domingo, 31 de outubro de 2010

O melhor gene de todos...

Mais um excelente vídeo do Guilherme Cabral. Para apreciar e rever...

Palavras para quê?

sábado, 30 de outubro de 2010

Vitória, mas...

...Não jogámos bem. Houve aliás jogadores que não jogaram nada, zero. Como é possível que o Gáitan tenha jogado 90 minutos!?!?



Vi o jogo na Luz e ainda não vi o resumo do jogo, mas não gostei da grande maior parte do jogo. Pouca garra, pouca ambição... 
Individualmente e curtinho:

Roberto - Cada vez mais calados e envergonhados quem duvidou...
Máxi - Tudo em esforço, continua (muito) desapoiado.
Luisão - Está a fazer a melhor época na Luz.
D. Luiz - A subir de rendimento... Mas ainda longe do seu melhor
C. Peixoto - Muitas vezes mal posicionado. Nada justifica o tratamento dos adeptos.
Javi - Também a subir de rendimento, também mal acompanhado.
Aimar - Um senhor. Um génio. Um golão.  Que classe...
Gaitán - Mau demais para ser verdade. Mal a atacar, péssimo a defender.
Fábio - Impressionante. Já não há palavras para descrever a evolução deste jogador. Top mundial.
Saviola - Muito fraco...
Kardec - Ainda tem de comer muita sopinha...
Sálvio - Sou fã... Este tem comido sopa a mais... 
Airton - Cumpriu
Sidnei - Não sei se toucou na bola...



Excelente atitude dos "No Name". Um exemplo para o resto do estádio que devia corar de vergonha por se comportar de uma forma amorfa e sem garra independentemente da falta de qualidade de grande parte do jogo.
Mal o treinador em mostrar-se satisfeito com o jogo de ontem... Ou então é admitir que o Benfica não dá mais que isto o que não pode ser verdade.
5 vitórias consecutivas sem sofrer golos é excelente, mas com esta qualidade de jogo as probabilidades de ganhar no Dragão são quase nulas...

O Benfica tarda em empolgar esta época, não sendo importante culpabilizar ninguém nesta altura. Há que seguir em frente e pensar muito a sério no jogo com o Lyon.

Palmas para os 29 mil e tal que marcaram presença. Como é triste ver 35 mil lugares vazios. Não há desculpas...

FORÇA BENFICA!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Repetir 2002/2003

O Paços de Ferreira tem dois jogadores emprestados pelo Benfica. Duas jovens promessas encarnadas que estão a fazer boas épocas com boas exibições, tentando reclamar uma oportunidade na próxima época. Nélson Oliveira e David Simão são jogadores para o futuro do Sport Lisboa e Benfica, não tenham dúvidas. Resta apostarem neles. Por certo que estes jogadores, apesar do seu profissionalismo, não se importavam de ver repetido resultado de há 8 anos...

Confere essa bela "cabazada":

Poupar ou não poupar?

Parece-me que a maioria dos benfiquistas preferia que JJ poupasse alguns jogadores logo à noite. Eu concordo. Pelo menos Luisão, pois acho que é um jogador determinante não só pelo futebol, mas pelo que, animicamente, pode dar à equipa. E no Dragão isso conta muito.
O Fred já aqui deixou a sua equipa e também ele aposta em várias mudanças. Eu não seria tão radical na mudança das peças mas alterava o sistema táctico. Jogava num 4x3x3 com os seguintes jogadores:

Roberto,
Maxi, Roderick, D.Luiz, F. Coentrão
Javi
C. Martins, Aimar
Sálvio, Kardec, Saviola

C. Martins e Aimar a apoiar os 3 avançados, com Kardec fixo e Sálvio e Saviola em trocas constantes. Mas também admito que isto tem de ser treinado, tal como todos os sistemas tácticos...

O estádio não vai, por certo, ter uma grande casa... Não prevejo muito mais de 30 mil. É pena. É uma vergonha... Eu vou lá estar.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Benfica vs Paços de Ferreira

O NOSSO Benfica entre em campo amanhã ás 20h15 na NOSSA Catedral. Se fosse Jesus este seria o meu 11...


Roberto - Continua a calar muitas bocas que lhe desejaram tudo de mal. Mesmo quando este esteve em maré de azar, defendi que tinha potencial para ser um dos melhores guarda-redes da Europa (riram-se até ás lágrimas de mim) veremos... Daqui a uns tempos escreverei um Post sobre Roberto.

Maxi Pereira - Se tivéssemos e devíamos ter não o colocaria a jogar sob o risco de ver o amarelo e falhar o jogo contra os corruptos. Quando se fala muito de reforços para o lado de esquerdo, continuo a dizer que é prioritário contratar um lateral direito para disputar o lugar com o Maxi.

Roderick - É um míudo com enorme potencial, mas se não lhe forem dadas oportunidades muito dificilmente será alguma vez um jogador "à Benfica". Se não for contra o Paços em casa contra quem é que ele vai jogar?

D.Luiz - Já melhorou frente ao Portimonense, espero que volte depressa ao nível da época passada. Vai ser o "Melhor Central do Mundo", não tenham dúvidas e se agora alguns acreditam, à dois anos dizia isto e também havia quem fosse ás lágrimas de tanto rir.

C.Peixoto - Julgo que tem sido algo injustiçado, os Benfiquistas têm que perceber de uma vez por todas que o homem não sabe mais... No entanto dá jeito em alguns jogos.

Airton - Já mostrou ser alternativa viável ao Javi precisa de mais minutos. Vamos a eles Airton!

F.Menezes - Entrou bem contra o Portimonense julgo que deveria ter a oportunidade de entrar de início frente ao P.Ferreira, se não justificar, que saia ao intervalo.

F.Coentrão - Não sei se está em condições de jogar, mas se tiver deverá ocupar a posição de extremo. Gosto muito de vê-lo actuar como lateral-esquerdo (acho que é um dos melhores do mundo nessa posição), mas neste momento o Benfica necessita da sua velocidade e poder de explosão mais à frente.

Aimar - É um génio com a bola nos pés e o Benfica depende muito da sua inspiração. Quando tivermos a ganhar 3-0 gostava que entrasse o Gáitan para a sua posição.

Weldon - Mais uma alteração que faria na equipa, Weldon foi um jogador muito útil na época passada e merece um voto de confiança por parte de Jesus. Se não jogar ele, que jogue o Nuno. Saviola não tem jogado nada esta época e não gostei da atitude que teve no último jogo quando foi substituído. É um excelente jogador e um excelente profissional pode ser que a passagem pelo banco lhe faça bem.

Kardec - Vai bisar nestes jogo!!!

O meu prognóstico para este jogo é 4-0 para o Benfica. Dois do Kardec, um do Aimar e um do Roderick. eh eh

Estou confiante que faremos um bom jogo. Espero que o Estádio esteja CHEIO, volto a dizer é INADMISSÍVEL que um clube da NOSSA GRANDEZA, não tenha o estádio lotado. 


RUMO AO 33º!!! TUDO POR TI BENFICA!!!

Pablito Aimar dá os parabéns a Maradona

Maradona fará 50 anos no próximo Sábado e o nosso Pablito, através da Puma, marca que sempre patrocinou el Pibe, deu os parabéns ao melhor jogador de futebol de todos os tempos... a seguir ao Eusébio. Uma mensagem onde também cabe o seu amigo Javier Saviola. Sempre eles. Inseparáveis. Que o aniversário do seu ídolo os inspire para amanhã...


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SOS Benfica!

Caros amigos benfiquistas,

Este SOS não é um SOS ao Benfica mas sim um pedido de ajuda à minha pessoa, logo todos aqueles que perderam o interesse por este post podem fechar desde já a janela.

Passo a explicar:

Sexta-feira à hora do jogo do NOSSO Benfica encontro-me em Amesterdão, já tive a pesquisar e não existe casa do Benfica nem filial por lá. Será que alguém sabe/conhece algum sítio onde eu possa ver o Glorioso?

Somos muitos benfiquistas espalhados pelo Mundo e certamente haverá mais alguém a essa hora em Amesterdão a querer estar em frente à televisão a ver o NOSSO Benfica.

Fico à espera que algum Benfiquista me ofereça uma alternativa válida á opção de ver via Internet.


P.S.: Peço desculpa aos nossos leitores por ter utilizado este espaço de opinião, em nome dos meus SUPERIORES interesses... Mas é por uma BOA causa. Força Benfica, Tudo Por ti!

Não deixem de ler a análise à gestão dos amarelos no post Alerta amarelo?

Alerta amarelo?

Luisão, Maxi, Javi Garcia e C. Martins estão em risco de suspensão por via de acumularem 5 cartões amarelos na Liga. Não vale a pena dizer que destes 16 amarelos, provavelmente metade terão sido mal mostrados, especialmente nas primeiras jornadas.
O "Record", na sua infinita sapiência, afirma hoje (vá-se lá saber baseado em quê...) que JJ não fará descansar nenhum destes jogadores na sexta-feira, frente ao Paços. Duvido.
Olhando para o actual plantel, o único jogador que é por demais importante para o jogo do Dragão é Luisão. Pela experiência, pela voz de comando, por ser capitão, pela qualidade e pelo bom momento de forma. Quanto aos restantes, não fora a lesão do Rúben (mesmo que recuperado, não terá condições para ser titular no Dragão) e todos teriam substitutos. 
A meu ver, não estão a ser exploradas todas as potencialidades do plantel... Há que dar mais minutos a outros jogadores.
Resumindo, dava folga ao Luisão na sexta e apostava num sistema táctico diferente de início (gostava de ver o Benfica a jogar em 3x5x2 mas isso fica para outro jogo e para outro post), numa estratégia diferente. Entrar fortíssimo, num 4x3x3 com Saviola, Salvio e Kardec na frente apoiados por C.Martins e Aimar, por forma a poder resguardar Maxi, Javi e Martins (Airton, Roderick, Menezes) na segunda parte. Mas como o homem é que sabe, só nos resta esperar por sexta para podermos tirar mais conclusões.

Sabias que...(VII)

Na época de 1977/78,o Benfica, treinado por John Mortimore, acabou o campeonato Nacional com 21 vitórias, nove empates e... nenhuma derrota!?!? Somámos 51 pontos. Os Corruptos tinham perdido um jogo, mas só tinham sete empates. Por isso acabaram também com... 51 pontos. As duas equipas em 1º Lugar com os mesmos pontos!

Quem deveria ser o campeão? Os resultados  dos jogos entre o Benfica e os corruptos eram: 0-0 na Luz e 1-1 nas Antas. A resposta lógica era: BENFICA.

Mas não... Os corruptos venceram por ter melhor Goal Average. (já vem desses tempos, tinham de ganhar de qualquer maneira já não eram campeões à 19 anos).
            
Os nossos campeões de 1977/78: Toni, Eurico, António Bastos Lopes, Alberto, Humberto Coelho, Shéu, Manuel Bento, Nené, Chalana, Pietra, Celso Pita, Vitor Batista, José Luís, Pereirinha, Cavungi, Wilson, Rui Lopes, Fidalgo, Vitor Martins, Jorge


Outros "Sabias que..."

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mais dois...

Hoje apareceram mais dois nomes para o Benfica. As possíveis contratações do Benfica em Janeiro parecem cogumelos, tal a facilidade com que nascem nas páginas lamacentas dos nossos jornais desportivos...
Ainda por cima são uns cogumelos manhosos...
Já vamos em 14 nomes e a festa ainda agora começou.
Confere todos os "cogumelos" aqui.

Números...

Fonte: Blog "Forúm Benfica"
Sim... é mesmo isso que estão a ver! 1 jogador com 0 jogos, 3 jogadores com 1 jogo, 1 jogador com 2 jogos! Ou seja, 5 em 11 titulares contra os corruptos praticamente não tinham jogado esta época.

Agora não se esqueçam de ir a Leiria encher os bolsos desta cambada!!!!!!!!!

Alguém me explica...?

Porque razão vai o Benfica dia 10 de Novembro participar nas comemorações da independência em Angola, realizando um jogo contra a selecção local?

Reconheço que Angola é um mercado importante que o Benfica tem que aproveitar, sempre o defendi, mas não é a meio da época, entre compromissos importantíssimos para a NOSSA equipa que o Benfica vai estar a fazer viagens desgastantes para Angola.

Que vão lá no final da época? Acho muito bem...

Ir Agora? Um disparate que nos pode sair muito caro... Independentemente dos Euros que represente.

Jogamos no Dragão dia 7 e frente à Naval dia 14.

PRIMEIRO O BENFICA!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Parabéns Catedral

7 anos. Mais de 7 milhões de espectadores. 183 jogos, 122 vitórias, 38 empates, 23 derrotas, 339 golos marcados, 122 sofridos.

Parabéns ao Ninho da Águia!

Toda a história das Gloriosas Catedrais aqui.

Braga no caminho do Jamor

Adversário forte para esta altura da competição. Será um jogo difícil, numa altura crucial da época pois o jogo está marcado para o fim-de-semana após o jogo da seleção e antes do jogo em Tel-Aviv.
O histórico dos confrontos contra o Braga para a Taça de Portugal não é o mais famoso: 9 jogos, 5 vitórias e 4 derrotas. Destes jogos, 6 foram disputados em Braga e 3 na Luz, onde só ganhámos. Em 64/65 despachámos o Braga com um bonito 9-0... Como era bonito que a história se repetisse.
O último confronto foi em Braga, na época de 97/98 e perdemos 2-1...

O último jogo na Luz contra o Braga, para a Taça foi na época de 88/89. Vitória por 3-1 que nos levou à final com o Belém. Lembro-me bem dessa final. Estava doente e a minha mãe não queria que visse o jogo, mas o meu pai lá a convenceu. Infelizmente perdemos 2-1 com dois golos do Chico Faria. Recordo-me como se fosse hoje de ter ficado com muito mais febre depois do jogo...

Aqui fica então o vídeo dessa meia final. A imagem é muito má, mas é o que se pode arranjar.


RUMO AO JAMOR!

P.S.: Quem marcou os golos do Benfica?

4 Jogos 4 Vitórias...

"Foi importante fazer a quarta vitória sem sofrer golos e já estamos a pensar em fazer a quinta na próxima sexta-feira" 
                                                                             Jorge Jesus

Quanto ao jogo:

- Ganhámos!!!

- Últimos 4 jogos, 4 vitórias!!!

- Roberto invicto nesses 4 jogos!!!

Dados para animar depois do já esquecido jogo em Lyon.

O jogo foi fácil e de sentido único, o Portimonense parece me um forte candidato à descida visto não ter apresentado grandes argumentos. Poderíamos e deveríamos ter goleado dado ao caudal ofensivo demonstrado.

A nível individual: 

- D.Luiz realizou uma exibição ao nível da época passada.

- Luisão é o patrão da defesa.

- Maxi novamente desamparado. O posicionamento do C.Martins (todo o terreno) são ordens do JJ ou é fruto da irreverência táctica do jogador? Será que é o Javi que tem que fechar à direita?

- Gáitan (para mim não deveria ter jogado), mas a jogar tem que ser a 10. Não pode jogar na linha, não sabe e não vai aprender.

- Kardec...mostrou pouco!

- F.Menezes entrou muito bem.

- Javi o homem do jogo pelo golo que marcou. Espero que o motive e que lhe faça subir os indíces de confiança, bem que percisamos do Javi em grande forma.

Agora venha o Paços, e já agora que os corruptos percam pontos mais logo frente à sua sucursal de Leiria. 


EU ACREDITO, TUDO POR TI BENFICA!

"Desculpa Vieira, tive de vir"

Vitória natural da equipa mais forte, numa exibição suficiente. O resultado foi escasso para as oportunidades criadas, mas pelo menos acertámos na baliza - coisa que nem sempre acontece - proporcionando uma excelente exibição ao redes adversário, Ventura. 
Não foi um jogo por aí além, mas o Portimonense também não ajudou muito. Exceptuando Candeias, não foram minimamente ameaçadores. Os jogadores do Benfica não estavam dispostos a grandes correrias, o que é de lamentar; mantiveram sempre um ritmo lento, tentando encontrar espaços nas costas da defesa adversária e apostando nas bolas paradas, tendo o golo do Javi marcado dessa forma. 

Depois de Lyon esperava mais alterações na equipa. Gaitán, Javi e C. Martins não mereciam ter jogado, e se no caso do argentino, JJ estava limitado pela lesão do Fábio, os outros médios têm alternativas no plantel. Foi uma oportunidade desperdiçada para ensaiar um esquema táctico alternativo. Na primeira parte pareceu-me que os médios estavam muito indisciplinados tacticamente, em particular o C. Martins, que não fez um bom jogo 

Individualmente, a maioria cumpriu sem que ninguém se tivesse destacado especialmente. Apenas Luisão merece o meu destaque por estar em boa forma e se notar a sua voz de comando. 
Vou voltar a repetir: o Maxi não pode jogar tão sozinho! 
3 Pontos, 4 vitórias sem sofrer golos.


O boicote foi furado por muitos... Mas tive a nítida sensação de que os milhares de benfiquistas presentes no Algarve estavam envergonhados da sua presença. Estiveram quase calados até ao golo, como que se não quisessem que se desse por eles... Para isso mais valia não terem ido. Depois do golo ninguém os calou, mas também mal estávamos se o contrário se passasse... 
Não tenho a certeza, mas julgo que as claques continuam a ter algum apoio (oficioso) por parte da direcção. Depois de marcarem presença ontem vão continuar a ter? Volto a afirmar que sou um apoiante das (muitas) coisas boas que as claques emprestam ao clube... Mas desprezo os "ultras" profissionais que se aproveitam do clube e da claque para se financiarem.

Para finalizar umas linhas para a arbitragem. Ao nível do futebol português: merdosa. Sem influência no resultado, mas muito má. Faltas mal apitadas a ambos os lados. Os amarelos que "tapam" C. Martins, Maxi e Luisão parecem-me justificáveis. O que me irritou mesmo foi o auxiliar que acompanhou o ataque do Benfica na segunda parte. Muito, muito mau e tendencioso... Mas enfim, é o que temos.

FORÇA BENFICA! RUMO AO 33º

sábado, 23 de outubro de 2010

Adeus Lyon, olá Portimão

Parece que os benfiquistas vão mandar às malvas o apelo da direcção para não marcar presença nos jogos fora. Lamento mas entendo. Já aqui dissemos que a direcção deve promover esta política com iniciativas de compensação, o que até à data não aconteceu...

Jorge Jesus disse que o jogo de Lyon já estava ultrapassado. Mal fora se dissesse o contrário. Estou muito expectante em relação ao onze inicial que o Benfica vai apresentar amanhã.
O Fábio está novamente em dúvida. Normalmente preferiria que não jogasse, mas tendo em conta as actuais alternativas... Aqui vai o meu 11:

Roberto
Maxi, Luisão, D. Luiz, C. Peixoto
Airton
Aimar, Salvio, F. Coentrão
Kardec, Saviola

Não vale a pena chover no molhado... Todos sabemos que o jogo é para ganhar. Espera-se a resposta dos jogadores/treinador ao falhanço de quarta-feira..

Para o fim, a recordação de um dos últimos jogos contra os algarvios, corria o ano de 1988.
Pelo que percebo, o jogo até foi merdoso, mas ganhámos com um golo do Vata.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Erros a mais. Culpas a menos

No Benfica, por tradição, na hora das derrotas, os jogadores são sempre os últimos culpados... Então se estivermos a falar de uma equipa campeã nacional, com o brilhantismo que todos lhe reconheceram, são intocáveis. Na pior das hipóteses, são lhes apontados os erros mas esvaziadas as responsabilidades, normalmente atiradas para cima da direcção. Faz todo o sentido... Aliás, a perda de bola do C. Martins, a expulsão do Gaitán, os frangos do Roberto, o falhanço do César, os nossos amigos árbitros, são tudo culpa da direcção e só não vê quem não quer...

Como é óbvio a responsabilidade é repartida por todos. Não pretendo desculpar ninguém. A preparação da época não foi a melhor, há lacunas no plantel que não forma colmatadas, o esquema táctico parece não se adequar aos jogadores disponíveis, há processos de renovação mal resolvidos, o estádio não encheu uma única vez este ano... Mas os jogadores do Sport Lisboa e Benfica têm TODAS as condições para se apresentarem em campo prontos para dar a vida pelo clube. O comportamento dos jogadores no jogo de França foi lamentável. Javi, Carlos Martins, Gaitán, D. Luiz e Saviola não jogaram um "chavo"! Isso não faz deles maus jogadores, faz deles responsáveis por uma derrota da equipa. E isso deveria fazê-los crescer enquanto jogadores, enquanto homens. Quando os jogadores não servirem os interesses do Benfica o que é que lá andam a fazer?

Eu continuo a acreditar. Eu acredito sempre. Eu não saio da Luz antes do fim. Eu não mudo de canal se estivermos a perder. Eu acreditava que se marcássemos o 7-1 em Vigo ainda tínhamos hipóteses de empatar. Estes são os meus jogadores, este é o meu treinador, esta é a minha direcção.

Pede-se agora uma resposta contundente no próximo jogo. Dos jogadores e do treinador...

Sou do Benfica e isso me ENVAIDECE!

A derrota foi dura mas chega de pessimismo, temos que confiar que a nossa direcção, o nosso treinador e os nossos jogadores vão a aprender com os erros inúmeros erros cometidos esta época (desde o mau planeamento, à falta de adaptação da táctica aos recursos, passando pelo incompreensível défice de rendimento de alguns jogadores.)

Temos que estar UNIDOS em torno da NOSSA equipa e carregá-la para as Vitórias.

Nos bons e maus momentos, somos TODOS BENFICA.

Deixo-vos com a mais bela música, alguma vez escrita.





SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aprender e Bola p´ra Frente!

Não vale a pena bater mais no ceguinho, porque todos viram que ontem a exibição do Benfica foi muito fraquinha, tal como eu alertei ontem só com níveis de concentração e competitividade altos é que poderíamos trazer os 3 pontos de França.
Infelizmente os nossos jogadores revelaram muita falta de maturidade e falharam passes atrás de passes em zonas proibidas.
O Lyon pragmático resolveu o jogo mais por demérito nosso do que por mérito próprio, tal como já tinha acontecido na Alemanha.

Individualmente, algumas notas:

Jorge Jesus - Não vale a pena negar, montou mal a equipa para a abordagem à segunda parte. Espero que aprenda com o erro...ele e todos os jogadores.
Gáitan - Deve ser DURAMENTE castigado, no mínimo 4/5 jogos no banco. Para aqueles que assobiam o César não teria sido melhor jogar com ele ontem libertando mais o Coentrão? E não estou só a falar da expulsão, porque antes de ser expulso Gaitán foi 0.

Javi Garcia - Onde anda o Javi? Mais um jogo fraquissimo com muitos passes falhados.

Saviola - Não o vejo fintar um adversário desde a época passada....

C.Martins - Foi devido ao seu erro que a equipa se desmoronou, até ele ter oferecido o golo o Benfica estava a disputar taco a taco o jogo com o Lyon.

Luisão e Coentrão - Boas exibições, se não fosse eles aquela defesa (Maxi e D.Luiz) estava perdida.

Roberto - Quando todos o criticavam sempre o defendi, não tenho dúvidas que é um GRANDE guarda-redes.

Tá feito o desabafo.

"Temos que aprender com os erros de hoje para poder vencer o Lyon e o Schalke em casa."
Agora venha o Portimonense. Não podemos e não iremos vacilar!!!
EU ACREDITO, FORÇA BENFICA!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Péssimo...


Pouco se aproveitou do jogo de hoje. Uma má exibição da equipa, muito desconcentrada. O treinador não soube ajustar a equipa ao intervalo para a segunda parte. Individualmente poucos foram os jogadores que fizeram um jogo de acordo com aquilo que se exige. Dezenas de passes falhados em zonas recuadas do campo, más decisões na frente. Foi um acumular de erros individuais... A vontade para escrever é pouca, mas vou tentar sintetizar o que penso das exibições indivudais:

Roberto - Enorme.
Maxi - Não sabe mais, nunca soube, nunca saberá. Mentalizem-se (JJ à cabeça) que só com um interior direito de qualidade,  (tal como ano passado e na sua selecção) o Maxi pode compensar as suas deficiências com a garra que põe em campo.
Luisão - Fez o que pôde...
D. Luiz - Não gostei... Muito tempo para reagir no 2º golo.
F. Coentrão - Muito bem.
Javi - Péssimo. Banco já! Mal na marcação, pior a entregar a bola, péssimo na ajuda à defesa nos dois golos.
Aimar - Pouco tempo verdadeiramente em campo... Desilusão.
Gaitán - Péssimo. Banco já! Comprometeu a equipa e não pode...
Carlos Martins - Carlos, vai pó c****!
Kardec - Bom jogo. Nada mais podia fazer.
Saviola - Perdido...
C. Peixoto - Não entrou mal...
Sálvio - Entrou mal...
Jara - Não entrou...

Uma palavra para os milhares de benfiquistas que nos estádio se fizeram ouvir. Obrigado.
E por hoje mais não digo...

P.S.: TEMOS REDES!!!!

É para GANHAR!

Logo ás 19h45 o Benfica entrará em campo em França, em mais uma jornada de reafirmação na Europa do Futebol. Concordo na generalidade com a análise do Jaime, bem como o 11 que deve alinhar de início, resta-me acrescentar algumas notas:

- O Benfica tem que jogar SEMPRE para GANHAR. Em qualquer Estádio do MUNDO.

- O treinador do Benfica tem que dizer SEMPRE que "Vai jogar para ganhar!" 

- Na fase de grupos da Champions o fundamental é vencer os 3 jogos em casa. Apesar de ser sempre importante roubar pontos fora.

- O Lyon é umas das melhoras equipas na Champions dos últimos anos, conta com muito jogos na fase mais adiantada prova e não é por acaso que estava no pote 1, à frente de equipas como o Real Madrid.

- No geral, a experiência dos jogadores Lyon em relação aos jogadores do Benfica é muitíssimo superior.

- O resultado deste jogo não é decisivo para o desfecho do grupo. Obviamente uma vitória ajudaria muito nas contas.

Posto isto, julgo que a equipa tem que entrar em campo muito mas muito concentrada, ao contrário do que se passou contra o Shalke, se revelar níveis de concentração e competitividade altos certamente discutiremos o resultado do jogo e traremos os 3 pontos de França.

FORÇA BENFICA! TUDO POR TI!!!

Cagança? Bazófia? BENFICA!!!!

As declarações de Jesus, ontem na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de hoje, caíram mal em alguns  benfiquistas, especialmente a frase "Vencer o Lyon será normal". Não concordo. Nunca condenarei nenhuma equipa nem nenhum treinador do Clube por jogar ao ataque em qualquer campo. Obviamente não ficarei insatisfeito com um empate em França, pois não sou parvo e tenho consciência que um empate em casa de um adversário directo numa fase de grupos é um bom resultado. Mas isso não implica que a estratégia passe por jogar fechado atrás, apostando no contra-ataque... Foi assim no passado recente e os pontos fora foram muito poucos para a grandeza do nosso clube. "Não é bem assim..." dirão alguns "Então e a vitória em Liverpool?" dirão outros. Pois. Mas infelizmente é mesmo assim. E vamos a números: Sem considerar a época passada, já sobre o comando do "sobranceiro" Jesus, nas 10 épocas anteriores, o Benfica realizou 30 jogos fora da Luz para as competições europeias. Curiosamente repartidos equitativamente entre Champions e UEFA, 15 portanto. Na champions temos o belíssimo score de 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas (sendo as vitórias ao Liverpool, Shaktar e Copenhaga e os empates com os "colossos" Copenhaga, Lille, Áustria de Viena e Villareal). Na UEFA, 4 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, tendo o Benfica derrotado os "gigantes" Dínamo Bucareste, Beveren, Molde e FC Dukla! e empatado com Hertha, Nuremberg e La Louviére.
Não vos vou maçar com as derrotas, algumas tão ridículas que fariam corar de vergonha o Cosme Damião.
"Ah e tal, mas isto só prova que NÃO é normal ir ganhar ao Lyon..."
Não. Isto prova que o Benfica perdeu o respeito competitivo da Europa à custa de péssimos resultados e que só com ambição e uma postura consentânea com a HISTÓRIA e com o PRESENTE do Sport Lisboa e Benfica,  poderemos ambicionar voltar ao lugar que nos pertence: O TOPO DO MUNDO!

A época passada, quando fomos jogar a Liverpool contra o Everton a estratégia foi de contenção, sem pressão alta? O treinador não afirmou que íamos lá para ganhar? Não ganhámos? Foi uma vitória anormal? Inesperada tendo em conta o futebol jogado nas duas mãos? E em Marselha, como foi? Teria sido anormal ganharmos frente ao Shalke?


Mais. Vamos jogar a França! Eles sim os mestres da "cagança"! Eles sim desprezam a palavra humildade! Os jogadores provarão em campo que não estavam a falar só para os seus adeptos, mas sim a fazer um sério aviso à equipa que conta com dois ex-andrades, tendo um deles afirmado que se marcasse iria festejar como se um golo do Porto se tratasse (foi o dos dentes podres...). Era logo dar-lhe uma paulada nos primeiros minutos só para mostrar quem manda...

Serei o primeiro a apontar o dedo ao treinador e aos jogadores se não cumprirem com a sua missão, mas nunca criticarei uma postura vencedora, ambiciosa, de campeão, à BENFICA!
Se perdermos que seja de cabeça erguida, com a certeza de que tudo fizemos para calar os franceses.

DE TODOS UM!
TUDO POR TI BENFICA!

Mais uma vez...o Record!

Alguém me consegue explicar porque é que estes energúmenos no seu site colocam o Benfica em 4º lugar no campeonato? No site da Liga Portuguesa estamos em segundo.

Obviamente isto não tem importância nenhuma, mas mais uma vez fica demonstrada a total incompetência e o desconhecimento das regras em vigor.

Enfim, o costume...

Nota: Este mesmo jornal, hoje fala no Nolito, a nossa lista já tem 9 nomes e ainda só vamos em Outubro. Continua-se a aceitar palpites de quantos nomes vão ser avançados pela descomunicação social até ao final de Janeiro.

NÃO COMPREM ESTE JORNAL!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ataque ao 1º lugar

Amanhã, em solo gaulês, por estes tempos a viver uma enorme instabilidade social, estou certo que os jogadores e o treinador não vão fugir ás suas responsabilidades. Estou convencido que iremos rubricar uma excelente exibição e calar os franceses. Estou convencido que iremos ouvir gritar bem alto o nome do nosso Cube no estádio, pois teremos uma boa falange de apoio que viajou de Portugal a somar aos muitos emigrantes que não deixarão de marcar presença. Amanhã GANHAR! GANHAR! GANHAR!
O Lyon tem uma boa equipa e algumas individualidades com excelente qualidade. Mas estou muito confiante! 2-0, Kardec e Saviola.
Aqui fica o meu onze para amanhã:


Espero que o Fábio recupere a tempo... 

TUDO POR TI BENFICA!

Sondagem encerrada

Terminada a sondagem sobre a participação do Benfica na Taça da Liga, conclui-se que, como em tantos outros assuntos da vida do Clube, as opiniões estão longe de ser unânimes. Ainda assim podemos concluir que:

-A grande maioria defende a participação na competição (79%)

-Dos que defendem a participação, o "empenho" dedicado à competição divide-se da seguinte forma: 46 inquiridos defendem que devemos gerir o plantel, tal como na época passada, 32 defendem a utilização dos júniores (respeitando as regras da competição) e 19 defendem um Benfica na máxima força em todos os jogos.

-É seguro dizer que a maioria olha para a competição como mais um troféu para o Museu. 

Já aqui tinha manifestado a minha opinião - utilizar o maior número de júniores permitidos pelas regras -, mas aguardo serenamente pela decisão da direcção que julgo passará por participar, da mesma forma que o ano passado, indo ao encontro da opção mais votada nesta sondagem.

