Depois de ler alguns textos na blogosfera, chego à conclusão que eu (e grande parte) dos sócios do Benfica, passaram ao lado de um momento marcante na vida do Clube.

Falo,obviamente, na revisão dos estatutos realizadas em Março de 2010.

Os novos estatutos integram alterações que revelam claramente que a Direcção quis salvaguardar a sua posição na frente do clube. Isto pode ter acontecido por três razões:

a) O Presidente (e direcção) estão agarrados ao poder e não querem correr riscos de serem destronados. (interesses pessoais)

b) Alguém exerceu pressão sobre o Presidente para que os estatutos precavem-se que esta direcção estaria salvaguardada (credores).

c) O Presidente e a direcção julgam que são as melhores pessoas para liderar o clube e queriam salvaguardar o clube de eventuais candidatos mal intencionados.
Não deixo de acreditar que podemos ser campeões com esta direcção e que esta tudo fará para que isso se torne realidade. No entanto, desiludem-me as medidas/posturas anti-democráticas protagonizadas por membros da actual direcção.

Algo que me custa a perceber/aceitar é que num universo de 220 mil sócios (mais coisa, menos coisa) seja  ínfimo o número de sócios que estejam aptos a ser presidente do Benfica. Além das condições impostas:

a) Mínimo de 25 anos (ininterruptos) de sócio efectivo.

Temos as condições inerentes a cada individuo:

b) Disponibilidade - Tem de ser alguém a entregar-se 24 horas por dia ao Benfica.

c) Paixão/Vontade - Paixão pelo clube e vontade de vencer.

d) Capacidades - Humanas e Técnicas.

Juntando todas estas características quantos candidatos à presidência do Benfica poderíamos ter?

5,10, 50, 100, 1.000?

Este é apenas um dos exemplos daquilo que eu não quero para o Benfica. Não quero uma direcção autista e cega no poder. Quero uma direcção que oiça os sócios e que lhes dê participação activa na vida do clube e nas decisões que são tomadas.

Que fique claro: para mim o presidente poder ser o LFV ou outro qualquer desde que todos os sócios sejam respeitados e a principal motivação seja devolver a Glória ao BENFICA.

Já disse várias vezes e volto a repetir  que a principal mais valia do clube são os sócios e a vontade que temos de participar/ajudar o Clube. A Direcção do Benfica tem de aproveitar o capital humano que está ao dispor do Clube.

Segundo percebi os estatutos só podem ser alterados de 4 em 4 anos (2014) e só são válidos 2 anos depois da sua aprovação (2016). É indispensável, que nessa altura os estatutos sejam novamente revistos. Os sócios deverão ser envolvidos e todos JUNTOS deveremos ser capazes de redigir um novo documento que seja a base orientadora dos princípios que regem o clube.

Temos de ter isto presente na nossa mente e não deixar passar os momentos marcantes da vida do clube como o fizemos em 2010.

Todos nós sentimos o Benfica, mas o mais importante é que o BENFICA nos sinta a NÓS!

TUDO POR TI BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário