domingo, 26 de setembro de 2010

Boa vitória

Boa exibição. Afirmativa, concentrada, consistente. Pena o desacerto na finalização, caso contrário o resultado seria semelhante aos das duas últimas épocas.
Os primeiros 15 minutos foram mornos, sem oportunidades de golo, mas com o Benfica a mostrar personalidade.  A partir daí e tirando os últimos 5 minutos de ambas as partes o Benfica dominou. Jesus optou por manter Coentrão a extremo, entregando na maior parte do tempo, a ala direita a Gaitán, sendo que o argentino descaiu muito para o meio por vezes criando algum desíquilibrio táctico defensivamente.
Mais um penalty claríssimo ficou por marcar. Não me parece que o lance do Maxi seja penalty, mas não garanto que se fosse ao contrário não estaria a reclamar mais um penalty para o Benfica. A situação do César Peixoto é muito difícil ajuizar, aceito a decisão do árbitro.

Individualmente:

Roberto (7) - Muito boa exibição. Seguríssimo nos cruzamentos. Duas defesas importantes especialmente a que negou o golo a Babá, enchendo a baliza. Bom jogo.
Maxi (5) - Revelou estar a subir de forma física. Penso ter sido o primeiro jogo em que jogou os 90 minutos ainda que não tivesse o seu substituto no banco. Os equilíbrios na ala direita do meio campo ainda não estão encontrados, deixando o Maxi muitas vezes um pouco desamparado. Cumpriu.
Luisão (6) - Uma pequena falha na 2ª parte quando permitiu que Tchô recebesse a bola sozinho, mas logo de seguida recuperou e cortou o remate do adversário. Muito bem no jogo aéreo, não tendo perdido nenhuma bola. De realçar que não fez nenhuma falta, aspecto positivo pois o capitão tem por hábito fazer algumas faltas desnecessárias.
David Luiz (6) -  Mais consistente do que em jogos anteriores. Foi objectivo quando levou a bola para frente especialmente to timming do passe. Forma com Luisão a melhor dupla de centrais do futebol português.
César Peixoto (6) - Defendeu  e atacou bem. Esteve melhor que o Maxi. Melhor jogo da época.
Javi Garcia (7) - Em clara subida de forma (finalmente). Excelente cobertura do meio campo, permitindo a C. Martins uma maior liberdade para jogar mais perto da área do Marítimo. A sua subida de forma está associada à subida de forma do Benfica.
Carlos Martins (7) - Muito em jogo, sempre em busca da bola. Mais calmo com a bola nos pés e decidindo quase sempre bem. Excelente passe para a desmarcação de Saviola que dá origem ao golo.
Gaitán (7) - Mais um fez o seu melhor jogo da época. Muito boa primeira parte. O passe que faz para o falhanço de Saviola é excelente. Podia ter marcado por duas ocasiões.
Fábio Coentrão (8) - Não fez uma boa 1ª parte, antes pelo contrário, mas compensou na segunda. Sempre em alta rotação, uma confiança extraordinária. Marcou um golaço e ofereceu outro a Cardozo que desperdiçou. Cartão amarelo justo. Melhor em campo.
Saviola (7) - Pena os dois golos falhados. Fez um muito bom jogo, cumprindo tácticamente o que Jesus lhe pede, que lhe atribui um papel determinante na manobra ofensiva, fazendo a ponte entre o meio-campo e o ataque. Não sentiu a falta de Aimar e entendeu-se muito bem quer com Gaitán, quer com Carlos Martins.
Cardozo (5) - Dois falhanços que não lhe perdoaríamos caso Fábio não resolvesse. Mas não acho que tenha feito um mau jogo. Esteve muito bem a segurar a bola de costas para a baliza e fez dois passes de morte: um para Saviola e outro para Gaitán. Devia ter sido substituído.
Salvio (5) - Gostei. A forma confiante como parte para cima dos adversários e os deixa para trás não deixa dúvidas quanto à qualidade do jogador. Pode ser um dos melhores jogadores do campeonato.
Jara (4) - Muita vontade e pouca clarividência. Faz-me lembrar o "profeta" Isaías. Precisa de mais minutos.
Airton (-) - Cumpriu.


Foi por demais evidente a superioridade do Benfica e, concordando com Jorge Jesus, não havia necessidade nenhuma de não termos garantido a vitória mais cedo. Podíamos e devíamos ter marcado 4 ou 5. 3ª vitória consecutiva e sempre em crescendo de qualidade e forma física, deixando-nos (ainda) mais confiantes para o que aí vem, a começar já a meio da semana contra o Shalke 04, num jogo, como sempre, para ganhar...

RUMO AO 33º!

Sem comentários:

Enviar um comentário