Até sabermos a decisão, deixo-vos a recordação da festa do ano passado e dos golos da final onde demos um banho aos andrades



Chega de Brincar com o BENFICA!!


Estes senhores não têm mesmo VERGONHA NA CARA!!!

Mete-me nojo o trabalho destes senhores, quase tanto como quando ouço os migueis sousas tavares ou os ruis moreiras a falar.

Então o Nuno Gomes ontem vem a público dizer que: «Deixo de jogar no Benfica no FINAL da época».

E estes senhores fazem esta capa? Mas que raio de jornalismo é este?

Eu não compro, nunca comprei, e NUNCA mas NUNCA irei comprar esta MERDA de jornal.

Faço um apelo a todos os benfiquistas que nos seguem e a todos os nossos colegas que fazem parte da Gloriosasfera, vamos BOICOTAR este jornal e fazer levar este boicote ao maior número de benfiquistas. Não é fácil chegar aos muitos benfiquistas que não frequentam os blogs gloriosos, mas juntos talvez consigamos, fazer com que estes NOJENTOS sintam que não podem pisar o Benfica.

CHEGA DE BRINCAR COM O BENFICA!!!

Nota: Vejam o Post do Jaime dedicado ao Nuno.

Nuno Golos

O nosso capitão aunciou hoje o fim do seu percurso no Benfica enquanto jogador. É um final anunciado e penso que no tempo certo. Não será o fim da sua carreira pois julgo ter ainda futebol nas pernas para poder ainda marcar alguns golos noutra liga menos competitiva, quem sabe terá oportunidade de juntar alguns "petro-dollars" (que palavra tão na moda...) ao seu pecúlio. Sempre admirei o Nuno Gomes. Mesmo quando me obrigava a pontapear a mobília por falhar golos feitos. 
Devemos ao nosso capitão um MUITO OBRIGADO por tudo o que fez pelo Sport Lisboa e Benfica. A dedicação que ao longo de 12 anos no clube é de enaltecer. Um jogador que nunca mandou calar os adeptos - e se ele foi assobiado... -; um jogador que nas sucessivas renovações de contracto baixou sempre o ordenado; um jogador que sempre soube falar à imprensa, defendendo o Clube como poucos, não se refugiando em lugares comuns; um jogador que marcou mais de 150 golos; um jogador que deu muitos e muitos a marcar; um jogador que é uma referência no balneário; um jogador que é o primeiro a defender os colegas em campo e fora dele; um jogador à Benfica; um jogador que está e estará sempre na nossa história; um jogador que sempre deu Tudo Por Ti, Benfica...!

Deixo-vos um vídeo de homenagem feito aquando do seu 150º golo envergando o manto sagrado, da autoria do crazyfeet217.


OBRIGADO CAPITÃO! 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Vitórias e Património"

Vai estrear amanhã na BenficaTV o maior projecto da nossa televisão até à data. Será o primeiro episódio de 15 nesta série, num total de 156. Será um registo documental da história do Maior Clube do Mundo e, certamante, fará a delícia de todos nós. Sou um amante do audiovisual por convicção e por formação e como tal estou entusiasmado com este projecto, que tem tudo para ser, como referiu o João Gabriel, "um projecto tão estruturante como o Centro Documental ou o Museu."
Infelizmente não tenho BenficaTV, mas estou certo que encontrarei o programa por essa Gloriosasfera e partilharei aqui.
Notícia completa no site do enorme, aqui.

Record em Grande...

Continua a valer tudo para destabilizar o nosso ENORME clube. O "Record" segue na frente nesta corrida desenfreada que os meios de descomunicação social fazem para destabilizar a nossa equipa, sendo a mando do clube corrupto ou simplesmente para vender mais jornais, o que interessa é atingir o GLORIOSO.

O "Record" avança hoje que o F.Meira vai voltar para o Benfica e que Jara vai sair.

Qual é a lógica que tem a vinda do Meira? Já temos Luisão, D.Luiz, Sidnei, Fábio Faria, Roderick e o Miguel Victor (emprestado).

O Jara custou 5,5M€ e não irá sair, percisa de tempo para se afirmar e Jesus saberá certamente apostar nele na melhor altura.

FORÇA BENFICA, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

Sondagem...

Numa altura em que faltam 20 horas para fechar as urnas, temos 93 votos contabilizados.

Não deixem de deixar a vossa opinião. Amanhã dedicaremos um post á análise dos resultados.

Obrigado a todos.

TUDO POR TI BENFICA!

106 anos de Paixão - Vídeo


Mais um vídeo daqueles que nós gostamos... Parabéns ao RedLifeBenfica

Rival ou Inimigo? - António P. Vasconcelos

Perante o silêncio cúmplice com que a Direcção do SCP e a maioria dos comentadores afectos ao clube de Alvalade acompanharam, nestes últimos anos, os castigos do processo do Apito Final e as absolvições do Apito Dourado, muitas vezes me tenho perguntado: será que já não há sportinguistas decentes, que não confundem o RIVAL com o INIMIGO?

Nestes últimos anos, depois de Dias da Cunha ter denunciado o SISTEMA e ter chamado os bois pelos nomes, a cumplicidade com o FCP por parte das direcções que se lhe seguiram (Filipe Soares Franco e, agora, Bettencourt) foi demasiado evidente: o inimigo era o Benfica e tudo o que servisse para atacar o Glorioso era bem-vindo, nem que para isso tivessem que pactuar com a batota e associar-se ao clube cujo presidente se gaba de ter deixado Bettencourt de mão estendida e lhes levou o Ruben Micael, o Moutinho e mesmo o treinador que eles julgavam que iam exibir este ano como um D. Sebastião: o Villas-Boas. E tudo o Porto levou!

A cumplicidade era tão grande que houve quem julgasse que a sigla SCP queria dizer Sporting Clube do Porto! Até ao ano passado, o SCP calou-se: não comentou os escandalosos resultados do Processo, não falou das escutas, pactuou com arbitragens indecentes, porque teve o segundo lugar garantido, e porque alguns sportinguistas sem brilho nem brio preferiam um segundo lugar várias vezes do que um primeiro de vez em quando! Desde que o Benfica ficasse atrás! Esta cegueira e esta obsessão reduziram o nosso grande rival a um clube de bairro, mergulhado numa crise de onde não se vê como vão sair, condenado a disputar um lugar na Europa ao Braga, ao Vitória de Guimarães ou ao Marítimo.

