domingo, 28 de novembro de 2010

Positivo

Mesmo antes do apito inicial, enviei ao Fred um SMS: "4-1. 2 de Cardozo, Saviola e Sálvio quando entrar." Foi quase...
Estava confiante numa boa resposta da equipa e os jogadores fizeram-me a vontade ainda que em alguns períodos de jogo a qualidade do futebol tenha sido má.



O Tacuara voltou à titularidade e aquilo que melhor sabe fazer: espetar a bola na baliza adversária.
Na família, o Cardozo tem a alcunha de "mongolóide". Que me desculpem os mais sensíveis e sem querer faltar ao respeito a ninguém... Aquelas paragens cerebrais (ao melhor estilo do C. Martins...) podem ter explicação no facto de ele calçar chuteiras 2 números abaixo do seu, pelo menos é o que parece pela cara dele em campo... Verdade, verdade é que ele marca golos que se farta. Hoje não falhou o penalty, marcou um GOLÃO e ainda assistiu o Saviola para o terceiro. Acho extraordinário alguém ser ainda "comido" pela única finta que o Cardozo sabe fazer, mas a verdade é que o super-mega-genial Hugo ainda deve estar a tentar deslocar as córneas novamente para o seu devido lugar...


Individualmente e curtinho:

Roberto - Seguro.
Maxi - Consequente no esforço constante. Bom jogo.
D. Luiz - Mau jogo.
Luisão - Cumpriu.
F. Coentrão - Bem a defender, escasso a atacar.
Javi - Melhor jogo da época.
R. Amorim - Cumpriu. Importante na ajuda ao Javi.
Gaitán - Não é extremo, nunca vai ser. Melhor a defender do que em jogos anteriores. Muito a aprender.
C. Martins - Discreto, mas muito esforçado. Importante a fechar o meio-campo.
Saviola - Muitos Km. 1 Golo. Positivo.
Cardozo - Golaço!
Kardec - Sem tempo para mais.
Sálvio - Sem tempo para mais.
Jara - "Fusso" mas sem tempo para mais.

Jorge Jesus - Apostou no Rúben e resultou. É óbvio que ajuda a equilibrar o meio-campo e isso reflectiu-se essencialmente na exibição do Javi. A equipa não mostrou uma dinâmica ofensiva por aí além mas esteve bem de uma maneira geral. Substituições muito tarde...


Ganhámos e a equipa foi quase sempre sólida e concentrada. Recuperámos 2 pontos. Muito bom. Venha o Olhanense.

VIVA O BENFICA!

Beira-Mar vs Benfica

Nestas alturas em que os indicies de confiança são baixos e o futuro imediato não se vislumbra por demais risonho, nunca deixo de ver os jogos. Se é verdade que me desliguei um pouco da "barulheira" em torno do Clube, quer na imprensa, quer na Gloriosasfera, não ignoro o que se passa, nunca.

Nestas alturas volto às origens. Volto a ver o Benfica só porque sim... Porque amo o BENFICA!

A minha equipa para hoje:


TUDO POR TI, BENFICA!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Inacreditável...

...A forma infantil, displicente, desconcentrada e irresponsável como a equipa se apresentou ontem em Israel. Um vergonha para todos os benfiquistas! Não podemos aceitar de bom grado que o Benfica leve três secos em Israel. Não! Basta! Basta de viver da época passada! Estou demasiado frustrado com o jogo de ontem para escrever seja o que for. 
Jogadores, treinadores, dirigentes: Vão pó C*****!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Hapoel vs Sport Lisboa e Benfica

Hoje, como em todos os jogos, os jogadores do Benfica têm que entrar em campo dispostos a dar tudo o que têm e o que não têm para dignificar a LINDA camisola que envergam. Só à um resultado admissível e esse resultado obviamente é a VITÓRIA.

O meu 11 para logo é o seguinte:
Roberto
Maxi, Luisão, D.Luiz, F.Coentrão
Javi
Sálvio,Gaitan
Aimar
Saviola e Cardozo

Se no jogo de Lyon e do Shalke apelei a alguma contenção táctica julgo que frente ao Hapoel o Benfica terá de assumir o jogo e ir para cima do adversário, sempre com humildade e respeito pelo adversário.

Tragam os 3 pontos, mostrem que estamos bem vivos e espalhem a magia do BENFICA EUROPEU!!!!

FORÇA BENFICA!!! TUDO POR TI!!!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Linha Avançada...

Depois de alguns dias de inactividade, escrevo este post de forma a lançar a discussão sobre algumas questões da linha avançada do Benfica, vou fazer as perguntas e dar a minha opinião sobre as mesmas:

1- Qual a melhor opção Cardozo ou Kardec?
Para Quarta-feira se fosse JJ lançaria Kardec na partida, dando alguns minutos de jogo a Cardozo para que este comece a ganhar ritmo. Em igualdade na condição física pela experiência e instinto goleador prefiro o Cardozo, o que não quer dizer que não acredite no potencial de Kardec, porque acredito. Acho que deve haver alguma rotatividade entre ambos.

2- Saviola mesmo fora de forma deve jogar?
Sim. Apesar de este ano não estar a mostrar a condição física e o faro para os golos demonstrado na época passada, julgo que deve ser aposta na quarta-feira. Já o defendi aqui que de vez em quando um jogo no banco de suplentes não lhe faria mal (não contra o porto).

3- Mais minutos para Weldon e Jara?
Sim, sem dúvida.

4- Emprestar Jara para ir buscar Funes Mori?
Depende do clube para o qual se vai emprestar Jara e quais as condições que Funes Mori vem.

5- Nuno Gomes, renovação?
Não. Se quiser continuar a jogar ninguém poderá apontar o que quer que seja ao jogador, cá estaremos à sua espera quando pendurar as chuteiras. Só dos que defende mais minutos não só para ele mas para todo o plantel, sempre fui um crítico da rotatividade (ou falta dela) aplicada por JJ.

Vocês o que fariam???

Venham os Israelitas que a malta já tá com fome de bola!!!!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Funes Mori e Rodrigo Mora

Segundo a tão "bem informada" imprensa desportiva Funes Mori vai reforçar o Benfica, já a apartir de janeiro, por 8 milhões de Euros. Então ontem o Benfica só iria contratar jogadores a custo 0 e hoje já vai comprar um jovem argentino por 8 milhões? O que é que mudou de ontem para hoje?

Outro nome avançado pela descomunicação social também para o sector dianteiro da equipa é Rodrigo Mora... Será que podiam inventar uns nomes para posições que o Benfica necessita realmente de ser reforçado? Um lateral direito? Um extremo-esquerdo? É que avançados já lá temos muitos...

Vamos aguardar para ver quantos mais nomes irão aparecer até ao final de Janeiro... Reforço a minha aposta que chegaremos aos 100 nomes...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A pressão do Beira-Mar

Parece-me evidente qual a estratégia: Dar uma de calimero para ver se os Benfiquistas não deixam de ir ao estádio... Alguém acredita que o jogo não se realiza...? Há sempre alguém que se chega à frente. Estão é com medo de perder a receita da época. O boicote faz cada vez mais sentido...

BANCADAS VAZIAS EM AVEIRO!!!!

Pro-Nuno Gomes vs Anti-Pro-Nuno Gomes

Após o jogo de Domingo, no qual o nosso capitão (lembram-se?) marcou um golo, muitos dos que ainda apreciam as qualidades do Nuno  Golos, exultaram, para logo serem contrariados por outros tantos que apesar de reconhecerem ao jogador qualidades desportivas e humanas, não viram nada de especial e revoltaram-se contra a felicidade dos primeiros. Incrível, digo eu...

É verdade que marcou quando o jogo estava resolvido, num frango do redes contrário, mas esforçou-se, lutou por aquela bola e mereceu o golo que dedicou ao pai, recentemente falecido, num gesto bonito e pessoal. 
Eu gritei "Toma! Vai buscar!" depois de saltar em festejo, porque gosto do capitão, porque é um símbolo do clube, porque ele é do Benfica e pelo Benfica. Não tem lugar no onze? Não, não tem? Podia ter jogado mais minutos? Podia e devia. O futebol apresentado este ano pelo nosso Clube assim o justifica. Terá lugar no próximo plantel? Não me parece. A sua condição física já não é a melhor e parece-me bastante mais pesado (para não dizer gordo). A minha pergunta é qual é o drama desta situação? Porque temos nós de arranjar problemas a nós próprios? Não chega já termos de jogar muito à bola, contra tudo e contra todos? Temos de nos dividir? 
O jogador julga ter condições, o treinador não, o treinador é que manda, a direcção é que decide, siga para bingo... Agora censurar quem tem opiniões diferentes? Julgar ser o dono da verdade? Dá mau resultado...

E depois culpam-se os jornalistas... Claro... A culpa é deles que alimentam estas polémicas... Aliás, eles nem devem ter internet para avaliar quais as questões que os benfiquistas debatem online para saber o que vai vender mais...

É obviamente uma parvoíce reduzir o jogo ao golo do Nuno Gomes. Ignorá-lo é uma parvoíce maior ainda.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Armada argentina afunda Naval


O título do post diz muito do que se passou na Luz. Mas não diz tudo. 
O Benfica fez uma boa exibição, especialmente na 2ª parte uma vez que na primeira deixamos a Naval rematar demasiadas vezes (todas elas orgasmicamente registadas pelo comentador da TVI que fez um trabalho tão merdoso, mas tão merdoso...). Marcámos 4 mas podíamos ter marcado 10 e sofrido 2 ou 3. Foi por isso um jogo agradável de assistir. Não foi o jogo perfeito por várias razões. Para além da pouca solidez defensiva na primeira parte, 31 mil espectadores é muito pouco e assobiar jogadores do Benfica quando entram em campo é uma vergonha, é uma parvoíce, é tacanho, é cobarde, é estúpido e JÁ CHEGA...! Vou-me repetindo, mas não vou deixar de o fazer enquanto não deixarem de assobiar o homem...
Períodos houve em que as trocas de bola entre os argentinos desenharam jogadas magníficas, dando espectáculo. 

Individualmente:

Roberto - Esteve lá quando foi preciso e foi mais do que se esperava
R. Amorim - Não foi um bom regresso. Francamente não gostei. Se tenho que dar o desconto pela longa ausência, a falta de qualidade no posicionamento táctico foi gritante.
Sidnei - Bom jogo. Quase marcou numa jogada individual em que "parte" 4 adversários. Os "pastéis" para a área adversária são desnecessários.
D. Luiz - Um pouco ausente do jogo, mas ainda assim seguro. Os cortes directamente para fora foram, na maior parte das vezes, desnecessários.
F. Coentrão - Em gestão de esforço. Ainda assim sempre que foi à frente, fez a cabeça em água aos defesas contrários. 
Airton - Jogo fraquinho. É certo que por vezes esteve algo desapoiado mas muitas vezes estava mal colocado. Muita garra e atitude mas não chegou...
Aimar - Pablo, jogas muito, muito, muito à bola... Que maravilha! Pena não teres marcado senão teria sido perfeito. 
Gaitán - Continua intermitente mas marcou dois bons golos. Especialmente o segundo! Um golaço. A sua melhor jogada com a bola nos pés, foi quando isolou Aimar, partindo da posição 10. Não sabe ir à linha e cruzar...
Sálvio - Excelente. Se por aqui passam sabem que gosto muito deste jogador e que acredito que vai ser um dos melhores da Liga. Ontem mostrou que é possível. Correu, correu, correu. Fez o excelente passe para Saviola assistir Kardec, fez o passe que permite a Aimar rematar no lance do primeiro do Gaitán e faz um excelente trabalho na direita culminado com um cruzamento perfeito para a grande finalização do Gaitán. E pelo meio muita qualidade na posse de bola e uma boa ajuda ao Rúben. Grande jogo.
Saviola - Um jogo à Saviola. Um rato na área. Incansável na procura da bola e de espaços. Uma assistência e algumas boas combinações com Aimar e também com Gaitán. Perde algumas bolas que o ano passado não perdia. Saiu cansado.
Kardec - Golo fácil e muita luta na área até se lesionar. Marcou e isso é o que se quer dele.
Jara - Tarda em convencer. Ainda assim ontem merece nota positiva. Não me parece ser solução para jogar de costas para a baliza.
C. Peixoto - Cumpriu. 
Nuno Golos - "Toma lá! Vai buscar"! Foi o que disse quando saltei a festejar o golo do nosso capitão. Foi o golo que mais celebrei, o Nuno Gomes merece.

Resumindo e concluindo: Boa resposta da equipa. Estou certo que acima das expectativas da maioria. Temos agora 10 dias para preparar o importantíssimo jogo em Israel. 

VIVA O BENFICA!!!

Força Nuno...!


Mais vale tarde do que nunca.

Finalmente os adeptos do Benfica de forma unânime reconhecem o talento e dedicação do Nuno Gomes ao Benfica.

Mais um para a sua conta pessoal... este com dedicatória especial!

FORÇA NUNO!!! FORÇA BENFICA!!!

domingo, 14 de novembro de 2010

Aqui vou eu...

Aqui vou eu a caminho da Luz, Aqui vou eu ver o meu amor, Aqui vou eu vibrar, Aqui vou sofrer, Aqui vou eu cantar o nosso hino com todas as minhas forças, Aqui vou eu encher-me de orgulho...e poder dizer eu SOU BENFICA!

Ao contrário de muitos, eu nunca me escondo, nunca viro a cara à luta...É isto que eu também quero dos NOSSOS jogadores.

Sempre convosco!!!

Mostrem a vossa RAÇA, QUERER E AMBIÇÃO!!! Eu acredito no BENFICA CAMPEÃO!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

Mercado de Janeiro

No dia em que a lista de jogadores apontados ao Benfica para a reabertura do mercado em Janeiro atingiu as duas dezenas de nomes, queremos saber quem, desta lista, os benfiquistas pensam poder ser uma boa contratação.Votem na sondagem aqui ao lado.
Faremos nova sondagem, lá para meados de Dezembro, de certeza com mais nomes, para comparar resultados.


P.S.: Caso falte algum nome que nos tenha escapado agradecemos que partilhem na caixa de comentários.

Benfica vs Naval

Parece que no estádio vão estar os 35 mil do costume... É triste. Sobre isto vale a pena ler o post no Céu Encarnado.

Quanto ao jogo em si, oportunidade para, frente ao último, fazer um jogo tranquilo e uma exibição sólida. Pede-se uma equipa ofensiva e numa constante busca pelo golo.
O treinador que há em mim escalava este 11:




Luisão, Maxi e C. Martins castigados. Fábio e Javi condicionados. Cardoso de fora. Muitas ausências e dúvidas para o treinador. Duvido que JJ aposte em Roderick e Airton, mas eu gostava de os ver a jogar de início. Não há muito mais a dizer. Espero um Benfica afirmativo, sem medo de falhar. Espero jogadores que não se esquecem que são CAMPEÕES e têm de honrar a o símbolo que têm no peito. Espero um treinador mais activo e decidido. Espero adeptos alegres, participativos e incentivadores (e não o contrário).


É lindo não é...!?!?! Bora lá benfiquistas...!

FORÇA BENFICA!!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A LUZ!!!

A grandeza do Benfica, foi construída por Nós adeptos. Fomos nós que contra TUDO e contra TODOS erguemos esta instituição, esta paixão, esta estranha (LINDA) forma de viver que se chama Sport Lisboa e Benfica.

Desde o primeiro dia deste Blog que a minha maior batalha é mostrar a todos os que nos seguem, que NÓS adeptos somos o maior "Activo" do Benfica. NÓS adeptos, independentemente dos jogadores ou treinadores, temos uma força que mais nenhum clube no mundo tem.

No entanto, muitas das vezes desperdiçamos essa força contra os NOSSOS, desperdiçamos essa força em batalhas previamente perdidas e que mesmo quando ganhas nada trazem ao NOSSO Benfica.

Chegou altura de blindar o  Benfica! É certo que sem adversários perdia-se a emoção e a rivalidade que nos leva a vibrar com o Benfica, mas chegou a altura de sermos um pouco "autistas". Vamos ignorar o que se diz nos jornais, o que se diz na TV, os "paineleiros", os "papagaios... Vamos SER BENFICA, vamos ter a "CHAMA IMENSA", vamos ter ORGULHO em sermos BENFICA e vamos mostrar ao MUNDO o porquê de nunca termos "ENCONTRADO RIVAL".

Domingo ás 18:15, conto com TODOS vocês para enchermos o Estádio da LUZ. Quero ver 65 mil gargantas a cantar a uma só voz o NOSSO Hino.

Querem dar uma prova de Amor e dedicação ao clube? Querem mostrar o que é o Benfica? Querem mostrar porque é que ser do Benfica é algo único, e que só alguns têm o privilégio de o sentir? Domingo é esse dia...

AMO-TE BENFICA, TUDO POR TI!!!

Nota: Comprem o vosso bilhete aqui..."Eu também AMO o BENFICA"

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

E agora...?

A vontade para escrever o que quer que seja é pouca ou nenhuma. Vejo os benfiquistas desiludidos e frustrados. Têm boas razões para isso.
É certo que o Clube é um todo, mas é formado por dois blocos bem definidos. A "estrutura", constituída por todos os que representam o Sport Lisboa e Benfica (atletas, treinadores, dirigentes, administrativos, médicos, roupeiros, etc...) e a massa associativa/adeptos.
O ideal será a comunhão entre estes dois blocos, mas nem sempre isso acontece pelas mais variadas razões.
Por esta altura a cisão é evidente. Um início de época lastimável que culminou com uma humilhante derrota contra o Porto está na base desta cisão. Neste momento os benfiquistas apressam-se a atribuir culpas seja à direcção, seja ao treinador, seja aos jogadores, seja aos árbitros, seja ao sistema, seja a imprensa... Há ordem para disparar contra tudo o que mexe sem medir as palavras, sem ponderar os argumentos.
O mais visado pelas críticas é o presidente Luís Filipe Vieira. Por estes dias já se apontou tudo o que de mal fez este ano, desde o planeamento da época ao não pagamento atempado dos prémios de jogo (aqui acho interessante como algumas notícias merecem credibilidade enquanto outras são consideradas à partida encomendas do Norte...) passando pela viagem a Angola... Críticas válidas? Logicamente que sim. Justas? Tenho dúvidas.
Quem por aqui passa sabe que são raros os textos críticos a elementos do Benfica (sejam dirigentes, treinadores ou jogadores), optando nós (e bem) por priviligiar o que de bom é feito, por pensarmos que esse é o caminho... Já sei que isso faz de nós "carneiros"... Mas, como diria António Vilarinho: "Tou-me cagando...!"

Vejamos, em 7 anos:

-Estádio da Luz
-Caixa Futebol Campus
-2 Pavilhões Desportivos
-Piscinas
-Revitalização do Jornal O Benfica
-Revista Mística
-Benfica TV
-Kit Sócio
-235.000 sócios e reconhecimento como maior clube do mundo
-Restruturação da financeira 
-Marca Benfica anos seguidos nos Superbrands
-Fundação Benfica
-Projecto Olimpico
-Restruturação das Modalidades
-Campeonatos em quase todas as modalidades
-Campeão Europeu de Futsal
-Campeão Olimpico de Salto em Comprimento
-Campeã Mundial de Triatlo
-Campeonatos de Futebol de 2005 e 2010

Será pouco? Não. Será suficiente? Não. Felizmente, no Benfica a exigência é superlativa. E acima de tudo, 2 campeonatos nacionais de futebol em 17 possíveis, aliados ao vermos esfumar-se a possibilidade de nos sagrarmos bicampeões, trazem ao de cima as nossas frustrações.

"Isso é tudo muito bonito, mas e agora...?"
A resposta não podia ser mais simples... Vou continuar a fazer o que sempre fiz: Comparecer no estádio sempre que me é possível. Apoiar os jogadores do princípio ao fim. Não sair antes dos jogos terminarem. Não assobiar. Discutir os problemas do Clube com serenidade respeitando as opiniões dos outros. Votar nas próximas eleições de acordo com a minhas consciência, em prol dos interesses do Benfica. Ficar feliz quando ganharmos e fodido (é mesmo a palavra que melhor descreve o meu estado de alma) quando não o fizermos. Emocionar-me ao cantar o hino.
E acima tudo viver a vida com orgulho de ser do Benfica.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sabias que...(VIII)

Parece impossível, mas não. É mesmo verdade. Foi a receita do clássico de 3 de Abril de 1960 que salvou o FC Porto do descalabro financeiro. Pelo meio houve um dirigente portista que pediu auxílio financeiro aos dirigentes Benfiquistas. Acabou despedido. Entre 1959 e 1960, período em que se sagrou campeão nacional pela última vez antes de uma seca de 19 anos, o FC Porto perdeu 7 mil sócios. Luís Ferreira Alves, o presidente, demitiu-se e lamentou-se no seu último dia: "O FC Porto paga mal a quem o serve." Semelhanças com as últimas lamentações de Vitor Baia? Muitas.

Nesta época o FC Porto tinha cerca de 500 contos ordenados em atraso com os seus futebolistas, uma barbaridade para a época. Com a demissão de Luís Ferreira Alves coube a uma comissão administrativa presidida por Ângelo César, tomar contas dos destinos do clube. Aproximava-se o FC Porto-Benfica para a 23ª jornada do campeonato nacional, a 3 de Abril de 1960, e Aníbal Abreu, dirigente azul e branco da referida comissão, emitiu um telegrama de pedido de ajuda financeira. O destinatário era Maurício Vieira de Brito, presidente do Benfica, o conteúdo era simples: que os encarnados prescindissem da sua parte da receita a favor do desvalido FC Porto. Ângelo César, ao tomar conhecimento do sucedido, reagiu de pronto e com enorme dignidade (não se esqueçam que eram outros tempos) enviou também ele um telegrama a Aníbal Abreu: 
"Acabo de tomar conhecimento do telegrama enviado ao presidente do Benfica. Rogo V. Exa. apresente pedido de demissão por esta via. Se não, demiti-lo--emos. O FC Porto, embora atravesse uma situação francamente delicada, não precisa de pedir esmolas. A atitude do sr. Aníbal Abreu deixou-nos a todos indignados e o Benfica terá achado o seu pedido uma autêntica loucura, um disparate sem pés nem cabeça."
Dia do clássico. O Presidente da comissão Ângelo César foi ao balneário da sua equipa e pagou todos os ordenados em atraso. Talvez em dinheiro vivo, porque penso que na altura ainda não estavam instituídos os pagamentos em géneros. 

O que é certo é que os jogadores portistas galvanizaram-se e quando a derrota parecia certa, o SL Benfica vencia 2-0 a 3 minutos do fim, Roberto (que ironia...) aos 87'' e Humaitá aos 90'' alcançaram um empate muito sofrido. No jogo das receitas os adeptos deixaram 780 contos. O FC Porto ficou com a sua parte, 490 contos e o Benfica ficaria com 155 contos. Sim, na altura, como agora a Federação era uma sugadora de dinheiro, ficou com o remanescente, 135 contos. 
No final, feitas as contas e com orgulho restabelecido, o FC Porto seguiu o campeonato onde acabaria por ser 4º classificado com 30 pontos. O 3º seria o CF Belenenses (36 pontos), o 2º o SC Portugal com 43 e o Campeão Nacional, SL Benfica com 46 pontos.

Fonte: Bancada de Imprensa

Outros "Sabias que..."

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

São nossas!!!


SÃO NOSSAS!!!

Para todos os abutres que de repente acordaram e voltaram a ver futebol relembro que somos os CAMPEÕES NACIONAIS!

Sofremos um duríssimo golpe não só pelas fragilidades apresentadas mas também pela força do nosso adversário, contudo termos que nos UNIR mais do que nunca e mostrar porque razão somos o MAIOR CLUBE DO MUNDO!

Apelo a todos os VERDADEIROS benfiquistas que não aproveitem esta derrota para se divorciarem da equipa, ainda faltam muitos jogos de muitas competições e só com o NOSSO apoio é que o Benfica conquistará títulos.

Força Benfica. TUDO POR TI!!!

Para além daquelas... temos mais estas todas....




Mau demais...

Pois é... Levámos um banho de bola dos antigos. Fomos pura e simplesmente humilhados. Não me venham com a conversa do planeamento da época, dos árbitros, das máfias... O treinador fez merda e da grossa e os jogadores pouco fizeram para alterar o estado das coisas.
Não sei o que foi mais rídiculo: O posicionamento táctico da equipa ou a tentativa repetida do treinador de se desculpar ao afirmar que na segunda parte também não conseguiram parar o Hulk... Simplesmente patético. Não vou perder mais tempo com o jogo de ontem. Agora o treinador e os jogadores têm de ter consciência de que apesar de campeões, ficarão associados a um dos piores resultados da história do Sport Lisboa e Benfica. Nós não merecemos e é bom que tenham consciência disso. 
Não corram não...

Onde está a humildade dos campeões?


Já se sabe que quando as coisas correm mal o elo mais fraco e o principal alvo das culpas é o treinador.

Não tenho memória curta e acredito muito no valor de Jorge Jesus como treinador. No entanto não posso deixar de lhe apontar o dedo, de facto esta época muito do mal que nos tem acontecido tem como principal responsável Jorge Jesus.

A minha crítica não se baseia nas suas opções técnicas ou na sua falta de rotatividade do plantel (que já aqui falei), o meu desapontamento com JJ prende-se com a sua postura passiva durante o jogo, em completa antítese do que se verificava na época passada e sobretudo com a sua prepotência e incapacidade de assumir os seus erros.

Será que a glória alcançada lhe subiu à cabeça? Onde está a humildade de Jesus? Onde está a humildade dos campeões?

Chega de te esconderes Jesus, não custa chegar ao flash-interview e dizer "assumo a responsabilidade pelo resultado!". Os Benfiquistas não gostam de desculpas, e tu Jesus, esta época já apresentaste demasiadas.

Assume as tuas responsabilidades, cresce como treinador, põe te no teu lugar, recupera a humildade e conduz novamente a nossa equipa à glória...É isto que te peço Jesus!

Continuo a acreditar...

SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lyon, ponte para o Dragão

Tinha prometido voltar ao jogo com o Lyon e como o prometido é devido...

Vou pegar no jogo de terça-feira para começar a lançar o jogo no Dragão, mas vamos por partes.
Já escrevi quais as razões que penso estarem na base do descalabro nos últimos 20 minutos e o tema já foi debatido o suficiente por aí... Vou focalizar-me no que (muito) bom foi feito até ao minuto 75. 

Colocando de parte as estatísticas (números que apesar da sua exactidão podem ser interpretados de vários ângulos), a forma como os jogadores se apresentaram foi formidável. Foram empolgantes e os 4 golos alcançados comprovam-no. É verdade que fomos tremendamente eficazes, mas gostei muito do equilíbrio táctico da equipa. Aliás, pareceu-me que a equipa jogou, pela primeira vez esta época, verdadeiramente equilibrada. A relação Fábio/César esteve sólida, com o nosso novo "puto maravilha" em grande em com o César sempre atento a compensar. No lado oposto Maxi foi bem apoiado por Sálvio que foi para mim dos melhores em campo. Volto a dizer que sou fã do homem... No jogo com o Paços, o Sálvio levou uma descompustura valente (Jesus no seu melhor...) nos últimos minutos, após perda de bola. Parece-me que ouviu. Viu-se, finalmente, a sua principal característica: encarar os adversários sem medo e deixá-los para trás. Inteligente, quando estoirou fisicamente, sacrificou-se em prol da equipa, abdicando de se chegar tão à frente, fechando mais o meio-campo. Gostei.

Aliás, os equílibrios a meio-campo funcionaram todos bem. Não será alheio a este facto o posicionamento do C. Martins, que jogando no meio, não foge da posição como faz quando joga na direita. Na frente, apesar de longe do seu melhor, o trabalho invisível do Saviola é extraordinário, dá cabo da cabeça a toda a defesa... Falta-lhe discernimento que julgo estar aliado à forma física. Só pode melhorar e tenho um feeling que será já no domingo. 

A defesa esteve concentrada e isso é meio caminho andado pois qualidade não falta.

Este equilíbrio, aliado à forte pressão sobre o portador da bola, resultou numa excelente exibição (recordo que estou a ignorar os últimos 20 minutos). O que se pede para o Dragão é mais do mesmo, se faz favor. Uma equipa unida, solidária, concentrada e com espírito de conquista, pois só assim podemos calar os andrades.

Sem querer ainda avançar um onze, defendo a manutenção da táctica. A opção Javi/Airton não me convence. O Porto está a jogar bem à bola, não há como negá-lo e vai ser um jogo muito difícil, que vai exigir ao treinador muito trabalho durante a semana para preparar a equipa. Talvez os dois dias a mais sejam uma vantagem.
Este jogo é importantíssimo! Não ficaremos fora do título se perdermos... mas quase. Se ganharmos, seria colocar-lhes uma pressão muito importante para o que falta de jogar até ao Natal. 

Força Benfica! Vence por nós!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Rivalidades

Nota prévia: Considero o Sporting o clube mais detestável à face da Terra, logo seguido pelo Porto. Sou português mas não sou hipócrita e esbocei um sorriso ao saber que levaram na pá na Bélgica, assim como espero que os turcos façam os andrades corar de vergonha...

Quem é o nosso maior rival? As opiniões dividem-se. Uns dirão Sporting outros Porto. A verdade é que, já diz o nosso hino, o Benfica "Nunca encontrou rival, neste nosso Portugal". Apenas obstáculos à nossa grandeza. As últimas duas décadas não foram particularmente brilhantes e procurar razões é chover no molhado: Má gestão interna e a mentira, o crime, a corrupção, a mesquinhez perpetuada pelos dirigentes do Porto, auxiliada por uma classe dirigente desportiva, política e da justiça especialmente a Norte e com o especial conluIo do Sporting. Era aqui que queria chegar. O Sporting caminha a passos largos para o abismo e os sportinguistas assobiam para o lado. Bom para eles.
Mas este não é um post sobre o Sporting.
Esta introdução serve para ilustrar que o Sporting está desaparecer do panorama desportivo nacional o que é fácil de comprovar. Basta olhar para o próximo fim-de-semana (aqui entramos no propósito do post) para constatarmos este facto. Depois de na passada segunda-feira termos conquistado a Supertaça de basket ao Porto, o acaso proporcionou que no próximo fim-de-semana se disputassem mais três jogos contra os andrades: Futebol, Andebol e Hóquei. Onde anda o Sporting... Apenas no andebol ainda vai dando luta...

O Benfica continua em grande nas modalidades. O esforço continuado dos últimos anos tem dado frutos vIsÍveis e a esperança de um ano pleno de títulos aumenta de ano para ano. E pode ser já esta época. Temos de somar 3 vitórias no fim-de-semana. Aproximarmos no futebol e assumir o comando nas modalidades é o objectivo. Temos de encher os pavilhões da Luz no Sábado e provar que O CAMPEÃO VOLTOU!

MOSTRA A TUA RAÇA, QUERER E AMBIÇÃO! NÓS SÓ QUEREMOS O BENFICA CAMPEÃO!

Todos JUNTOS!!!!


Desde o início da época que me tem desagradado profundamente o tratamento que os sócios e adeptos do Benfica têm tido para com C. Peixoto, o que me fez estar a escrever este post em jeito de apelo a todos vocês.

Concordo que esta animosidade teve inicio na péssima primeira parte do jogo da 1ª jornada frente à Académica, em que não acertou um único passe. (já não entrou para a segunda parte)

Também concordo que o C. Peixoto não é um prodígio tecnicamente e que é um jogador abaixo da média do plantel.

No entanto é um jogador experiente e que neste sistema táctico oferece uma consistência ao lado esquerdo do Benfica que não temos quando joga o Gáitan, permitindo ainda que o Fábio faça exibições como a de Terça-Feira. Ou julgam que se não fosse o César a compensar, o Coentrão teria marcado aqueles dois golos???

O Peixoto foi o segundo jogador que mais correu no Benfica, apenas superado pelo inesgotável Javi Garcia. O que demonstra o empenho e entrega ao jogo deste jogador.

Será possível não o assobiar cada vez que ele falha um passe ou um remate? Estarei eu a pedir muito?

Assobiem os adversários... Se não gostam do Peixoto não lhe batam palmas, não chamem pelo nome deles...Gritem pelo BENFICA. Agora assobiar??? Acham que ele vai subir de rendimento estando constantemente a ser assobiado??? Acham que o moralizam ao tratarem-no desta forma???

Atentem ao jogo de Terça-feira, em que o Gáitan estava suspenso, todos vocês que assobiam o César quem é que colocariam em campo? O Fábio Faria, com 0 minutos de competição (nem sequer foi inscrito na champions)? O Franco Jara, que pouco mostrou ainda, para mais fora da sua posição?

NÃO ASSOBIEM OS NOSSOS!!!!

O BENFICA PRECISA DE TODOS NÓS!!!

OS NOSSOS JOGADORES PRECISAM DE TODO O NOSSO APOIO!!!

NINGUÉM QUERERÁ TANTO COMO ELES ALCANÇAR O 33º CAMPEONATO DA NOSSA HISTÓRIA!

VAMOS EMPURRÁ-LOS PARA AS VITÓRIAS E NÃO ENERVÁ-LOS!

VAMOS LÁ BENFIQUISTAS, VAMOS LÁ BENFICA!!! VOCÊS SABEM QUE...TODOS JUNTOS...

NINGUÉM PÁRA O BENFICA!!!!



Quem tramou os Diabos Vermelhos?

Leio aqui que a claque  Diabos Vermelhos foi impedida de entrar no estádio com as suas tarjas de apoio, tarjas essas que pelo vídeo podem ver nada têm de ofensivo. O que se passou? O que se passa? Algo vai mal, muito mal mesmo... Terá sido represália pelas tarjas anti-SportTv? Sou um admirador das claques e do movimento ultra. Mas que fique bem claro que sou contra todo o tipo de violência! Os Diabos são um exemplo de MÍSTICA, de dedicação ao clube. São da sua responsabilidade algumas das mais belas coreografias que o estádio da Luz já viu (o actual e o antigo). São eles aliás os responsáveis pela bela imagem que nos serve de cabeçalho. O que pretendem? Um estádio ainda mais amorfo e silencioso como na terça-feira? Assim vão no bom caminho...
Seguiu e-mail para o departamento de sócios e apelo a todos a fazerem-no...Espero uma explicação mas se calhar é melhor sentar-me...

