terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dúvida existencial...

João Manuel Vieira Pinto.
Aproveito esta paragem do campeonato para lançar a discussão e tentar recolher opiniões sobre um jogador pouco consensual para os adeptos do Benfica.

Isto porquê? Porque foi durante anos o jogador que ingloriamente levou o Benfica ás costas (302 jogos dos quais 199 foram a capitão e 90 golos). Será que se o Sr. Vale e Azevedo não tivesse passado pelo Benfica, JVP não seria, hoje em dia um símbolo ainda maior do que Rui Costa no Benfica? Por outro lado, um jogador que passa 8 anos no ENORME, 5 dos quais como capitão sendo considerado o "menino de oiro" pelos adeptos, mesmo sendo dispensado, NÃO pode atravessar a 2ª circular e ir jogar pelos lagartos... Mas será imperdoável?

Assim sendo qual o sentimento a nutrir por este jogador? Pena pelo que Sr. Vale Tudo lhe fez? Ou repulsa pela traição? Fico à espera das vossas opiniões...

Nota: O João Pinto foi o meu maior ídolo na infância, e durante anos senti nojo por ele ter trocado o Manto Sagrado, por uma camisola reles e sem história...


Lembram-se???

4 comentários:

  1. Não tenhas dúvidas...
    O João Pinto será sempre um símbolo do nosso Clube. Foi com choque que reagi à notícia da sua dispensa, que todos atribuem a Vale e Azevedo mas Jupp Heynckes também teve a sua quota parte de culpa.

    Foi um jogador FENOMENAL. Mas não foi isso que fez dele o "menino de ouro". Foi a sua garra e a forma apaixonada como defendia um clube que durante alguns anos foi motivo de chacota de muitos.
    Foi um dos melhores capitães da história do Benfica, disso não tenham dúvidas.

    Não entendo como foi capaz de tamanha traição, não ao clube, mas aos adeptos... Foram, por certo, umas quantas milhões de razões em forma de €. Lamento.

    Hoje em dia é um pãozinho sem sal... Que nunca se compromete nas suas intervenções para não ofender ninguém. É natural. Faz parte da profissão que abraçou pós-futebol.
    Mas qualquer um mais atento (ou idealista como eu) nota no seu discurso quando fala do Benfica um sentimento que todos os jogadores que por cá passam deviam sentir: Orgulho por ter jogado no MAIOR CLUBE DO MUNDO...

    ResponderEliminar
  2. Para mim continua a ser o maior e um dos grandes capitães do Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Merecia outro tratamento. Nao desceu na minha consideracao apos irt para o Sporting - sendo realista, e nao querendo ir para o estrangeiro (total direito de decidir a sua vida) so havia duas hipoteses. Escolheu a menos ma, na minha opiniao de benfiquista e portuense. Uma pena ter sido escorracado por opcao de um presidente controverso e de um treinador que na epoca anterior tinha passado um mes na Argentina para comprar Bossio e Rojas (o que automaticamente o desqualificava para dar qualquer palpite no plantel do ano seguinte, quanto mais dispensar JVP e nao querer o regresso de um Paulo Bento ainda em bom nivel).
    Cumprimentos e visitem qdo quiserem

    www.thebutterflyislate.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Gostei sinceramente do teu blog...
    Porque a vida não é só bola...

    Abraço

    ResponderEliminar