Mas, desde o ano passado, a coisa ganhou foros de delírio. Perante a evidência de um futebol brilhante, um treinador vitorioso e uma equipa confiante e ganhadora, que passeava a sua superioridade e sua classe pelos relvados, e que, sem batota, teria deixado os outros clubes muitos pontos atrás, era preciso arrasar o RIVAL, apoiando a vergonhosa campanha do FCP, matraqueada todos os dias com mentiras repetidas sobre os túneis e o andor, e que, à falta de argumentos, ressuscitava a indecorosa campanha contra o Calabote e reeditava a caluniosa campanha do “Clube do Regime”!
Nos tempos da Guerra Fria, os comunistas chamavam, com desprezo, aos que os apoiavam sem pedir nada em troca os “Idiotas úteis”. E, desde o ano passado, houve comentadores que se prestaram miseravelmente a essa vassalagem.

Ora, de há umas semanas para cá, quiçá por efeito da divulgação das novas escutas, houve alguns sportinguistas que acordaram e devolveram a decência à instituição: foi o caso do Jorge Gabriel, do Daniel Oliveira, do Alfredo Barroso e do José Diogo Quintela, que assinaram nos jornais e proclamaram na rádio que as escutas os indignavam e que, ao contrário do que outros vendem, a equipa do Sporting também foi prejudicada por arbitragens viciadas que a afastaram do título em épocas recentes. Aleluia! É tempo de os sportinguistas, mesmo que a sua Direcção se cale, perceberem que só poderão voltar a ser um grande clube quando a VERDADE DESPORTIVA voltar ao futebol, e isso implica aliar-se ao Benfica na luta pela independência dos órgãos que irão superintender à Arbitragem e à Disciplina e à decência dos seus membros, na próxima estrutura da Federação!

Sem isso, os nossos clubes vão continuar a ter que redobrar o esforço desportivo e financeiro para ganhar no campo contra todas as forças que, dentro e fora dele (a violência à volta dos estádios, os corredores do poder, os túneis, o apito e as bandeirinhas) fazem todos os possíveis para incendiar Lisboa e manter o poder no Norte.
ACORDEM LEÕES! OU SERÁ QUE ACHAM QUE, PARA ELES, VOCÊS NÃO SÃO MOUROS?!

António Pedro Vasconcelos


Bem-vindo à Gloriosasfera! 
Retirado do Master Groove.

domingo, 17 de outubro de 2010

Nosso Destino é o de VENCER!!!

Além da Vitória já comentada da equipa de futebol na taça, merecem destaque as vitórias das equipas das várias modalidades do Benfica (excluindo o Rugby).


- A equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica venceu o primeiro jogo do Torneio Internacional da Cidade da Praia, em cabo verde. Os campeões europeus derrotaram o Misto de S. Vicente, por 8-1. A equipa apurou-se para a final tal como o Toyota Angola, mas o jogo acabou por não se realizar devido a uma falha de energia. Grande euforia em volta da nossa equipa por parte dos Cabos Verdianos.



- Iniciámos este fim-de-semana a caminhada para o tri-campeonato em Basquetebol. Não podia ter corrido melhor 102-69 ao CAB Madeira.
 

 - A equipa de Hóquei em Patins manteve-se na senda de vitórias 7-4 frente à Ac. Espinho. Cacau foi o herói do jogo apontando um hat-trick. 3 jogos 3 vitórias.
 


- No Andebol a equipa soma e segue 37-23 frente à Académica de São Mamede. Decorridas 7 jornadas estamos em primeiro com 6 vitórias 1 derrota.


- Na dupla jornada que decorreu este fim-de-semana sorte diferente para a equipa de Vólei, sábado perdemos por 3-1 frente ao A.J. Fonte Bastardo e hoje vencemos o Clube K por 3-0.



- A equipa de Rugby tornou a desiludir 10-35 frente ao CDUL. 4 jogos 4 derrotas.


NOSSO DESTINO É O DE VENCER!!!

Carlos Móia dixit

“Ser do FC Porto era ser o que o FC Porto era: um clube a fechar-se dentro de uma região, a olhar todo o resto de Portugal como um espaço de inimigos em delírio, de mouros a abater. O Benfica dava-me a imagem oposta: a ilusão de um universo sem limites”

Há muito admiro Carlos Móia. Admiro-o não só pelo que já conseguiu na sua vida mas também pela forma como comunica. Ontem, homenageado pela casa do Benfica de Ovar, onde nasceu, discursou e fê-lo de uma forma exemplar. Podem ler a restante notícia aqui.
Benfica, um universo sem limites... Gosto!

Taça

"Ontem houve Taça." Esta expressão é muitas vezes usada pela generalidade da comunicação social quando uma equipa pequena elimina uma equipa da 1ª divisão. Mas para mim "Ontem houve Taça" porque o Benfica espetou 5 a uma equipa da 2ª divisão, ou seja a normalidade com que eu cresci, a Taça que sempre me habituei a ver... Não esquecer que o Benfica esteve em praticamente metade das finais da Taça - 33 presenças em 70 finais - tendo ganho a sua maioria (24).


Vitória fácil do Benfica, num jogo sem grande história. Períodos houve em que os jogadores tiveram o condão de me irritar, especialmente na primeira meia hora, tantas foram as perdas de bola e passes falhados.
As alterações na equipa serão o maior responsável pela falta de qualidade em alguns períodos, mas, de uma maneira geral, fiquei satisfeito com a resposta da equipa. Individualmente destaco pela negativa Sálvio. Tenho grandes esperanças no jogador mas ontem esteve desastrado. Nada lhe saiu bem e não me parece que renda o máximo como extremo puro, tão longe da área. Mas atenção, reconheço-lhe empenho e esforço. Gaitán esteve, mais uma vez intermitente. Tão depressa se desfazia de 2 jogadores e entregava a bola redondinha a um companheiro, como partia sem convicção para cima do adversário logo perdendo a bola. Ainda assim, a melhor exibição desde que chegou, coroada com um bom golo. Kardec fez dois golos plenos de oportunidade. Não se pode pedir mais. Os outros, uns mais que outros cumpriram a sua função. Menos um: Aimar. Seja o Arouca, seja a final da Champions, a entrega, qualidade e magia que saiem dos pés e da cabeça do nosso 10 são impressionantes. Mais uma excelente exibição!
Venha o sorteio, venha quem vier, sempre para vencer.