FORÇA DIABOS! ESTAMOS CONVOSCO!


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pedro "Gosma" Proença no Domingo

Ponto prévio: Se fosse outro qualquer, o estrilho seria o mesmo... Dito isto, convém lembrar que os árbitros são todos maus, péssimos, e que o jagunço do Proença é só mas um. Já nos roubou muitas vezes e certo será que outras vezes irá roubar... Que não seja no domingo.
Existem por aí vários exemplos da imparcialidade com que este energúmeno brinda os atletas do Benfica.
Deixo-vos uma pequena compilação, já bem conhecida de todos nós...


P.S.: Não deixem de ler as nossas análises ao jogo de ontem. Aqui e aqui.

Positivo/Negativo/Péssimo

Objectivo: Alcançado!!! 3 pontos, estamos na luta pela passagem à próxima fase.

Positivo:
- Os 75 minutos da equipa, excelente nível. A jogar 90 minutos àquele nível, e com uma luz ao rubro, será difícil alguma equipa nos vencer na Luz.
- 4 golos marcados na Champions. Alguém se lembra quando foi a última vez?
- Conseguimos fruto da vantagem descansar Saviola, Kardec e C.Martins.
- C.Martins em grande (4 assistências)
- Ganhámos mais uma opção: Sálvio. Graças a excelente exibição dele a atacar e defender, permitiu que Maxi realizasse a melhor exibição da época.
- F.Coentrão...Excelente!!!

Negativo:
- Último quarto de hora do jogo.
- Substituições de Jesus, muito mal feitas. Julgo que a entrada do Airton teria sido importante.
- Frango do Roberto. Espero que não o afecte.
- Perdeu-se uma hipótese de nos mostrar-mos (mais) à Europa do Futebol.

Péssimo:
- Número de adeptos...Quantos estavam??? Pouquíssimos...
- Ambiente gelado!!!! O Benfica a ganhar 4-0 na Champions, a uma grande equipa, e não há apoio dos adeptos? Onde está o Inferno da Luz? Não tenho dúvidas que se o Estádio tivesse ao rubro os franceses ficavam borradinhos, a rezar para não levar 5 ou 6.
- O César falhou um golo feito... Culpa vossa que o assobiam e não lhe dão a tranquilidade que ele precisa! Fez um bom jogo ontem!
- Roberto falhou e lá vieram os abutres. No final do jogo assobiaram o homem. Assim não vamos lá...

Terminámos o jogo a jogar com Sálvio, C.Peixoto, F.Menezes, Jara e Aimar. Os dois primeiros estavam de rastos, os 3 últimos não têm minutos suficientes para darem garantias à equipa, muito menos jogando todos ao mesmo tempo. Culpa da falta de rotatividade do JJ...

Ganhámos... e mostrámos que temos equipa para ganhar em qualquer lado venha quem vier. Agora venha o jogo no antro corrupto.

FORÇA BENFICA!!! 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Do céu ao inferno...

Como é possível!?!? Fiquei mesmo decepcionado com os últimos 20 minutos. Depois de uma exibição fantástica, personalizada com uma pressão alta e forte instinto matador o Benfica foi-se totalmente abaixo com as substituições que nada acrescentaram à equipa, antes pelo contrário... Há que enaltecer o que de bom foi feito e passar um grande raspanete à displicência demonstrada nos últimos 20 minutos.
Individualmente:

Roberto - Passou-se da marmita no último minuto de jogo e fez m****. Sem necessidade
Máxi - Melhor jogo da época. Muito agressivo na recuperação de bola. Escapou ao amarelo em duas cacetadas...
Luisão - Bem. Sem culpas nos golos.
David Luiz - Irregular. Muitos bons cortes, alguns disparatados. No segundo golo deixa fugir o avançado.
Fábio Coentrão - Já não há palavras... Que grande exibição. 2 golaços!
Javi - Bom jogo, mas não pode descer a passo como fez no 1º golo. Nos últimos minutos não soube aguentar o meio campo.
César Peixoto - E se fossem assobiar pó c****! O homem correu, fez cortes, tapou as subidas do Fábio. Sim, falhou em alguns lances mas não jogou mal.
Carlos Martins - Se 4 assistências não chegassem (a última de canela, totalmente intencional...) ainda cobriu muito bem o meio campo, ajudando o Javi.
Sálvio - Este é o Sálvio que espero ver no Benfica e que pelo qual esperava quando assinou pelo Benfica. Muito bem até estoirar. Mesmo assim, não foi pelo seu lado que o Lyon criou perigo.
Saviola - A subir de rendimento. As suas movimentações são importantíssimas para criar desíquilibrios nas defesas adversárias. Boa substituição.
Kardec - Mais uma boa exibição. Muito competente, muito combativo. Bom golo.
Jara - Mau
Weldon - Fraco
F. Menezes - Zero
Voltando ás substituições, apesar de os jogadores que entraram não terem estado (nada) bem, não creio que o conjunto das 3 alterações tenha sido a melhor. Veja-se as características dos jogadores: Troca de 2 avançados talhados para segurar bola por 2 muito individualistas que a perdem com facilidade. E a entrada de um médio muito frágil para o combate a meio campo por troca com o jogador que estava a equilibrar o Javi. Penso que por aqui se explicam os 3 golos sofridos em 20 minutos, aliados a uma quebra de atitude sem desculpa.

Estamos na luta para o apuramento. Temos todas as condições para o fazer. É de lamentar que tenhamos tido vantagem directa sobre o Lyon na mão e a tenhamos perdido. Vou fazer de conta que o jogo terminou aos 75 minutos, pois até aí fizemos uma exibição fantástica!

