Aqui vai o habitual exercício de FM de fecho de época. Pressupostos:
1- Não tenho nenhuma informação privilegiada do Clube, nem dos empresários ou jogadores, pelo que isto é um exercício meramente especulativo.
2- Situação Financeira. Não sei ao certo quantos milhões temos de encaixar até 30 de Junho, mas diria que para equilibrar o exercício deveríamos registar 50M€-60M€ de mais valias.
3- Precisamos de reduzir o nº de jogadores com contrato, parte dessa redução de custo deveria ser canalizada para a retenção dos melhores jogadores.
4- O Benfica tem de ter um sistema de jogo enraizado e se possível replicá-lo nos vários escalões. Não sou especialista em treino ou tática, pelo que o plantel tem de ter qualidade suficiente para jogar em 3-5-2, 4-3-3 ou 4-4-2 de acordo com a estratégia definida para cada jogo.
5- O modelo de formação do Benfica assenta na rotação dos jogadores entre as várias equipas, permitindo que jogadores mais jovens joguem um patamar acima do seu escalão. Como é que este modelo é concretizado na equipa principal? No passado recente os dois modelos implementados falharam. Não queremos o Clésio a lateral-direito como o Rui Vitória se lembrou um dia, nem queremos a aposta errática de JJ nos jovens. O que pensa o próximo treinador deste modelo?
6- Só estou a considerar os jogadores com idade júnior que já estão a competir num patamar superior. Devemos ter mais cerca de 32 (?) atletas nestas condições, é provável que alguns desses atletas reforcem as equipas B/Sub23.
7- É possível existirem erros, sejam compreensivos e escrevam nos comentários.
8- Fontes: Transfermarkt e Ser Benfiquista
Pressupostos equipa principal:
1- Plantel curto (25+1) em que os não convocados jogariam na equipa B. O 3º Guarda-redes alternaria entre o Samuel Soares e o André Gomes.
2- Jogaria preferencialmente em 4-3-3, assumindo que faria os possíveis para manter Darwin por mais uma época do lado esquerdo do tridente ofensivo. Se o quiserem levar batam a cláusula.
3- Faria 4 contratações: Defesa direito (Bah?); defesa esquerdo; médio-defensivo; médio ofensivo (Gotze?). Estou a assumir que o Weigl subirá para nº8, sendo necessário contratar um titular indiscutível para trinco. Caso o novo treinador entenda que o Weigl será o nº6, teremos de contratar um nº8 (Enzo Fernandez?).
4- Mediante boas oportunidades de encaixe financeiro e assegurando substituição por jogadores de igual valia, deixaria sair: Vlaco; Grimaldo; Rafa e Cebolinha.
5- Jota, Florentino e Nuno Santos se for contratualmente possível, voltariam a casa
Nota: Diz-se que Musa está contratado, no plantel que apresento não há espaço para mais um avançado. Se vier que parta a loiça toda.