RUMO AO JAMOR!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A caminho da 25ª

O Benfica inicia a caminhada para o Jamor. Parte em busca da sua 33ª final das quais venceu 24.
Muitas das mais belas páginas do nosso Glorioso foram escritas na Taça de Portugal. Amanhã, compete à equipa demonstrar em campo que está nesta competição de alma e coração, empenhada em levar de vencido todos os que lhe aparecerem à frente.
O primeiro adversário é o recém-promovido à Liga da Honra/Orangina, o Arouca, um clube com pouca expressão no futebol português. Nunca defrontámos o clube da região de Aveiro, pelo que será uma estreia que espero a equipa visitante recorde pela cabazada que vai levar para casa. Ainda para mais é filial do Porto e andou a treinar com eles esta semana (à atenção da ADoP...).

Gostava de ver alguns jogadores menos utilizados em campo, mas a equipa ainda está a consolidar processos, sendo uma boa oportunidade para os titulares aperfeiçoarem mecanismos tácticos. Sendo assim... Deixo-vos dois "onzes", conforme a perspectiva:

Júlio César.
L. Filipe, Sidnei, Roderick, C.Peixoto
Airton.
Sálvio, F. Menezes, Gaitán.
Jara, Kardec

Júlio César.
L. Filipe, Sidnei, Luisão, C. Peixoto.
Airton.
C. Martins, Aimar, Gaitán.
Saviola, Kardec

Nuno Gomes e Weldon também merecem minutos...

Deixo-vos a recordação da melhor final da Taça dos últimos 20 anos...

Nomes e Mais Nomes.

Tenho que admitir que já estava a estranhar... A descomunicação social andava calma á muito tempo, no que toca a possíveis reforços do Benfica. Hoje o Record, que com certeza precisava de alavancar as suas vendas avançou com os seguintes nomes:

Pereyra, médio do River Plate
Funes Mori, avançado do River Plate
Enzo Pérez, médio do Estudiantes
Federico Fernández, central do Estudiantes

Sendo assim a nossa lista já conta com 7 reforços para Janeiro.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sabias que...(VI)




Desde a inauguração do Estádio Nacional (1946), a final da Taça de Portugal nunca se realizou na Luz, mas já teve um jogo em Alvalade e quatro nas Antas, três da quais com a presença dos corruptos, que ganhou um e perdeu dois, com Leixões (1961) e Benfica (1983... em Agosto, no início da época seguinte!)?



Outros "Sabias que..."

"Exigimos respeito!"

No dia em que o Portimonense divulgou o preço dos bilhetes para a recepção ao Glorioso - 15 a 35€, sendo que numa primeira fase só bilhetes mais caros, 25 e 35€, vão estar à venda - volto à carta do presidente. O que retive como ideia-chave:

"Comparecer aos jogos fora significa pactuar com actual estado do futebol português!"

Sou um benfiquista de Lisboa. 99% dos jogos a que vou são na Catedral, mas sei que essa não é a realidade de muitos milhares de benfiquistas que aguardam com ansiedade a visita do Benfica à sua zona do país. E há ainda aqueles que acompanham o Clube para onde quer que vá, em casa, fora ou no estrangeiro... Quero com isto dizer que é para mim fácil subscrever o apelo da direcção, mas que compreendo que seja duro para muitos milhares abdicar de apoiar o Clube nas suas deslocações. Como tal, defendo, como muitos, que esta tomada de posição deve ser acompanhada de medidas de compensação aos sócios.
Já aqui foi feita referência às propostas do blog Céu Encarnado, com as quais concordo na sua maioria.
Queria, com a devida vénia ao Luís Rosário, destacar duas:

-Disponibilizar bilhetes de uma forma gratuita para os sócios correspondentes. A proposta do céu encarnado refere 5000, eu penso que esse número pode ser pensado jogo a jogo e que os bilhetes devem ser disponibilizados apenas nas casas das regiões em que o Benfica se desloca na jornada imediatamente após ao jogo em questão. A título de exemplo, para o último jogo em casa frente ao Braga, teriam sido disponibilizados os tais 5000 bilhetes nas casas do Benfica da região do Algarve, exclusivamente para sócios correspondentes e com primazia para os associados das respectivas casas.

-Celebrar protocolos com as transportadoras (CP, Rede Expresso, etc) com vista a obter preços especiais para sócios, portadores de bilhete, durante o fim-de-semana respectivo. Julgo ser exequível e que as transportadoras teriam benefícios com estes protocolos.

Aqui fica, mais uma vez, o apelo para que, unidos, possamos fazer do Benfica um ainda maior Clube.

DE TODOS, UM!

E-mail ao Mr. Jennings

No seguimento do apelo feito pela Gloriosasfera, segue o e-mail que enviei para o Andrew Jennings, o jornalista que afronta a FIFA denunciando a corrupção. Parabéns também ao Avante P'lo Benfica, por ter chamado à atenção para a luta deste senhor.


Dear Mr. Jennings,

First of all, let me introduce myself: My name is Jaime, I'm Portuguese and a fierce supporter/associate of Sport Lisboa e Benfica. I'm one in an estimated number of 14 million supporters around the world and about 230 thousand (and growing) associates, which is a world record. I'm also a member of an online community of about 300 Benfica-related blogs, fed by hundreds of people with news, opinions, articles, comments, etc., and with an audience of many thousands. I'm sure that you are aware of the greatness of my Club, one of the greatest in all football history.

Over the past few days, your name has become a reference in anti-corruption among this online community, and I'm sure this is not the first e-mail you receive from a Benfica supporter. In fact, I'm positive that when you read "Benfica" in the beginning of the mail you immediately knew what was coming.

Yes, I want to alert you to the CORRUPT SYSTEM that is still installed in Portuguese football. A system with well-identified faces and names, being Jorge Nuno Pinto da Costa, president of F.C. Porto, the most well known. Can you imagine that he was convicted for passive-corruption (I really don't know the English legal term) by the governing organs overseeing football justice and sentenced to 2 years without being able to officially represent the club for which he is president, having the club lost 6 points in an ended championship which they won?!?!?!?
By the way... he was found not guilty in civil justice, because the use of the tappings was considered illegal. One has to really listen to them, but I can assure you that the content was totally revealing (I'll try to send you a link with subtitles).
This is just a tip of an iceberg that involves football, justice and politics. Unfortunately, we believe that this CORRUPT SYSTEM is alive and kicking, and that they've only gone more underground and found different ways of exercising their influences and corrupt schemes.
There are lots of information in the web, and I'll be more than happy to help you in some research you might wanna do.

In the meanwhile, here's a link which can give you an overview of what you can expect to find...


Please don't hesitate to contact me if you need more information, for I'll be more than glad to help you.

Thank you very much for your time.


Best regards,

Jaime