Podendo ser injusto, pois vi o jogo pela televisão, pareceu-me que o público não correspondeu à exibição. Longos períodos calados já com o Benfica a vencer por 4-0 não foi justo para os jogadores...

Agora é só repetir no Dragão se faz favor... Mas sem serem tão anjinhos, está bem? Voltarei a este jogo com mais tempo...

GANHAR! GANHAR! GANHAR!

Hoje nada nos resta senão vencer. Não há volta a dar! Temos pela frente uma tarefa muito difícil frente a um Lyon tranquilo, moralizado e experiente, que irá jogar no nosso erro. Impõe-se que os nossos jogadores dêem tudo o que têm e ainda algo mais. Eles sabem que o Clube persegue sempre o caminho da glória e essa se conquista, tal como no passado, afirmando-nos na Europa do futebol. Este grupo de homens tem a oportunidade de ficar na história do maior clube do Mundo, de ficarem recordados por terem voltado a colocar o nome do Benfica nas mais altas esferas do futebol mundial.
Claro que o desempenho até agora foi pouco mais que fraco. Mesmo a vitória frente ao Hapoel não foi brilhante, longe disso. Mas, infelizmente, o brilhantismo do passado recente tem andado arredado das exibições da equipa. Classe precisa-se! O "A Bola" apela ao nosso génio para que leve a equipa à conquista. É verdade que Aimar não demonstrou nas derrotas da Champions o brilhantismo que lhe conhecemos (antes pelo contrário) e por aí também se explica os resultados. Queremos um Aimar em grande mas não só, pois o nosso lema é DE TODOS UM! Todos têm de estar em grande se queremos honrar a memória dos nossos fundadores, um dos quais e talvez o mais ilustre, Cosme Damião, faria hoje 125 anos.
Uma palavra final para os adeptos. Por favor, vão à Catedral. Apoiem, gritem, puxem, aplaudam, cantem, vibrem, saltem, chorem, acompanhem as claques... Não deixem de acreditar até ao último segundo. Nunca se esqueçam que NÓS SOMOS O BENFICA, O MAIOR CLUBE DO MUNDO!
Eu, infelizmente, não poderei lá estar. Mas estarei colado ao ecrã a viver o jogo como se na relva estivesse...

EU ACREDITO!

Benfica vs Lyon

Como todos sabem esta será uma semana importantíssima nas aspirações do NOSSO Benfica esta época. Hoje frente aos franceses só um resultado interessa: GANHAR!

Espero que o Benfica entre em campo com raça, querer e ambição e com um fortíssimo 12º jogador! (Ai de vocês que me desiludam)

Eis o meu 11:


A única dúvida que tive na construção da equipa foi a utilização de Carlos Martins ou Sálvio, talvez o Sálvio desse maior profundidade ao corredor, mas teria que ter muitas cautelas defensivas apoiando o Maxi, se calhar é demasiado arriscado para um jogo com este grau de importância. Veremos o que JJ tem a dizer...

Logo quero ver o VERDADEIRO INFERNO DA LUZ, tragam a família, convidem os amigos, vamos encher a LUZ.

Se as coisas não tiverem a correr bem hoje, seremos nós nas bancadas que daremos uma força suplementar para os NOSSOS campeões lutarem pela vitória, somos NÓS que os vamos empurrar para a vitória. Não fiquem em casa, todo o apoio será pouco!!!

TUDO POR TI BENFICA!!!


Fim-de-semana à Benfica!

O Clube fez o pleno este fim-de-semana. Os atletas do Clube mostraram o que é o Benfica: Vencer! Vencer! Vencer! Estão, mais uma vez, de parabéns.





Futebol: Vitória justa num jogo fraquinho, já aqui analisado. Salvou-se o resultado, dando sequência à série vitoriosa no campeonato e à solidez defensiva. 5ª vitória consecutiva sem sofrer golos. Destaque para Roberto, Fábio Coentrão e, claro, Pablo Aimar que marcou um golão...












Hóquei: 5º jogo, 5ª vitória. Desta vez foi a Norte, em casa do H.C. Braga. 3-7 foi o resultado final, com bis de Cacau e Diogo Rafael. O Benfica segue na liderança em igualdade com o Porto, mas para a semana recebemos os andrades no nosso pavilhão. Este tem de ser o ano! Todos à Luz!






Vólei: Grande vitória! 3-0, sem espinhas, ao líder V. Guimarães, no pavilhão da nº2 da Luz. Esta vitória foi importantíssima para o objectivo de recuperar o título que nos escapou o ano passado. 5 jogos, 4 vitórias. Seguimos colados na frente...





Futsal: Vitória tranquila, a contar para a Taça de Portugal, frente ao Torpedos, que milita na 2ª Divisão. Uma vitória normal, onde Paulo Fernandes pôde utilizar jogadores com poucos minutos no campeonato. Resultado final: 1-7 com destaque para o hat-trick  de Davi. Próximos...!







Basket: Para finalizar este fim-de-semana alargado vitorioso, nada melhor do que a conquista de mais um caneco para o novo Museu do Glorioso, ainda para mais conquistado ao Porto. 66-63 foi o resultado final de uma final disputada no Pavilhão Desportivo de Albufeira que estava repleto dos nossos. Ben Reed justíssimo MVP da partida.

OBRIGADO A TODOS OS ATLETAS DO SPORT LISBOA E BENFICA!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Supertaça é nossa!

O Benfica acabou de vencer a Supertaça de Basket aos andrades. 66-63  foi o resultado final, numa partida muito renhida, ainda que nem sempre bem jogada, como demonstram os poucos cestos concretizados. Que seja um prenúncio para uma semana à Benfica...


PARABÉNS CAMPEÕES!!